Diagnostico Organizacional
Trabalho Escolar: Diagnostico Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edilainesantos • 11/11/2014 • 1.089 Palavras (5 Páginas) • 317 Visualizações
Responsabilidade Social RH – Módulo II –
DUCCI, Larissa Z; OLIVEIRA, Elisete A. Zanpronio. Gestão de Pessoas I – Administração – Módulo V.
RAMPAZZO, Lisneia Aparecida; RICIERI, Marilucia. Psicologia Organizcional e do Trabalho RH – Módulo II.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho irá analisar o estudo de caso do Restaurante Fellini, em face aos procedimentos adotados pela gestão que geram um ambiente amistoso na relação entre seus colaboradores e clientes.
Em face ao sucesso atual da empresa, serão analisados alguns aspectos praticados que favorecem o bom andamento da mesma. Assim como a aplicação de processos do RH resulta em uma gestão dinâmica e inovadora.
2 DESENVOLVIMENTO
O Cenário descrito por título “Restaurante Fellini” retrata a história de um bem sucedido restaurante localizado no Leblon, bairro nobre do Rio de Janeiro. No entanto para chegar ao ponto que se encontra atualmente foi necessária muita luta e perseverança.
Desse modo, em meio às lutas ocorridas no inicio dessa caminhada, são evidenciados fatores estressores que na maioria dos casos se não superados poderiam agravar o quadro e resultar em síndromes como a de Burnout, que é conhecida como a síndrome de perder o folego e a energia. Os agentes estressores são evidenciados no inicio do Restaurante, onde o relato de seu proprietário deixa claro que não foi fácil iniciar um negócio novo em um bairro nobre do Rio, e ainda cercado de concorrentes gigantescos.
No entanto o
proprietário demonstrou possuir resiliência a reconhecer sua posição e mesmo assim não perder o foco de seu negócio, mantendo-se em postura humilde para buscar conhecimento e reaprender a trabalhar, o que o fez realinhar seus negócios à necessidade do local, mudando desde a decoração do ambiente, até o sistema de cobrança de comida, o que o fez ter total êxito em seu novo negócio, que atualmente encontra-se em franca expansão.
Atualmente o restaurante possui ações que promovem a qualidade de vida dos seus clientes internos, os funcionários, disponibilizando a estes o mesmo cardápio oferecido aos clientes, além de contar com a orientação de um profissional de nutrição para que venham ter uma alimentação equilibrada. Também recebem vacinas anuais, remédios gratuitos e um plano de saúde que promove a realização de exames de forma antecipada, prevenindo doenças. Há também um incentivo a pratica regular de esportes, onde a empresa patrocina um time de futebol que é formado pela equipe de funcionários. Também há um incentivo cultural proporcionando meios para a participação em teatros e musicais, além de promover à inclusão digital daqueles que não tem acesso a informática.
Todas essas ações que visam a qualidade de vida dos funcionários tem resultado significativo no bom andamento da empresa, o que pode ser evidenciado no sentimento de parceria e amizade firmado entre funcionários e clientes, conforme se torna evidente no relato onde fica clara a participação de vários clientes no casamento
de um funcionário do restaurante. Além disso, há o sentimento de equipe instaurado em todos do grupo, levando-os a corrigirem-se mutuamente, reduzindo assim desgastes emocionais oriundos de um processo de demissão.
A liderança exercida na empresa atua de forma participativa, dando espaço para que seus colaboradores venham opinar sobre as condições de trabalho, bem como de dar sugestão que pessoas conhecidas ou parentas venham trabalhar no restaurante. A empresa também carrega a filosofia de atendimento diferenciado e personalizado o que acarreta em uma fidelização de sua clientela. Esse modelo de gestão praticado pela empresa tem papel primordial no sucesso da mesma, pois em meio ao cenário de dificuldades relatado inicialmente, se não houvesse uma dinâmica diferenciada na gestão, a empresa certamente estaria destinada ao fracasso.
Conforme Chiavenato (1999), a área de RH envolve os seguintes processos:
1. Provisão: recrutamento e seleção;
2. Aplicação: orientação, modelagem de cargos, avaliação de desempenho;
3. Remuneração: remuneração, programas de incentivos, benefícios;
4. Desenvolvimento: treinamento e desenvolvimento;
5. Manutenção: relações trabalhistas, higiene,
...