Desidratação com Ácido Sulfúrico Concentrado
Por: Saint-Clair_S_R • 7/4/2025 • Trabalho acadêmico • 1.270 Palavras (6 Páginas) • 12 Visualizações
BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
QUÍMICA GERAL
Desidratação com Ácido Sulfúrico Concentrado
MARABÁ-PARÁ
11/2014
SUMÁRIO
1- Introdução......................................................................................................2
2- Objetivo..........................................................................................................3
3- Parte experimental.........................................................................................3
4- Resultados e discussão................................................................................4
5- Conclusões....................................................................................................7
7- Referências....................................................................................................8
1. INTRODUÇÃO
Produzido em maior quantidade do que qualquer outra substância, o ácido sulfúrico tem sua utilização em uma gama muito extensa dos ramos da indústria. É um líquido incolor, viscoso e oxidante, pouco volátil, seu ponto de ebulição é 338°C, sua densidade 1,84g/cm3. Possui características peculiares relacionadas à sua concentração, onde no estado diluído assume caráter de ácido forte e no estado concentrado tem alto poder desidratante, sendo este último o objeto deste experimento.
2. OBJETIVO
Observar os resultados das reações de diversos materiais, que são placa de metal, giz, sal, cobre em pó, madeira, pano, papel e açúcar, com o ácido sulfúrico concentrado e conferir, experimentalmente, o aprendizado teórico em sala de aula.
3. PARTE EXPERIMENTAL
1. Equipamento
- Balança de precisão
- Béquer
- Pipeta de 10 ml com pêra
- Placa de petri
- Luvas de borracha
- Óculos de Proteção
- Espátula
- Almofariz e pistilo
2. Materiais e reagentes
- Ácido Sulfúrico Concentrado - 10 ml (H2SO4 a 98 % P.A)
- Açúcar –10 g (C12H22O11)
- Papel – Picotado em pedaços (C6H10O5)
- Pano – Tecido comum de poliéster (C10H8O4)n + algodão (C6H10O5)
- Madeira – Pedaços pequenos
- Sal – 10 g de cloreto de sódio (NaCl)
- Giz – 1 barra aproximadamente 5 g (CaCO3)
- Placa de Metal – Pedaços pequenos de ferro (Fe)
- Mineral – Cobre em pó (Cu)
3. Procedimento experimental e métodos de cálculo
Durante a aula laboratorial do dia 07 de outubro de 2014, às 20h e 30min, deu-se início aos experimentos entre ácido sulfúrico e materiais diversos.
Com uso do almofariz e pistilo, pulverizou-se uma barra de aproximadamente 5,00g de giz, e com o auxílio de uma balança de precisão, pesou-se 2,50g deste giz, 2,50g de sal, 2,50g de açúcar e 2,50g de cobre em pó.
A bancada foi coberta por toalhas de papel e sobre estas, dispostos os materiais orgânicos e os inorgânicos separados em grupos, sendo que cada material localizava-se, individualmente, em uma placa de petri.
Em um béquer foi adicionado 10ml de ácido sulfúrico e deste coletou-se com uma pipeta 1ml que, em seguida, foi gotejado de modo uniforme sobre a placa de metal. Este mesmo procedimento de gotejamento do ácido sulfúrico foi repetido sobre o giz, sobre o sal, sobre o cobre em pó, sobre a madeira, sobre o pano, sobre o papel e sobre o açúcar, consecutivamente.
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
4. Resultados
Observou-se que em contato com o ácido sulfúrico a placa de metal, que já se encontrava oxidada, não esboçou reação visível, o giz apresentou leve escurecimento, o cobre em pó não teve reação notória, o sal fervilhou e liberou quantidade expressiva de gás, a madeira, o papel e o poliéster adquiriram coloração negra, o algodão se tornou uma gel gelatinoso escuro e o açúcar adquiriu, inicialmente, coloração amarelada, após alguns segundos passou para coloração negra. Decorridos 60 segundos, foi adicionado a este ultimo composto, aproximadamente 5ml de ácido sulfúrico além do 1ml inicial, e mais 4ml depois de mais 60 segundos, que passou a fervilhar, com liberação de grande quantidade de gás, derreteu a placa de petri e perfurou a toalha de papel.
5. Discussões
O ácido sulfúrico possui a característica de um poderoso desidratante quando concentrado (concentração molar acima de 90%) e quando diluído (concentração molar abaixo de 90%) assume caráter de ácido
...