ESTRUTURA DO TRABALHO - PRE PROJETO TCC-
Por: flaviodornelas • 15/9/2018 • Monografia • 1.282 Palavras (6 Páginas) • 433 Visualizações
Introdução
O presente trabalho é resultante da experiência proposta pelo professor e vivenciada no componente curricular Gestão em Segurança Pública e Privada, no último período, do segundo semestre de 2018, vez que o mesmo foi desenvolvido por meio da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez.
Tal, tal, tal....
1 Problematização e Observação da Realidade
---(Narrar o problema e a observação da realidade da qual emergiu o problema que deverá ser enfrentado)---
O Brasil possui índices alarmantes de violência, fato que não é de difícil conclusão, basta uma simples pesquisa na internet ou assistir a um jornal transmitido pela TV. Diariamente surgem notícias de crimes que deixam a população pasma e que também diminuem a esperança de poder sair todos os dias de casa sem ter o medo de não conseguir voltar em segurança.
Com números acima da média mundial referente a crimes violentos, nosso país estampa capas de jornais em vários lugares do planeta. Fato que nos coloca em uma situação delicada na busca de um desenvolvimento social e econômico proporcional a nosso potencial, pois repelem investidores internacionais, aumentam o número de brasileiros que emigram em busca de melhores condições de vida e consomem investimentos que poderiam ser usados em outras áreas, mas quando empregados de maneira inadequada na segurança pública não surtem o efeito esperado e assim a esperança de dias melhores fica cada vez menor ao decorrer do tempo.
Atualmente a sociedade olha com desconfiança as instituições do poder público encarregadas de implementar e executar as políticas de segurança o que produz um efeito devastador. Cidadãos deixam de frequentar espaços públicos, carregam uma desconfiança generalizada que diminui ações de reciprocidade e solidariedade social, gera-se uma criminalização da pobreza, trocando em miúdos seria afirmar que a violência advém devido a baixas condições econômicas, quando na verdade a violência está diminuindo a possibilidade de ascensão de grande parte da população.
Muito se fala em segurança pública, mas as ações adotadas pelo estado não estão gerando resultados satisfatórios, pelo contrário a cada novo passo do poder público a criminalidade avança muito mais. Avança no sentido quantitativo, por exemplo os níveis de homicídios violentos que aumentam a cada ano, passando para números inaceitáveis como em 2017 com mais de 63 mil mortes violentas intencionais. Existe a necessidade de políticas públicas mais efetivas e eficazes, com a realização de maiores investimentos nessa área e de maneira responsável para que atinja o objetivo principal que é assegurar aquilo que é direito constitucional de todos.
2- Justificativa
--- (Justificar a escolha do problema)--- Objetivo geral e específicos.
Nos últimos anos com o aumento da violência em todo território evidencia-se uma notória necessidade de reformulação das ações praticadas pelo estado na busca para garantir a segurança a todos. Entretanto, essas mudanças não devem acontecer somente no âmbito das polícias, é necessário também uma modificação envolvendo o judiciário, sistema prisional e no ministério público.
Hoje a segurança é uma mercadoria valiosa comercializada por muitas empresas privadas, devido a baixa capacidade do estado em conter o avanço da violência. Números do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografias e Estatísticas, mostram que existem mais vigilantes da segurança privada do que policiais civis e militares em todo o país. Assim temos uma evidencia de que faltam investimentos para aumentar o efetivo participante da segurança pública, bem como um melhoramento do aparato policial.
A sociedade está sempre em constante transformação, atualmente ocasionada pela revolução tecnológica e pela crescente globalização e com isso ocorre mudanças em todas as organizações. No setor público não é diferente, assim surge a necessidade de reformas administrativas. Essas mudanças afetam também a Segurança Pública, que é uma das principais atividades do Estado que gera consequências diretas na vida em sociedade e por esse fato é motivo constante de questionamentos devido aos graves problemas sociais que existem na atualidade.
O aumento da violência dos últimos anos provoca um assombro aos cidadãos. Independente de classe social todos estão sujeitos ao vários tipos de violência presentes em nossa sociedade. Assim como a saúde e educação a insegurança é uma das maiores preocupações dos brasileiros, a resolução desse problema não é responsabilidade unicamente do Poder Público, mas também da sociedade civil, fato que pode ser observado no caput do artigo 144 da Constituição Federal, que define que a Segurança Pública é dever do Estado, mas também direito e responsabilidade de todos.
3 Pontos-Chave
Nesta etapa, procuramos identificar os possíveis fatores imediatos e também os condicionantes maiores, associados ao problema em questão.[pic 1]
Possíveis fatores imediatos:
- Os aspectos tais....;
- Tais...;
- Tais...;
- Tais...;
- Tais...;
- ---(etc / se for o caso)--.
[pic 2]
Possíveis condicionantes maiores:
- Os aspectos tais....;
- Tais...;
- Tais...;
- Tais...;
- Tais...;
- ---(etc / se for o caso)--.
A reflexão sobre os fatores imediatos e os condicionantes maiores, associados ao problema, levou-nos a destacar, para o presente trabalho, alguns aspectos essenciais ou Pontos-Chave:
- Tal...;
- Tal...;
- Tal...;
- Tal...;
- ---(etc / se for o caso)--.
4 Teorização
Nesta etapa, fomos buscar uma fundamentação teórica que nos propiciasse um maior embasamento a respeito dos pontos-chave levantados. Esses aspectos foram objetos de uma revisão da literatura, tal, tal ....
...