Desafio Profissional
Exames: Desafio Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: evinho1987 • 25/3/2015 • 2.412 Palavras (10 Páginas) • 257 Visualizações
Jundiaí, 25 de Março de 2015
SUMÁRIO
1- Introdução
2- Modelo de Excelência de Gestão
3- Impactos Ambientais que podem ser causados pela atividade da Organização
4- Cuidados Jurídicos para Contratação de Empresas Terceiras
4.1- Cuidados na Terceirização de Atividades
4.2- Retenções
4.3- Legalidade
4.4- Terceirização Ílícita e Ilegal – Vínculo trabalhista e co-responsabilidade trabalhista
4.5- Como Evitar Riscos na Terceirização
5- Sugestões Estratégicas e Melhorias
6-Considerações Finais
7-Referência Bibliográfica
1. Introdução
Em 1992 deu-se a criação da empresa RER - Caldeiraria por Ronaldo, Eder e Roberto Gonçalves. Em 2001, deu-se a criação da empresa MHI – Estruturas Metálicas por Antonio José Murrer e Fernando Torquato, sendo que em 2005 deu-se a fusão de ambas as empresas e a criação da INOXBEL, tendo sua sede em Jundiaí
(São Paulo/SP).
Com o passar do tempo, o grupo INOXEL expandiu suas atividades em vários estados do Brasil e hoje conta com 06 plantas industriais no país. O Grupo conta com uma ampla gama de clientes, dentre eles: Petrobrás, General Motors, Volkswagen, Fiat Auto, Mercedes Benz, Toyota, Ford Motors, e outros.
Os princípios básicos do grupo estão alicerçados na qualidade, no atendimento diferenciado, no aprimoramento constante dos serviços e no relacionamento com: clientes, fornecedores e parceiros.
Desde a fusão, os sócios-diretores se preocuparam em aprimorar competências gerenciais, bem como buscar a melhoria de processos e à otimização dos resultados organizacionais, porém, devido à correria do dia a dia, as boas ideias foram ficando para o segundo plano. Mesmo assim, o grupo cresceu de maneira sustentada em uma gestão familiar, com o apoio técnico de seus sócios-diretores.
A INOXEL é uma caldeiraria industrial que nesses quase 10 anos de atuação no mercado, atende a demanda de diversos setores da economia nacional, produtos e equipamentos de porte, como: chaminés, silos, moegas, ciclones, comportas, filtros manga, tanques estacionários, estruturas metálicas etc. Tem o seu destaque em produtos e serviços, tais como:
- Caldeiraria industrial.
- Estruturas metálicas.
- Vasos de pressão e Tanques estacionários.
- Silos, Chaminés e Ciclones.
- Filtros manga.
- Plataformas e Escadas.
- Tubos, Dutos, Curvas e Bifurcações.
- Grades, Stop-log e Comportas.
- Montagens industriais.
- Produtos e equipamentos sob projeto.
- Lavadores Industriais.
- Lavadores de Gases.
- Equipamentos para empresas automobilísticas.
- Lavadores.
- Túneis.
- Tanques.
Na caldeiraria industrial existem duas modalidades: caldeiraria leve e caldeiraria pesada. Ambas agrupam funções como reformas em geral, manutenção preventiva e corretiva, soldas, desenvolvimento de projetos, serviços de calandragem, dentre outros. Os materiais comumente utilizados nas caldeirarias industriais são: aço inoxidável, aço carbono, alumínio e chapas galvanizadas.
O Grupo não possui nenhum sistema de gestão de qualidade, mas nos últimos tempos os grandes clientes estão sugerindo que a empresa busque certificações (tais como a ISO1) para que continue como fornecedor. Até o momento a INOXEL acreditou que tendo os melhores profissionais do mercado na área seria o suficiente para desenvolver excelentes projetos e manter sua clientela satisfeita, mas a cobrança tem sido constante.
A estrutura organizacional prevalente na INOXEL caracteriza-se por uma organização vertical, com quatro níveis na hierarquia. O conceito enraizado na organização é que o “controle” é a melhor e única ferramenta de gestão que funciona.
A INOXEL se preocupa com a qualidade de vida de seu colaborador, oferecendo alguns benefícios, tais como: Assistência Médica; Vale Transporte; Cesta Básica;
Seguro de vida em grupo / Auxílio Funeral; Convênio Farmácia e Convênio Ótico.
Procurando resolver os problemas de gestão e melhoria dos processos a fim de otimização dos resultados, o grupo contratou sua empresa de consultoria (Gestão
Empresarial; Gestão da Produtividade e Qualidade e Assessoria Ambiental).
2. MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO
Sabemos que é preciso investir cada vez mais na melhoria da qualidade de gestão e que é essencialpara a sobrevivência da empresa no mercado. Para atender duas demandas e necessidades a empresapassará a investir mais na melhoria de seus processos, na qualidade no atendimento ao cliente, no relacionamento coma sociedade e na gestão de pessoas, dentre outros aspectos.
Os Fundamentos da Excelência expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e traduzem-se em processos gerenciais ou fatores de desempenho que são encontrados em organizações classe mundial, ou seja, aquelas que buscam, constantemente, aperfeiçoar-se e adaptar-se às mudanças globais.
São eles: pensamento sistêmico; atuação em rede; aprendizado organizacional; inovação; agilidade; liderança transformadora; olhar para o futuro; conhecimento sobre clientes e mercados; responsabilidade social; valorização das pessoas e da cultura; decisões fundamentadas; orientação por processos; geração de valor.
Os Critérios de Excelência garantem à organização uma melhor compreensão de seu sistema gerencial, além de proporcionar uma visão sistêmica da gestão, do mercado e do cenário local ou global
...