Dimensionamento de vigas
Por: Rebeca Lima • 19/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.245 Palavras (5 Páginas) • 688 Visualizações
FACULDADE DE SAÚDE, CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLÓGICAS DO PIAUÍ-NOVAFAPI
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
1° PERÍODO – 2011.1
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA CIVIL
ILANNA CASTELO BRANCO MESQUITA
SEBASTIANA REBECA FERREIRA LIMA
DIMENSIONAMENTO DE VIGAS
TERESINA
2011
ILANNA CASTELO BRANCO MESQUITA
SEBASTIANA REBECA FERREIRA LIMA
DIMENSIONAMENTO DE VIGAS
Atividade apresentada à Novafapi através da disciplina Práticas Interdisciplinares, do curso de Engenharia Civil – 1° período ativo 2011 – como requisito da avaliação de aprendizagem.
TERESINA
2011
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 4
JUSTIFICATIVA 5
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
Uma viga é um elemento estrutural das edificações. A viga é geralmente usada no sistema laje-viga-pilar para transferir os esforços verticais recebidos da laje para o pilar ou para transmitir uma carga concentrada, caso sirva de apoio a um pilar. Pode ser composta de madeira, ferro ou concreto(português brasileiro) ou betão (português europeu) armado. A viga transfere o peso das lajes e dos demais elementos (paredes, portas, etc.) às colunas.
A parte da engenharia civil que se dedica ao estudo das tensões recebidas pela estrutura e ao seu dimensionamento é a engenharia estrutural.O que liga de maneira direta o dimensionamento de vigas com a análise estrutural.
Na construção de edifícios de concreto, a etapa mais importante na elaboração de projetos é a análise estrutural, que consiste em obter a resposta da estrutura perante as ações que lhe foram aplicadas. Em outras palavras, consiste em calcular os deslocamentos e os esforços solicitantes nos pilares, nas vigas e nas lajes presentes no edifício.
Os resultados obtidos na análise estrutural influenciam diretamente nas etapas posteriores do projeto. Uma análise imprecisa ou extremamente simplificada pode gerar respostas totalmente incondizentes com a realidade, fazendo com o que a estrutura fique mal dimensionada. É extremamente importante que os esforços obtidos durante a análise sejam realistas, pois se não forem adequados, é em vão fazer um dimensionamento refinado.
Após a análise estrutural para que o dimensionamento seja realizado, é necessário que seja levado em conta os efeitos do vento, da temperatura, além de todos os tipos de esforços: força normal, forças cortantes, momento torçor e momentos fletores.
JUSTIFICATIVA
Após a análise estrutural de um edifício, os esforços solicitantes de todas as combinações últimas são transferidas para cada um dos elementos estruturais que compõem a estrutura.
No caso das vigas, o cálculo de esforços geralmente recorre-se a programas de cálculo automático, já que se torna muito complexo realizar esse tipo de cálculo a mão. A maioria dos programas realiza o cálculo de esforços, utilizando o método matricial do cálculo dos deslocamentos através da montagem de uma matriz de rigidez única para toda a estrutura. Neste método calculam-se os deslocamentos e as rotações de todos os nós da estrutura, (cada nó tem seis graus de liberdade: os deslocamentos e rotações sobre os três eixos gerais do espaço, a menos que se opte pela opção de indeformabilidade das lajes horizontais no seu plano) e em função deles obtêm-se os esforços (axiais, transversos, momentos flectores e torsores) de cada secção.
O dimensionamento desses elementos estruturais são feitos tendo em conta os estados limites últimos de rotura, de serviço e também de encurvadura nos elementos verticais.
Um exemplo de programa que facilita o dimensionamento de vigas é o CAD/TQS, que de forma resumida, funciona assim:
-No sistema CAD/TQS, todo o dimensionamento, detalhamento e desenho de vigas é realizado no sub-sistema CAD/Vigas, ativado dentro do Gerenciador.
- Em geral, os esforços nas vigas são obtidos através de um modelo de pórtico espacial, carregado com ações de vento, ações de peso próprio da estrutura (lajes-grelha, vigas e pilares) e possíveis sobrecargas. Os esforços obtidos do Pórtico-TQS (forças cortantes, momentos fletores e torsores e forças normais) são então transferidos para o CAD/Vigas para o dimensionamento e detalhamento dos elementos. Esses esforços são transferidos em forma de envoltórias de diversos carregamentos, possibillitando uma análise muito precisa e confiável.
...