Dosagem do concreto
Por: EngChristopher • 2/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.696 Palavras (7 Páginas) • 440 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTAREM - CEULS [pic 1]
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRA
CHRISTOPHER LIME SILVA
NICOLAS PENHA
FABIANA SILVA
EDUARDO BARREIRA
ANDERSON OLIVEIRA
RELATÓRIO DE TECNOLOGIA DO CONCRETO
SANTARÉM – PARÁ
23 DE SETEMBRO DE 2015
CHRISTOPHER LIME SILVA
NICOLAS PENHA
FABIANA SILVA
EDUARDO BARREIRA
ANDERSON OLIVEIRA
RELATÓRIO DE TECNOLOGIA DO CONCRETO
Relatório dos ensaios de laboratório de materiais, como requisito parcial para avaliação da disciplina de tecnologia do Concreto do Centro Universitário Luterano De Santarém, curso de Engenharia Civil.
Orientador: prof. Paulo Lobo
SANTARÉM – PARÁ
23 DE SETEMBRO DE 2015
SUMARIO
INTRODUÇÃO
1. COLETA DO MATERIAL
2. DETERMINAÇÃO DE UMIDADE OTIMA DO AGREGADO MIUDO
3. DETERMINAÇÃO DA MASSA UNITARIA
3.1. Norma Pertinente
3.2. Materiais
3.3. Procedimentos
3.4. Cálculos e Resultados
4. DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECIFICA
4.1. Norma Pertinente
4.2. Materiais
4.3. Procedimentos
4.4. Cálculos e resultados
5. DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO GRANULOMETRICA DO AGREGADO MIUDO
5.1. Normas Pertinentes
5.2. Materiais
5.3. Procedimentos
6. DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE DO AGREGADO GRAUDO
6.1. Norma Pertinente
6.2. Materiais
6.3. Procedimentos
6.4. Calculos E Resultados
CONCLUSAO
ANEXOS
INTRODUÇÃO
A areia é um dos principais insumos da construção civil, chegando a representar mais de 60%, em média, do volume construído. São obtidas através da fragmentação de rochas do tipo granitos, gnaisses, basaltos, diabásios, migmatitos, calcários e dolomitos. Em relação à granulometria, a brita é classificada em britas 1, 2 e 3, pedrisco e pó de pedra. Neste relatório trabalharemos em cima da brita classificada como 1, material com diâmetro máximo de 19,0 mm, usado na construção civil para edificações de prédios, colunas, vigas, construção de pontes, grandes lajes e em usinas de concreto para fabricação do concreto convencional e bombeado.
- COLETA DO MATERIAL
A coleta do agregado ocorreu na manhã do dia 19 de Setembro de 2015, conforme orientação do Professor, o material foi adquirido na área de extração do xxxx (imagem 01), localizado mais precisamente nas coordenadas em UTM Zona 21, Lat 750674.26 ME Long. 9726405.15 MS. Foi escolhido material que aparentemente é classificado como agregado miúdo, também conhecido na região com “Areia Vermelha”.
[pic 2]
Imagem 01: Localização da Área de Extração de “Areia Vermelha”;
Fonte: Google Earth, 2015
Cerca de 5kg de material foram pesados e mantidos em estufa à temperatura de 105º C no período de 24 horas, para que este perdesse umidade. O material mantido em estufa foi utilizado nos ensaios para a obtenção de Massa Unitária, Massa Especifica, Granulometria e Teor de Inchamento.
Imagem 02: Material Pesado;
Fonte: Lopes, 2015;
Imagem 03: Material na estufa;
Fonte: Lopes, 2015;
- DETERMINAÇÃO DE UMIDADE OTIMA DO AGREGADO MIUDO
- DETERMINAÇÃO DA MASSA UNITARIA
- Norma Pertinente
Realizados todos os procedimentos de execução do ensaio, conforme preconiza NBR 7251 da ABNT.
- Materiais
- Balança;
- Recipiente;
- Régua arrasadora;
- Pá metálica;
- Agregado miúdo.
- Procedimentos
Reunidos todos os materiais, procedeu-se à execução do ensaio, tomando-se, com o auxílio da pá metálica, amostras da areia e fazendo-se seu lançamento no recipiente a uma altura em torno de 12 cm da borda superior deste. O lançamento foi realizado de forma a espalhar de maneira uniforme o material dentro do recipiente. O processo repetiu-se até que todo o recipiente fosse preenchido, com o auxílio de uma régua, procedeu-se o arrasamento da superfície, de forma a deixa-la nivelada em relação as borda do recipiente. O recipiente foi preenchido três vezes, a cada preenchimento o recipiente com material foi pesado. Então, já conhecidos os dados do recipiente (sua massa e volume), conhecidos o massa do recipiente com material, foi-se então encontrando massa do material, obtido através da subtração da massa obtida do recipiente com material pela massa do recipiente. Após a obtenção das massas do material, utilizou-se a formula da massa unitária, sendo esta: Massa unitária= Massa do material/Volume do recipiente. E Tirada a média dos resultados.
...