PROPOSTAS DE MELHORIAS COM BASE EM DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
Trabalho Universitário: PROPOSTAS DE MELHORIAS COM BASE EM DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nathaliaggrr • 5/6/2013 • 1.152 Palavras (5 Páginas) • 3.025 Visualizações
NATHÁLIA GUIMARÃES GOMES RANGEL
Cam
2013
PROPOSTAS DE MELHORIAS COM BASE EM DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Comunicação, Clima e Cultura Organizacional, Gestão de Pessoas, Ética e Responsabilidade Social, Psicologia Organizacional e do Trabalho.
Orientadores: Professores: Gisleine Fregonese, Mônica Maria Silva, Marco Rossi, Ana Céli Pavão.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
1 INTRODUÇÃO
A empresa selecionada pelo grupo foi a Drogaria Bem Viver, localizada na cidade de São Francisco do Itabapoana. Na Drogaria Bem Viver os cargos são específicos e cada colaborador tem sua função. A empresa é constituída de dez colaboradores: dois exercem a função de caixa, um é responsável pela área de marketing, três são balconistas os quais exercem múltiplas funções como execução de programas relacionados a laboratórios, cadastros de clientes junto aos mesmos e venda de medicamentos perante a receita médica.
A empresa ainda conta com duas farmacêuticas que são responsáveis técnicas executando entre outras atividades aplicação de injetáveis e aferição de pressão arterial. Um gerente e uma colaboradora na área de serviços gerais fecham o quadro.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 RELATAR OS PROBLEMAS IDENTIFICADOS:
Na Drogaria Bem Viver inúmeros são os problemas identificados. Para começar não existe uma estrutura organizacional adequada o que já dificulta todo o resto. A comunicação é ineficaz trazendo com ela uma série de conflitos que seriam facilmente resolvidos ou amenizados caso a mesma fosse aplicada de maneira coerente.
O Gestor é despreparado e carrega um pensamento retrógado. Se julga “capaz” de gerir sozinho, o que inevitavelmente deixa transparecer aos seus colaboradores que os mesmos são dispensáveis a qualquer momento não tendo peso nenhum ao conjunto. Dessa forma os colaboradores não “enxergam” a empresa como uma equipe o que para uma boa estrutura organizacional não é nada positivo.
Os colaboradores por não terem uma boa comunicação dentro da empresa carregam insatisfação o que consequentemente não desperta motivação resultando em tarefas mal realizadas, em falta de empenho e um rendimento abaixo do desejado.
2.2 REALIZAR A ANÁLISE CRÍTICA DE TODOS OS PROBLEMAS IDENTIFICADOS:
Apoiar a organização nas mudanças de estrutura organizacional é também papel do RH, sabemos disto e também da importância de se realizar um bom trabalho nesta definição para que não tenhamos no futuro frutos indesejáveis que darão dor de cabeça e muito trabalho à gestão da empresa e, consequentemente, dos empregados. Uma estrutura organizacional inadequada causa vários problemas dentro da empresa, dentre eles: ambiente desagradável, ineficiência nos afazeres, comunicação com ruídos, desmotivação entre os colaboradores, entre outros.
A empresa que se nega a manter uma boa comunicação interna só dá margens a boatos que comprometem a vida da empresa. Os ruídos, as informações distorcidas certamente percorrerão a empresa podendo trazer problemas tanto na organização, quanto fora dela.
A visão do dirigente é limitada, pois prefere agir reativa ao invés de pró-ativamente. Se o dirigente fosse mais transparente e propiciasse da boa comunicação clara, didática acertam, quando ao contrário erram. É necessário que a imagem que os clientes fazem da organização seja expressa no atendimento e nos produtos que possui. O grande diferencial das empresas é comunicar-se bem, assim apresenta os produtos de forma clara e atende de forma a ganhar novos clientes e também fidelizar clientes antigos.
Quando alguém assume o cargo de liderança, isso não significa
...