ESCOAMENTO – NÚMERO DE REINALDS
Por: bkzera • 22/10/2022 • Artigo • 1.140 Palavras (5 Páginas) • 88 Visualizações
ESCOAMENTO – NÚMERO DE REINALDS
Alunas: Beatriz Botelho Klein, Thamiris Barro e Victória Mel Prado
Jonas Spolador
Cuiabá - MT
06/10/2022
Resumo[pic 1]
Palavras – chave: Vazão; Hidroduto; Número de Reinalds.
Sumário[pic 2]
- Introdução ..4
- Procedimento Experimental 3
- Experimento 1............................................................................................
- Experimento 2.........................................................................................
- Resultados e Discussão 4
- Conclusão 4
- Referências Bibliográficas 4
- Introdução
Reinalds, por meio do seu trabalho, descobriu números adimensionais para prever o fluxo de fluido com base em propriedades estáticas e dinâmicas, como velocidade, densidade, viscosidade dinâmica e propriedades dos fluidos.
O número de Reinalds é a razão entre a força inercial e a força viscosa. Também pode ser visto como a razão de cisalhamento turbulento para cisalhamento viscoso. Os números de Reinalds "críticos" distinguem regimes de fluxo, como fluxo laminar ou turbulento em tubos, em camadas limite ou ao redor de objetos imersos. O valor exato depende da situação. A resistência inercial, como o nome sugere, é a força criada pelo momento do fluido. Isso geralmente é representado pelo termo na equação do momento. Portanto, quanto maior a densidade do fluido e quanto maior a velocidade, mais momento (inércia) ele tem. As forças inerciais tendem a empurrar as partículas para longe da camada que está se movendo.[pic 3]
Neste experimento identificamos a vazão usando:
(01)[pic 4]
tal qual e referente a vazão volumétrica; a velocidade média do escoamento e é a área da seção transversal do tubo; também levaremos em consideração que a viscosidade, densidade e o atrito podem afetar os valores da velocidade do fluido. Em relação entre a área e a velocidade que para sabermos a vazão volumétrica através do produto da área da seção transversal, usaremos:[pic 5][pic 6][pic 7]
(02)[pic 8]
sendo que podemos substituir essa equação por:
(03)[pic 9]
a partir da cinemática aplicada à física, a razão é conhecida por ser o coeficiente da vazão. Com a fórmula : [pic 10]
(04)[pic 11]
assim saberemos por fim o valor médio da vazão, sendo que para isso teremos que rever os conceitos relativos do fluido , pois esta mesma influencia de modo geral a vazão. Sendo eles calor específico que é o quociente da quantidade de massa de uma substância, viscosidade sendo a resistência ao escoamento de um fluido em um duto qualquer, por fim número de Reinalds que é o número adimensional utilizado para assim determinarmos o escoamento do processo do regime laminar.
O objetivo deste relatório e determinar e Identificar as transições entre fluxo laminar e fluxo turbulento; reconhecer o uso do número de Reinalds para as variações das transições de fluxo; utilizar o número de Reinalds para classificar os tipos de fluxo e obter o dado escoamento. Informamos que foram utilizados todos os cálculos propostos em laboratório.
- Procedimento Experimental
Utilizando o equipamento bancada hidráulica volumétrica, observamos o fluxo de um corante alimentício azul em hidrodutos com 5mm e 9mm de diâmetro interno respectivamente (medida obtida utilizando um paquímetro), e com os dados coletados, determinar se o fluxo é laminar, intermediário ou turbulento.
...