Desafio Profissional
Dissertações: Desafio Profissional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: felipppeg • 10/11/2014 • 2.871 Palavras (12 Páginas) • 457 Visualizações
Sugerimos a elaboração deste projeto com o objetivo de mostrar a viabilidade, assim como a importância, da implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) dentro de uma empresa, independente de seu ramo de negócio e de seu porte, e, ainda, propor melhorias nas práticas de gestão empregadas pela empresa escolhida, no caso, a AUTOMAIS – Veículos, Transportes e Turismo Ltda., uma empresa de serviços automotivos e turismo, que tem sede na cidade de Taguatinga, Distrito Federal.
Para tanto, foram realizadas pesquisas descritivas para garantir o êxito de sua implantação, tendo em vista a importância que o tema Gestão Ambiental tem alcançado dentro da sociedade e das organizações empresariais.
Além disso, foram levantadas, também, as práticas existentes de potencial perigoso ao meio ambiente, com a finalidade de contra por aos benefícios trazidos com a implantação de um SGA e a consequente adequação da empresa à norma ISO 14001, visando a diminuição dos impactos causados ao meio ambiente (biótico, abiótico e antrópico), por aquelas práticas, decorrentes da exploração da atividade empresarial.
Por fim, além de mostrarmos os benefícios e enfatizar a importância dos SGA’s, garantindo sua implantação, constatamos, felizes, que a preocupação com o meio ambiente está cada vez mais evidente nas organizações empresariais e, em razão, disso há uma maior adesão por parte das empresas a mecanismos que diminuem os impactos causados ao meio ambiente, tendo como instrumento as implantações dos SGA’s, apesar de identificarmos, também, resistências pontuais a mudanças, por parte de empregados, com pouco comprometimento destes, além de escassez de recursos financeiros e qualificação de envolvidos.
.
I. Introdução
A partir de diversos fatos que ocorreram, em diversas partes do mundo, como o acidente nuclear de Chernobyl, na União Soviética e o do ferro velho, em Goiânia, causando danos ao meio ambiente e mobilizando a sociedade quanto a questões voltadas a preocupações ecológicas, o que levou a uma posição de destaque na agenda dos líderes das organizações, primordialmente em função das crescentes pressões exercidas por vários segmentos da sociedade, vimos hoje várias organizações empresariais implantarem sistemas de gerenciamento ambiental com o propósito de melhorarem a imagem e a competitividade no mercado. Outro fator relaciona-se com o crescente rigor da legislação ambiental, cidadãos e investidores ambientalmente mais conscientes, consumidores mais exigentes e a concorrência. (DONAIRE, 1995).
Neste PROINTER II – Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II (PROINTER II_2014/2), demonstraremos a viabilidade de implantação de um projeto experimental para a Implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), com base no uso de técnicas e metodologias aprendidas no curso de Tecnologia em logística, por meio das disciplinas norteadoras: Direito Empresarial, Responsabilidade Social e Meio Ambiente e Tecnologias de Gestão. Para este propósito, escolhemos a empresa AUTOMAIS – Veículos, Transportes e Turismo Ltda., CNPJ/MF nº. 02.661.163/0001-40, com sede na cidade de Taguatinga, Distrito Federal, e que atua como locadora de veículos, serviços automotivos e turismo.
No desenvolvimento do trabalho percebemos que, como produto de mudanças comportamentais da própria sociedade em relação à preocupação com questões relacionadas ao meio ambiente, como já falado acima, as empresas têm incorporado às suas ações práticas de gestão ambiental.
Dentre tais iniciativas encontra-se a reciclagem de materiais como alternativa para que as empresas alcancem, simultaneamente, a minimização de impactos ambientais e, consequentemente, a preservação do meio ambiente e a redução de custos e desperdícios, de forma a conciliar ações com potencial de benefícios à imagem institucional com aquelas que lhe conferem maior competitividade no mercado.
Este projeto tem como objetivo principal levantar indícios de que um Sistema de Gestão Ambiental, com suas práticas de preservação do meio ambiente, pode contribuir para tornar a empresa mais competitiva. Neste contexto, optamos por estudar o caso da AUTOMAIS, que atua no segmente automotivo, a fim de estabelecer uma rotina para o descarte correto de materiais que causam danos ao meio ambiente, como óleos, graxas, pneus velhos, cartuchos de tinta, dentre outros, além de rotinas de uso racional dos recursos disponíveis, como papel, energia elétrica, água, dentre outros.
Este trabalho apresenta uma descrição do processo de implantação de SGA e a percepção dos gestores e colaboradores para tratar da relação competitividade – meio ambiente.
Acreditamos na proposta do Projeto por entendermos que este é o caminho a ser percorrido por organizações empresariais que buscam o sucesso, ou pretendem se manter nele, preservando a boa imagem da empresa.
II. Levantamento de Campo / Situação Pesquisada / Consolidação
Breve Histórico
A empresa AUTOMAIS – Veículos, Transportes e Turismo Ltda. iniciou suas operações em 2010, tendo como embrião um lava a jato (estabelecimento para se lavar carros utilizando um objeto que provoca a saída impetuosa de água). Em razão dos poucos recursos, a empresa iniciou suas operações apenas com lavagem de carros progredindo para centro automotivo, com vários serviços de reparação e manutenção automotiva, até que, no final de 2011, a empresa promoveu uma alteração contratual, incluindo em seu objeto a locação de veículos e serviços turísticos. Em razão desse alcance, imaginado desde a concepção da empresa, foi que o proprietário escolheu o nome AUTOMAIS, uma alusão ao alcance que se pretendia, com a prestação de serviços nesse segmento. Foi assim que o senhor Willen Thiago Campos de Jesus, sócio fundador da empresa, justificou a escolha do nome. Jovem, apaixonado por automóvel e estudante de mecatrônica da UnB à época, o jovem resolveu iniciar o empreendimento por incentivo de amigos e familiares. Colocou como sócia sua mãe, Nilva Paula Campos de Jesus, apenas para constar no contrato social, pois todo o negócio seria gerido por ele.
A empresa conta hoje com nove funcionários, funcionando em um galpão de290 m2, onde tem dois escritórios, sala de espera, além de banheiros, cozinha e um almoxarifado.
II. Pontos Fortes e Fracos da Organização
A decisão de expandir os negócios para locação de veículos se deu
...