ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CADEIA DE MARKOV
Por: Gabriel Cordeiro de Farias • 27/10/2020 • Trabalho acadêmico • 6.059 Palavras (25 Páginas) • 219 Visualizações
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CADEIA DE MARKOV
Rio de Janeiro
2020
Cadeia de Markov
Trabalho acadêmico
Trabalho acadêmico apresentado a
Disciplina de Modelagem de Sistemas Discretos como parte dos requisitos necessários para a composição da A1.
Professor: Marco
Alunos: Débora Pereira de Mattos, Felipe Emanuel Araujo Pereira, Gabriela Fernandes Marques, João Pedro Santoro Caruso, Silviane Regina da Rocha, Gabriel Cordeiro de Farias Vergueiro.
Rio de Janeiro
2020
“Aprender é uma coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo da Vinci)
LISTA DE FIGURAS
FIGURA 1 – Ilhas operacionais 19
FIGURA 2 – Modelo de capa e da lombada 27
FIGURA 3 – Identificação da capa e da lombada 28
FIGURA 4 – Modelo de Etiqueta do CD 29
FIGURA 5 – Título da Figura xx
FIGURA N – Título da Figura xx
SUMÁRIO
CAPÍTULO 1 – INTRODUÇÃO 6
1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO 6
1.2 O QUE É UMA CADEIA DE MARKOV? 7
1.3 PROBLEMA 11
1.4 OBJETIVOS 12
1.4.1 Objetivo Geral 12
1.4.2 Objetivos Específicos 12
1.5 JUSTIFICATIVA 12
1.6 METODOLOGIA 13
CAPÍTULO 3 – ESTUDO DE CASO OU Desenvolvimento 15
3.1 Aplicações 15
3.2 Cadeias de Markov irredutíveis e aperiódicas 16
3.3 Processo Estocástico no Controle de Estoque 17
CAPÍTULO 4 - CONCLUSÕES 22
4.1 CONSIDERAÇÕES FINAIS 22
Referências Bibliográficas 23
CAPÍTULO 1 – INTRODUÇÃO
CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA
A gestão da capacidade produtiva de uma empresa tem dimensões de âmbito estratégico, pois influencia diretamente na sua atuação diante do mercado. Atualmente, existem diversos fatores que auxiliam na análise das decisões, podendo elas serem baseadas em conhecimentos e experiências dos agentes decisores, ou por meio e estudos de mercado. Ensley e Carr (2006), avaliam os comportamentos e preferências de empresários que decidem sobre investimentos de risco. Eles afirmam que os gerentes podem sofrer de excesso de confiança nas suas decisões de investimento, o que os torna tendenciosos, podendo causar grandes prejuízos.
A crescente competitividade no mundo corporativo faz com que as políticas de investimento no processo produtivo sejam cada vez mais relevantes para o sucesso da empresa. Conhecendo-se os gargalos da produção, é possível minimizar seus efeitos através de uma política de investimentos adequada para cada caso. Como consequência, a probabilidade de que o produto seja feito no prazo e na quantidade determinada pelo cliente aumenta. De maneira geral, esse resultado consiste numa vantagem competitiva importante sobre outras empresas que possuem falhas na determinação da sua real capacidade produtiva.
Neste contexto, é necessário a implantação de controles e planejamentos internos, pois o percentual de ocupação é uma medida essencial para avaliar a necessidade de novos investimentos na cadeia produtiva. Adicionalmente, o índice de capacidade real necessária revela o dimensionamento que cada célula produtiva precisa ter para obter a demanda do cliente no final do processo. Para calcular este parâmetro, alia-se o fator de capacidade à eficiência em cada centro. É necessário que nas organizações, a direção preocupe-se em todos os aspectos que envolvem o negócio, desde a análise de sua viabilidade até a utilização de instrumentos gerenciais adequados que possam fornecer à administração informações que possibilitem o monitoramento ordenado dos resultados.
Atualmente, uma das formas que as empresas encontram para obter vantagens competitivas e se manter no mercado é por meio de uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos. A relação do cliente-fornecedor está cada vez mais evidente neste meio garantindo assim grandes oportunidades de negócios, principalmente na redução de custos, (BALLOU, 2006). Dessa forma, a modelagem do processo e a análise da capacidade produtiva são fatores chave para tomada de decisão. A presente pesquisa, aborda um processo, conhecido por Cadeia de Markov, o qual é amplamente utilizado em indústrias e empresas, se apresentando como uma das principais ferramentas da estatística moderna, pelo fato de possuir diversas possibilidades de aplicação. O mais interessante nesse modelo estocástico é não só o fato dele ajudar a prever o comportamento de diversos fenômenos, mas também a dispensa desse modelo de dados anteriores, esses dois fatores combinados criam uma ferramenta muito útil para tomada de decisões. Sendo assim, essa pesquisa exploratória busca fazer uma análise geral sobre a cadeia de Markov e seus conceitos fundamentais, juntamente de uma breve apresentação das funções dessa ferramenta e suas aplicabilidades no mercado, a partir de estudos já realizados sobre esse assunto.
...