TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCADAS PRÉ-FABRICADAS

Por:   •  26/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 6

ESCADAS PRÉ-FABRICADAS

   As escadas pré-fabricadas tem grande apelo arquitetônico, pois estão localizadas onde ocorre o maior fluxo de pessoas. Visualmente, a escada em laje maciça apresenta menor número de saliências e, portanto atende de forma mais adequada às exigências arquitetônicas.  

   O projeto das escadas deve seguir às recomendações de bombeiros, que usualmente exigem largura minima útil de 120 cm. As escadas pré-fabricadas, por estarem de caixas de escadas, acabam tendo a largura-osso igual à largura-útil de 120 cm, mas os projetos devem ser analisados caso a caso, principalmente quando as alvenarias se apóiam diretamente nos degraus da escada. Geralmente o número de degraus continuos é limitado em 13 espelhos, devendo ser verificado o código de obras local em vigor.  

FORMAS DAS ESCADAS PRÉ-FABRICADAS

   As dimensões máximas da escada estão limitadas pelos formatos existentes na fábrica. As formas são metálicas, portanto as medidas das escadas são bastante rígidas. O patamar tem 29 cm e o espelho, 17,5 cm. Logo, todos os niveis da obra devem ser multiplos de 17,5 cm.

   O máximo comprimento possivel da escada em peça única é de 10m, com o mairo numero de degraus continuos possivel é de 21, sendo a largura máxima em peça única é de 220 cm. Sem uma segunda concretagem, o patamar inferior pode ter no maximo 350 cm, sem uma segunda concretagem, o patamar superior pode ter no maximo 250 cm, a espessura da laje-escada deve ser múltipla de 5 cm, variando entre 10 e 25 cm.

   A opção de ser realizar a segunda concretagem na escada aumenta as medidas possiveis dos patamares, todavia é necessário o manuseio da peça, incluindo formas de madeira e retrabalhos, o que eleva seu custo final.  

CARGAS E ESPESSURAS

   As cargas de projeto das escadas são padronizadas para sobrecargas de 300kg/m² e revestimento de 150kg/m². Para essas cargas, devem-se adotar as seguintes espessuras de lajes-escadas na região inclinada dos degraus:

Vão “L” da escada                 Espessura da laje escada  

                                                L_< 5m                                               10 cm

                                                5< L _< 6m                                         15 cm

                                                6< L _< 7m                                          20 cm  

                                                7< L _< 8m                                           25 cm    

                                                 L > 8m                                                   “ e”=caso a caso  

   Apesar de possível, em função da disponibilidade de formas, a execução de escadas com vão até 10 m, em função de vibrações e flechas, recomenda-se que não se ultrapasse vãos maiores que 8,75 m. Na região dos patamares, a espessura pode ser qualquer uma, desde que seja superior à da região inclinada.

   Quando há alvenarias apoiadas nas lajes-escadas, deve-se utilizar a carga distribuída por M², adicionando-se às demais cargas usuais. Nesses casos, para um determinado vão deve-se calcular a espessura necessária, de acordo com as cargas atuantes e flecha máxima de Lx/350.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com