Diferença dos Tempos da Linha de Gravação do Secador de Cabelo (Tourmaline)
Por: viniciusgalvao85 • 15/3/2017 • Projeto de pesquisa • 2.476 Palavras (10 Páginas) • 301 Visualizações
Diferença dos Tempos da Linha de Gravação do Secador de Cabelo (Tourmaline).[pic 1]
Aline Ferreira – 225722010
aline_ferreira2012@yahoo.com.br
Anderson Luís – 206462012
guinho_jc1@yahoo.com.br
Cristiano G. da Silva – 988508
cris_gsilva@ig.com.br
Vinícius T. M. Galvão – 232322012
viniciusgalvao85@hotmail.com
Aumentar a produtividade em uma linha de montagem requer o uso de ferramentas adequadas ao tipo do produto a ser melhorado. Para aperfeiçoar a sistema de montagem de componentes da Indústria Marília foram utilizadas metodologias como: DMAIC, Estudos de Layout, Planejamento estratégico, Melhorias no abastecimento da linha, Estudos estatísticos representados graficamente e Análise das Restrições.
Um esquema favorável para a montagem do produto são as Células de Manufatura que nada mais é que o arranjo de pessoas, máquinas e métodos com o objetivo de executar a operação, reduzindo o desperdício.
Atualmente há uma crescente pela busca de filosofias de modelos de produção utilizada em empresas japonesas. Uma técnica aplicada com o objetivo de otimizar o sistema de produção é o Sistema Toyota de Produção conhecido como Lean Manufacturing, onde busca-se eliminar os desperdícios do processo produtivo.
Para evidenciar cada etapa da melhoria aplicada ao processo bem como mensurar os ganhos, o mapeamento de fluxo da linha deve ser documentado apontando as fases criticas, que será comparado com um novo mapeamento da célula, onde será visualizado os ganhos obtidos, a redução dos custos e eliminação dos desperdícios que serviram de entradas para definir o payback (retorno sobre o investimento).
1. Introdução
No contexto empresarial em que vivemos, torna-se impossível aumentar o custo do produto final para o cliente, sendo necessário para a sobrevivência da empresa criar maneiras de otimizar seus recursos e diminuir seus custos internos.
A concorrência não se restringe somente em esfera territorial na qual residem seus negócios. Hoje, o preço estipulado no produto, concorre com o valor oferecido por uma empresa do outro lado do mundo. Isto exige uma estratégia de revisão nos conceitos de qualidade e produtividade, e também como os recursos humanos e financeiros da instituição que estão sendo empregados. A aplicação das metodologias de melhoria continua como lean manufacturing' CEP, ferramentas da qualidade fazem com que a empresa sobreviva num mundo globalizado e competitivo.
2. Metodologia de Análise – DMAIC
Esta ferramenta propõe uma seqüência lógica para resolução de problemas abrangendo as etapas de planejamento, execução e análise dos resultados conforme os passos a seguir:
2.1 Definir
Etapa a qual será definida a equipe de melhoria, o objetivo a ser alcançado e meta a ser atingida.
2.2 Medir
São utilizadas ferramentas para mensurar a situação atual do processo.
2.3 Analisar
Com os dados coletados na etapa de medição é realizada uma análise de possíveis oportunidades de melhoria.
2.4 Implementar
Nesta fase é implemetada a nova metodologia ao processo e os envolvidos são orientados a como proceder com o novo modelo.
2.5 Controlar
É realizada uma verificação periódica no processo de forma que não retroceda a melhoria e padronize suas ações implementadas.
3. Estudo de Layout
Toda empresa espera e necessita de agilidade em seus processos, tendo acesso a todos os recursos necessários à fabricação e movimentação dos produtos e insumos no momento que se precisa, de forma pratica.
3.1 Layout em Célula
O layout celular pode ser considerado como um layout híbrido, uma vez que apresenta características do layout em linha e do layout por processo. As máquinas são dispostas na sequencia do processo produtivo, e somente um processo pode ser realizado por vez. O tempo de ciclo determina a taxa de produção da célula. O layout celular pode ser considerado como um layout híbrido, uma vez que apresenta características do layout em linha e do layout por processo. As máquinas são dispostas na seqüência do processo produtivo, e somente um processo pode ser realizado por vez. O tempo de ciclo determina a taxa de produção da célula.
3.2 Layout em linha
Neste tipo de layout, conhecido também por layout por produto, o maquinário e as estações de trabalho são dispostos na seqüência do processo de montagem, sem caminhos alternativos para o fluxo produtivo. O produto percorre a linha de montagem, onde cada tarefa da operação é realizada.
4. Planejamento Estratégico
Entende-se por Planejamento estratégico a definição de onde a empresa quer estar com a fatia de mercado que deseja conquistar em médio e longo prazo. Os elementos do planejamento são um conjunto de propósitos, objetivos, estratégias, políticas, programas, orçamentos, normas e procedimentos.
Para a sua execução o mesmo é subdividido em planejamento tático e planejamento operacional e a sua implementação a médio e curto prazo respectivamente.
5. Sistema otimizado de abastecimento de Célula
O excesso de movimentação ocasiona boa parte da perca de tempo durante o processo fabril.
Para solucionar este problema é utilizado por grandes empresas sistemas como Kanban, Supermercados, lead-time entre outras. Estas aplicações resultam em abastecer os pontos de forma consistente e econômica somente nas quantidades necessárias no tempo certo e locais definidos ao alcance dos operadores, permitindo que estes se concentrem na agregação de valores viabilizando a produção em fluxo continuo.
6. Estudo Estatístico do Processo
Toda empresa de fluxo Continuo esta sujeita variabilidade em seu Processo. O estudo estatístico de processo fornece informações para um diagnostico mais eficaz na prevenção e detecção de defeitos e problemas nos processos avaliados, e consequentemente, auxilia no aumento da produtividade e resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria prima, insumos, produtos, e outros deméritos que eficiência da produção.
7. Análises das Restrições no Processo.
...