Desafio Profissional
Trabalho Universitário: Desafio Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: willian2013 • 23/10/2014 • 5.298 Palavras (22 Páginas) • 615 Visualizações
INTRODUÇÃO
Neste desafio profissional iremos falar da empresa que fabrica o refrigerante Holtz que foi fundada em 1980 no brasileiro. Faremos levantamento e a análise da situação atual da organização, a fim de identificar e preconizar ferramentas gerenciais comumente utilizadas, com isso elaborar um Plano de Comunicação com o Mercado. A empresa visa aumentas sua área geográfica e abrir uma nova sede no estado de São Paulo, mas para isso a empresa precisa identificar os possíveis efeitos que possam prejudicar ou facilitar a abertura dessa nova filial. Para que a abertura da empresa holtz em são Paulo seja bem sucedida faremos alguns questionamentos que possam trazer embase para uma tomada de decisão mais precisa e confiável, para isso faremos pesquisas de mercado, faremos também pesquisar sobre a área geográfica onde será construída a nova sede, faremos pesquisa de mercado, conversaremos com o público alvo para se obter informações mais aprofundadas e também faremos pesquisas que possam beneficiar o crescimento da empresa nessa área Analisaremos os meios de comunicação que proporcionem uma divulgação mais expressiva assim como a contratação de pessoas que queiram trabalhar com a empresa, porém pessoas que tenham a marca da empresa como objetivo principal. Faremos analises que tragam embasamento na tomada de decisões da empresa, ou seja, antes de qualquer tomada de decisão terá uma diretriz que será seguida e essa diretriz será formulada com base na coleta de dados que fizemos nas pesquisas.
1. PASSO 01
Os setores de bebidas vêm crescendo significativamente no mundo, e dentre elas, bebidas como refrigerante que se tornou conhecidas no Brasil. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde do Brasil, o número de pessoas que está passando a consumir refrigerantes regularmente está aumentando. No ano de 2008, a porcentagem de brasileiros era de 24,6%. A pesquisa realizada no final do ano de 2009 mostrou um aumento para 27,9%. Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR) mostra que o consumo de refrigerantes no Brasil aumentou. No ano de 2008, o volume total foi de 14.148.363 milhões de litros e no ano de 2009, passou para 14.339.322 milhões de litros, um aumento de 1,35%.15.
1.1. Elabore um relatório com informações sobre a região sudeste (Estado de São Paulo) para contribuir na tomada de decisão (Plano de Comunicação do Refrigerante Holtz – 2015). No estado de São Paulo o consumo de bebidas alcoólicas e não-alcoólicas tem crescido nos últimos anos. O clima quente impulsiona as vendas nos estabelecimentos e isso traz grandes expectativas para os comerciantes. Claro que isso se da por ocasião das altas temperaturas que ocorre no estado. Porém encontramos alguns outros fatores que não contribuí para o aumento do consumo de refrigerantes no estado. Percebe-se um exemplo disso no recente movimento de aumento de renda da população e a ocupação das pessoas no mercado de trabalho impulsionam a procura por bebidas saudáveis e práticas, isso desfavorece o mercado do refrigerante e as bebidas concentradas e em pó, ou seja, os refrigerantes praticamente estão sendo trocadas pelos sucos prontos, chás e líquidos contendo substâncias consideradas boas para a pele e corpo, como o colágeno. Isso se da pela busca por uma vida mais saudável, com a prática de exercícios físicos, vem abrindo espaço para os sucos em néctares e isotônicos. Nesse caso, o que se observa é um crescimento dos lançamentos de produtos unidos à cosmética deixando de lado produtos industriais como o refrigerante. Percebe-se, com isso que a busca por itens que remetam à praticidade e conveniência são motivadas, principalmente, pelo ritmo de vida nos centros urbanos e pelas mudanças verificadas na estrutura tradicional das famílias, fatores que estimulam a demanda por produtos que permitem a economia de tempo e esforço dos consumidores.
1.2. Após ter feito o relatório solicitado no item 1, você deverá apresentar:
Análise de Swot – pontos fracos, fortes, oportunidades e ameaças – encontrados na região (pode ser apresentada através de tabela). Podemos observar que a oportunidade de marketing da empresa é uma área de importante ação mercadológica em que a mesma desfruta de uma vantagem diferencial. A chave da oportunidade de marketing da empresa repousa sobre a questão de se ela pode fazer mais por essa oportunidade ambiental que os seus concorrentes. Toda oportunidade ambiental tem alguns requisitos para o sucesso e devemos analisar quais são as decisões que deverão ser tomadas, porém antes de tudo precisamos analisar os possíveis fatores que venham contribuir ou que possam prejudicar o crescimento e o desenvolvimento da empresa. Para analisar esses fatores utilizaremos a Análise SWOT – que representa, em inglês, as iniciais das palavras Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças) – é uma conhecida ferramenta de gestão que tem sido muito utilizada por empresas privadas em todo o mundo como parte do processo de planejamento estratégico dos negócios. Abaixo mostraremos uma tabela constando o analise swot de maneira mais detalhada.
FORÇAS FRAQUEZAS
Boa imagem. Falta de formação dos funcionários
Qualidade do produto. Possíveis custos altos.
Baixo custo. Altos custos para novos investimentos.
Parcerias. Possíveis falhas na nova administração.
Distribuição. Falta de mão de obra qualificada.
Liderança do mercado.
Competência.
Tecnologia própria.
AMEAÇAS OPORTUNIDADES
Mudanças demográficas. Pais com alto índice de crescimento econômico.
Empresas rivais podem adotar novas estratégias. Turismo.
Aumento da regulamentação. Economia estabilizada.
Quebra de acordos econômicos. Maior poder de compra.
Rápido crescimento econômico.
...