Desenvolver o Acetato de Butila (C6H12O2) por Meio de Esterificação
Por: Amanda Galdino • 13/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.516 Palavras (7 Páginas) • 656 Visualizações
FACULDADE SÃO BERNARDO DO CAMPO
ENGENHARIA QUÍMICA
ACETATO DE BUTILA C6H1202
Amanda Galdino de Souza 033186
Amanda Bezerra da Silva 033558
Mariane Nascimento 029684
Sabrina Galdino Ueno 032870
Thamires Sena 032021
Prof. Isabel Pereira
SÃO BERNARDO DO CAMPO
‘
2016
1-OBJETIVO
Desenvolver o Acetato de butila (C6H12O2) por meio de esterificação, a qual pode ser utilizada como solvente para tintas, adesivos, produção de laca, couro artificial, películas fotográficas, plásticos, entre outros.
2-INTRODUÇÃO
Acetato de Butila é um líquido aquoso, límpido, incolor e tem um odor de fruta, como banana ou maçã. Está na família química dos ésteres acéticos e sua fórmula molecular é C6H12O2, utilizado como solvente polar. Obtido por esterificação do Ácido Acético com o NButanol. Possui um médio Ponto de Ebulição 126 ºC, Ponto de Fulgor 21,5 ºC e Temperatura de Auto-ignição de 404,8 ºC. Fórmula Química: C6H12O2. Peso Molecular: 112. Nome Químico: Etanoato de Butila. Nº do CAS: 123-86-4.
O Acetato de Butila é indicado como solvente em thinners, lacas, tintas e vernizes. Pode ser utilizado como solvente ativo em resinas alquídicas curtas em óleo, nitrocelulósicas, etilcelulósicas,acetato-butiratos de celulose, breu esterificado, óleos secativos, fenólicos modificados, uréia-formaldeído, epóxi, poliuretano, acrilatos e metacrilatos. Geralmente associado ao Acetato de Etila e ao N-Butanol, produz fórmulas que satisfazem as exigências de secagem, fluidez, nivelamento do filme e resistência ao “blush”. O Acetato de Butila quando utilizado em adesivos à base de acetato de vinila e borracha clorada, permite fórmulas com altos teores de sólidos. Utilizado também em perfumes, cosméticos e em extrações na indústria farmacêutica.
3-MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
3.1– Materiais e Reagentes:
· Álcool n-butilico (Cinética)
· Ácido Acético (Neon)
· Ácido Sulfúrico (Mouerna)
· Éster
· Bicabornato de Sódio
· Sulfato de Sódio
· Funil de Separação
· Manta Térmica (Quimis)
· Béquer (Uniglass)
· Condensador
· Suporte universal
· Garra de ferro para suporte
· Balão de destilação
· Funil analítico
· Perolas de vidro
· Papel seco
· Proveta
· Pipeta Graduada
· Pisseta
· Erlenmeyer
· Balão Volumétrico
3.1.1Toxidez dos reagentes
Álcool n-butílico (Cinética)
MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS
Inalação: Remova a vítima para local arejado e mantenha-a em repouso. Monitore a função respiratória. Se a vítima estiver respirando com dificuldade, forneça oxigênio (oxigenoterapia). Se necessário aplique respiração artificial. Procure atenção médica.
Contato com a pele: Remova as roupas e sapatos contaminados. Lave a pele exposta com grande quantidade de água, por pelo menos 15 minutos. Procure atenção médica imediatamente.
Contato com os olhos: Lave com água corrente por pelo menos 15 minutos, mantendo as pálpebras abertas. Retire lentes de contato quando for o caso. Procure atenção médica.
Ingestão: Lave a boca da vítima com água em abundância. NÃO INDUZA O VÔMITO. Procure atenção médica.
Ácido acético
MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS
- Inalação: Remover para local ventilado. Consultar um médico.
Contato com a pele: Lavar abundantemente com água. Limpar com algodão embebido em polietilenoglicol 400. Tirar imediatamente a roupa contaminada.
Contato com os olhos: Enxaguar abundantemente com água, durante pelo menos 15 min. Procurar imediatamente um oftalmologista.
Ingestão: Beber muita água (vários litros), evitar o vomito (perigo de perfuração). Consultar imediatamente um médico. Não tentar neutralizar a substancia tóxica.
Ácido Sulfúrico Concentrado
MEDIDAS DE PRIMEIRO SOCORROS
Inalação: Remova o acidentado para área não contaminada e arejada e administre oxigênio se disponível. Aplique manobras de ressuscitação em caso de parada cardiorespiratória. Encaminhe imediatamente ao hospital mais próximo.
Contato
...