Desafio Profissional
Artigo: Desafio Profissional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: priscila_sm • 13/10/2014 • 1.832 Palavras (8 Páginas) • 308 Visualizações
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é desenvolver um modelo de estrutura, capacitação e/ou desenvolvimento de competências gerenciais (nível operacional, médio estratégico) para a empresa fictícia chamada HIPERMERCADO HOTERDAN.
Com base nas pesquisas realizadas sobre: princípios básicos de administração, tipos de organização, teorias de motivação, papel atual da administração em seus vários níveis hierárquicos, divisão do trabalho, especialização, hierarquia e amplitude administrativa que serão abordadas nas questões fundamentais deste trabalho.
DESENVOLVIMENTO
O hipermercado HOTERDAN é uma empresa de nível regional que deseja expandir a nível estadual, porém alguns ajustes e mudanças precisam ser realizados, principalmente no que diz respeitos a melhoraria das operações.
Após receber o relatório contendo alguns levantamentos e analises da empresa, o primeiro passo a ser tomado foi: detectar os principais problemas. Tudo aquilo que tem sido feito e tem gerado resultado, será mantido, porém o que há de errado precisa ser mudado. Segundo as informações do relatório, podemos verificar quais são os problemas ocorridos na empresa.
Segue abaixo a lista contendo o levantamento de problemas detectados e em seguida a lista das soluções para cada um dos problemas respectivamente enumerados.
Levantamento de Problemas Detectados:
(1) Custos fora do controle;
(2) Queda do lucro em 4 trimestres consecutivos;
(3) Problemas de hierarquia, tais como como diretores e gerentes nas áreas operacionais,
sobrando pouco tempo para exercer de fato a sua função.
(4) Funções gerenciais, como planejamento, organização e controle não recebem a devida atenção, sendo que as mesmas, quando bem feitas são extremamente importantes para o bom desempenho da empresa.
(5) Necessidade de um influxo de pessoas externas que se atentem mais as questões gerenciais do que as questões técnicas.
(6) Falta de profissionalização de alguns funcionários.
(7) Empresa não possui organograma definido.
Soluções para os problemas mencionados anteriormente:
(1) Reduzir custos através de demissões de cargos aparentemente desnecessários. Redução de sua estrutura de custos. O acompanhamento e controle dos custos de um projeto são tão importantes quanto o seu planejamento adequado, já que apenas realizar um bom planejamento não é suficiente. É necessário o controle frequente e minucioso dos custos de um projeto, a fim de respeitar as premissas previstas no orçamento e evitar variações que possam afetar a continuidade do projeto.
(2) Deve-se verificar o motivo desta queda nos lucros, já que a vendas foram aparentemente boas.
(3) Gerentes e diretores devem se preocupar em assumir em maior tempo suas respectivas funções, tais como:
Funções do gerente:
Saber ouvir e entender as necessidades e sugestões dos clientes. Para manter um bom relacionamento com os consumidores, a dica é passar o maior tempo possível percorrendo os corredores. Assim, o gerente fica mais perto do público, o que facilita conhecer seu perfil.
Outra função é criar diferentes pontos extras e cuidar da decoração do supermercado (não apenas nas datas sazonais), pois isso também contribui para um bom visual.
É preciso ficar atento aos preços da vizinhança e fazer o possível para manter uma boa relação e, consequentemente, boa negociação com seus fornecedores. Assim, você garante produtos com preços mais baixos nas gôndolas, entregas no prazo e estoques adequados.
Funções do Diretor:
Conduzir a elaboração e execução dos planos estratégicos e operacionais, em todas as áreas da empresa, visando a assegurar o seu desenvolvimento, crescimento e continuidade.
Definir as políticas e objetivos específicos de cada área, coordenando a execução dos respectivos planos de ação, facilitando e integrando o trabalho das equipes, visando a otimizar os esforços para a consecução dos objetivos da empresa.
Identificar oportunidades, avaliar a viabilidade e fazer recomendações sobre novos investimentos ou desenvolvimento de novos negócios.
Manter contatos com a direção das empresas clientes para identificar oportunidades de ampliação ou melhoria nos produtos / serviços prestados ou solução de eventuais problemas contratuais ou operacionais, visando a manter a satisfação do cliente e projetar uma imagem positiva da empresa no mercado.
Conduzir os processos de mudanças na cultura da organização, visando conquistar o engajamento de todos os seus integrantes e garantir a consolidação de uma cultura organizacional orientada para a contínua busca da qualidade e de altos padrões de desempenho individual e coletivo.
Coordenar as negociações para aquisições, fusões, associações, etc. com outras empresas, visando ao crescimento e consolidação dos negócios.
Manter contatos com a direção de outras empresas, entidades de classe e órgãos governamentais, visando a harmonizar esforços que se traduzam em benefícios para os clientes, o mercado e a comunidade em geral.
(4) Os gerentes devem cumprir o seu papel, como foi descrito no item anterior. E principalmente focar nestas áreas: planejamento, organização e controle, que serão descritas abaixo:
Planejamento: Planejar é definir os objetivos, decidir como alcançar os planos, programar as atividades, alcançar as metas, algumas empresas ainda adotam o método arcaico de administração as escuras e não planejam, desta forma não se preparam para possíveis situações desagradáveis e acabam por terem insucesso em seus objetivos, O planejamento pode ser divido em: Estratégico, operacional e tático.
PLANEJAMENTO CONTEÚDO EXTENSÃO AMPLITUDE
Estratégico Genérico, Sintético, Abrangente Longo Prazo Macroorientado, aborda a empresa na totalidade
Tático Menos Genérico e mais detalhado Médio Prazo Aborda cada unidade da empresa em separado
Operacional Detalhado Específico e analítico Curto Prazo Orientado apenas para cada tarefa da operação
Organização:
...