Desafio Profissional
Ensaios: Desafio Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gueraldt • 24/9/2014 • 1.943 Palavras (8 Páginas) • 438 Visualizações
Anhanguera Educacional S.A
Faculdade Anhanguera de Indaiatuba
Cursos Processos Gerenciais/ Logística/ Marketing
Disciplinas:
Técnicas de negociação
Comportamento organizacional
Paulo Henrique Gueraldt - RA8744130966
Desafio Profissional
Indaiatuba, 22 de abril de 2014.
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO p.3
2_____________________________ p.
3- ____________________________ p.
4 _____________________________ p.
5- CONCLUSÃO p.
6- BIBLIOGRAFIA p.
7- ANEXOS p.
OBS. – para os itens 2, 3 e 4 :
• Quando se tratar de um trabalho que contenha capítulos, ou seções, ou dividido em partes.
• A numeração depende das partes como se organiza o trabalho.
1- INTRODUÇÃO
Planejar e apresentar uma proposta de negociação sistêmica conforme conhecimentos adquiridos em sala de aula, levando em consideração tanto o comportamento da organização perante as possíveis situações de dificuldades e conflitos encontrados no ambiente externo e interno, quanto o comportamento dos moradores do bairro frente às mudanças que estarão sendo propostas.
2- MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES
Disputa entre a gravadora Som Livre e a Associação de bairro do Jd. Genebra, onde se pretende instalar uma nova unidade fabril.
A associação de moradores é representada pelo Sr. Carlos Henrique, Administrador, que entrou com uma petição publica na Prefeitura Municipal contra a instalação da gravadora, alegando que a mesma irá perturbar a ordem publica, ocasionando transtornos aos moradores, tais como barulho, trafego intenso de veículos e problemas com a segurança da população do bairro que são em sua maioria pessoas da 3º idade.
A gravadora Som Livre é representada pelo Sr. Jorge Andrade, Estrategista de negócios, que foi nomeado para apresentar a Associação de moradores as propostas de melhorias que o empreendimento trará a população local, com o objetivo de obter a liberação da obra com benefícios para ambas as partes.
Obs: Falta determinar qual é o perfil de cada um deles. Na descrição vocês pegaram as mesmas informações que já aparecem no trabalho. Qual é o perfil de cada um deles? Restritivo, Ardiloso, amigável ou Conforntador
3 – MAPEAMENTOS DAS HABILIDADES
Carl Gustav Jung foi um dos autores que mais estudou a personalidade humana interessado e preocupado com as relações do homem com o mundo externo e com a comunicação entre pessoas.
Em 1921 Jung trouxe uma contribuição fundamental para o entendimento da tipologia humana.
Na concepção de Jung:
“Tipo é uma disposição geral que se observa nos indivíduos, caracterizando-os quanto a interesses, referências e habilidades. Por disposição deve-se entender o estado da psique preparada para agir ou reagir numa determinada situação” Jung (1967:551)
Texto justificado á direita!!
Com base nesse mapeamento de Jung podemos dizer que o Sr. Carlos Henrique apresenta como perfil principal o modelo restritivo, podendo migrar para o modelo ardiloso que é seu perfil secundário.
Para o perfil restritivo ele pode usar as algumas táticas como rebaixar o oponente, ou a tática do choque que é quando a pessoa tenta desviar o pensamento do oponente para a questão tratada.
Para o perfil ardiloso ele pode usar o método de falsa retirada, agindo como estivesse cedendo para ganhar a confiança do oponente e apresentar informações seletivas, para desviar o foco do assunto tratado.
Segundo o mapeamento de Jung podemos dizer que o Sr. Jorge Andrade apresenta como perfil principal o modelo confrontador.
Ele pode se utilizar da tática dos limites reais, definindo limites para ambas as partes e obstruindo itens desnecessários a negociação.
Nesta parte vocês narraram novamente o perfil de cada um e não comentaram nada sobre as habilidades. Segundo o modelo de Jung, existem três características que são habilidades dos negociadores que são: Competência, Habilidade e Atitude. Use estes três pontos para analisar as habilidades de cada um deles.
4 – ANÁLISE E PLANEJAMENTO
Após a divulgação da instalação da nova unidade da gravadora no bairro do Jd. Genebra, houve uma manifestação popular por meio de uma petição junto a prefeitura municipal da cidade visando impedir a instalação da gravadora no bairro.
A prefeitura entrou em contato com a gravadora a fim de intermediar um encontro entre a Associação de moradores e o Sr, Jorge Andrade para chegarem a um consenso sobre o assunto.
Foi estipulado que haveriam duas reuniões, onde ambas as partes levariam suas propostas para resolver o impasse.
Sabendo que o Sr. Carlos Henrique representante da associação de moradores tem um perfil de negociador restritivo, podemos esperar grandes dificuldades nas negociações, visto que ele tem idéia fixa que o bairro não precisa de progresso vindo com a instalação da unidade da gravadora
O Sr. Carlos Henrique representa um publico conservador, visto que em sua maioria são pessoas da 3º idade, devemos portanto, ter muita paciência e bons argumentos para que consigamos resolver este impasse com benefícios para ambos os lados.
Para estarmos em um campo neutro as reuniões serão realizadas em uma sala na prefeitura municipal com
...