Doutores da Alegria
Seminário: Doutores da Alegria. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: maiara201328 • 16/11/2013 • Seminário • 373 Palavras (2 Páginas) • 405 Visualizações
Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que, desde 1991, atua junto a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde
Doutores da Alegria desempenha, por meio de sua Escola, um papel referencial na pesquisa da linguagem do palhaço e na formação de jovens, artistas profissionais e interessados – cerca de 180 jovens artistas já se formaram em um programa com duração de três anos. Outras atividades artísticas, como peças teatrais e as rodas besteirológicas, são apresentadas ao público em geral. Mantida por doações de pessoas e empresas, a organização é reconhecida em todo o país por seu profissionalismo e atuação inovadora.
A missão dos Doutores da Alegria é promover a experiência da alegria como fator potencializador de relações saudáveis por meio da atuação profissional de palhaços junto a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde. Compartilhar a qualidade desse encontro com a sociedade com produção de conhecimento, formação e criações artísticas.
A visão dos Doutores da Alegria é tornar-se um centro cultural referência na arte do palhaço e nas artes cômicas em geral oferecendo acervo, publicações, cursos e produções artísticas que estimulem a reflexão e o diálogo crítico com diversos setores da sociedade.
Durante a história a professora deve proporcionar aos alunos um momento lúdico e criativo, preparando a criança para a leitura e a oralidade. A professora ao contar a história deve usar o corpo, gesticular e usar de sua entonação de voz. Assim ela provoca nas crianças, despertando-as e interagindo com vários sentidos à narrativa. Nestes momentos as crianças farão associações relacionadas à leitura lúdica, ao que ouviram e será capaz de recontar a história e dramatizar em detalhes e ainda muito pequena fará a leitura silenciosa do livro mudando as páginas e acompanhando o enredo com o dedinho.
Por isso é importante que a professora ao contar a história: cada página ela mostre aos pequenos as ilustrações.
Para elas é fascinante, pois se encantam e constrói em sua imaginação o personagem contado, isto é instigante.
Durante a leitura a professora também poderá dar uma pausa (pausa protocolada) e fazer questionamento, levantar hipóteses sobre o conteúdo.
Faça perguntas como:
• O que é que vocês reparam sobre ... ?
• O que faria se ... ?
• O que aconteceria se ... ?
...