ENSAIOS DO CIMENTO: DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA – ABNT NBR 16605:2017
Por: Arthur Henrique • 12/10/2019 • Ensaio • 1.365 Palavras (6 Páginas) • 2.611 Visualizações
IFRN – CAMPUS SÃO PAULO DO POTENGI
CURSO: EDIFICAÇÕES
TURMA: INTEGRADO 2V
DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
PROFESSOR: NOME DO PROFESSOR
O
NOME
DOS
ALUNOS
AQUI
!
ENSAIOS DO CIMENTO: DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA – ABNT NBR 16605:2017
SÃO PAULO DO POTENGI/RN
14 DE OUTUBRO DE 2019
O
NOME
DOS
ALUNOS
AQUI
!
ENSAIOS DO CIMENTO: DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA – ABNT NBR 16605:2017
Relatório de aula prática apresentado ao curso técnico integrado de Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, em cumprimento às exigências legais como requisito parcial para obtenção de nota bimestral na disciplina de Materiais de Construção.
Orientadora: Prof.ª Nome do professor.
SÃO PAULO DO POTENGI/RN
14 DE OUTUBRO DE 2019
[pic 1]
1 INTRODUÇÃO
Os aglomerantes são elementos ativos empregados na construção civil onde entram na composição das pastas, argamassas e concretos. Constituem o material ligante utilizado para fixar ou aglomerar materiais entre si. (FILHO & LINS, 2004).
O cimento Portland, o principal aglomerante hidráulico utilizado na construção civil, é um material pulverulento, constituído de silicatos e aluminatos complexos, que, ao serem misturados com a água, hidratam-se, formando uma massa gelatinosa, finamente cristalina, também conhecida como “gel”. Essa massa, após contínuo processo de cristalização, endurece, oferecendo então elevada resistência mecânica. (FERREIRA, 2010). Esse aglomerante, contém, eventualmente, adições de certas substâncias que modificam suas propriedades ou facilitam seu emprego.
O conhecimento da massa específica do cimento Portland permite controlar os teores de adição da escória de alto forno e da pozolana na mistura com o clínquer e o gesso, durante a fabricação de cimento Portland tanto de alto forno quanto pozolânico, e, além disso, é um dado necessário para o cálculo da finura pelo método da permeabilidade ao ar (Método de Blaine, ABNT NBR 16372/2015).
2 OBJETIVO
Neste ensaio serão utilizadas as diretrizes da norma ABNT NBR 16605:2017 que prescreve o método para determinação da massa específica do cimento Portland e outros materiais em pó por meio do frasco volumétrico de Le Chatêlier, no qual a leitura da variação de volume de querosene provocado por uma massa determinada da amostra de cimento permite determinar sua massa específica.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Materiais e Equipamentos Utilizados
- Frasco de Le Chatêlier;
- 50g de cimento Portland;
- Líquido não reagente com o cimento (querosene);
- Balança com precisão de 0,01g;
- Recipiente de porcelana;
- Espátula metálica;
- Pá metálica.
3.2 Procedimentos de Ensaio
Inicialmente foram pesados 50g de cimento; em seguida, foi adicionado no frasco de Le Châtelier uma quantidade de querosene até uma marca entre 0 e 1cm³, a quantidade de líquido utilizada chegou a marca 0,6cm³; sendo, essa, a leitura inicial do material (Vi). Em pequenas proporções, foram adicionados os 50g de cimento no frasco, e, após 5 minutos foi possível averiguar que que a leitura final foi 18,5 (Vf). Em seguida, foi feito o cálculo de massa específica.
4 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADO
O resultado do ensaio é calculado pela seguinte expressão:
[pic 2]
Onde: = massa específica em g/cm³[pic 3]
M = massa do cimento, em g
V = leitura do volume final[pic 4]
V = leitura do volume inicial[pic 5]
Após avaliação das grandezas existentes e o cálculo dessas, pode-se notar que a massa específica do Cimento Portland utilizado é:
Determinação | Massa do Cimento (g) | Volume Inicial (cm³) | Volume Final (cm³) | Massa Específica do Cimento (g/cm³) |
1ª | 50 | 0,6 | 18,5 | 2,79 |
...