Desafio Profissional
Exames: Desafio Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daniellegruenlic • 26/5/2014 • 6.798 Palavras (28 Páginas) • 437 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE MARTE
CURSO TECNOLOGIAS EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
DANIELLE
RA:
DESAFIO PROFISSIONAL DO 2º BIMESTRE
Disciplinas de Direito Empresarial; Tecnologias de Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente
TUTOR EaD ROBERTA MATINC CIRIBELLO CHAVES
SÃO PAULO / SP
2013
SUMÁRIO
Introdução 1
Desenvolvimento 2
Recomendações Finais 11
Referências 12
INTRODUÇÃO
Saneantes são substâncias ou preparações destinadas à higienização, desinfecção ou desinfestação de ambientes e superfícies e ao tratamento de água, incluindo inseticidas, raticidas, desinfetantes e detergentes, que devem ser formuladas com substâncias que não apresentem efeitos comprovadamente mutagênicos, teratogênicos ou carcinogênicos em mamíferos e são classificados de acordo com o grau de risco, a destinação/restrição e finalidade de uso. (BRASIL, 2004).
A indústria de saneantes domissaneantes ou produtos de limpeza, é uma das indústrias químicas mais importantes para o desenvolvimento da civilização humana. Desde a descoberta do sabão, há mais de 2000 anos, esse produto foi sendo aprimorado com o passar dos séculos. Os sabões, que até 1940 dominavam o mercado e eram produzidos a partir da reação de uma gordura (vegetal ou animal) com álcali, foram substituídos por tensontivos sintéticos derivados do petróleo, os detergentes. A partir dessa época, essa indústria se desenvolveu cada vez mais. Hoje as gôndolas de supermercados estão cheias de produtos de limpeza, cada um com uma função especifica para cada tipo de sujeira, material ou superfície.(MARTINS, 2009).
A vigilância é realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Sendo constituída por um dos campos de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), entendida por um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos para a saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde. (XELEGATI, ROBAZZI, MARZIALE, 2006 apud SANTOS et al, 2011).
Portanto esse trabalho visa refletir sobre a implantação de um modelo organizacional de uma empresa de produção de materiais de limpeza para melhoria do seu processo de desempenho e qualidade e diminuição dos riscos ambientais, de acidentes de trabalho e dos agravos à saúde.
O desenvolvimento desse desafio justifica-se pela necessidade de desenvolver competências e habilidades na área do Direito Comercial e Empresarial, aplicação de conceitos interdisciplinares nas áreas de Responsabilidade Social e Meio Ambiente, na aplicação de tecnologias de gestão nas indústrias de saneantes através de uma análise crítica frente à constituição empresarial, às questões éticas e legais de funcionamento empresarial, contribuindo com a fundamentação teórica dos desafios de gestão na contemporaneidade. Visa ainda desenvolver um modelo estratégico para regulamentar o funcionamento da indústria estudada para atender as exigências legais vigentes no País, primando por uma gestão organizacional competitiva e de qualidade, envolvendo todos os colaboradores através do uso das tecnologias de gestão mais apropriada a indústria em questão.
1
1. Mapeamento da formação do estabelecimento
Indústria de material de limpeza, de Razão Social limpeza Visa Clean, de nome Fantasia Visa Clean, de porte médio, atualmente a empresa funciona de forma informal, constituída por 2 sócios e 15 funcionários.
A indústria de material de limpeza Visa clean, tem por atividade a fabricação de produtos de limpeza de uso doméstico, tais como, detergentes ,sabão em pó e desinfetantes.
1.1 Relatório
Atualmente a indústria Visa Clean,que funciona de forma informal,ou seja no momento não está de acordo com a legislação brasileira,agindo de forma clandestina,sem nenhum tipo de registro e autorização.
A Indústria Visa Clean, não tem autorização do Ministério da Saúde, tanto para o registro da empresa quanto dos produtos fabricados, esta autorização é obtida na Vigilância Sanitária.
Com a fabricação de produtos de limpeza de forma irregular, a Visa Clean opera em desacordo com a Lei Federal de número 6360/76, da Secretaria da Vigilância Sanitária do ministério da Saúde, as irregularidades constituem ofensa ao direito do consumidor, podendo sofrer apreensão dos produtos comercializados, sem registro ou notificação da Anvisa .
Os descumprimentos das obrigações ,constituem crime de acordo com o Código Penal, podendo sofrer cobrança de multas e até reclusão.
O ambiente de trabalho não é adequado nem favorável aos funcionários.
2. Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais
Os funcionários trabalham em um local impróprio, sem condições de higiene, e sem nenhum tipo de proteção individual, não utilizam uniformes , nem luvas e máscaras para proteção.
Os funcionários se alimentam no próprio local onde fabricam os produtos de limpeza, sem mesmo higienizar as mãos.
...