ESTUDO DIRIGIDO – INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
Por: JovemEstudante • 23/2/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.045 Palavras (5 Páginas) • 390 Visualizações
[pic 1] | CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM |
DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA À ENGENHARIA I | |
PROFESSORA: ME. JULIANA LILIS | |
ESTUDO DIRIGIDO – INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO | |
ALUNO(A): João Pedro Campos Batista ___________________________________________ |
Número 1 as respostas estão nas fotos enviadas.
- Realize as seguintes mudanças de base:
- O binário 10110011 para a base decimal
- O hexadecimal 9DC para a base decimal
- O hexadecimal C2FA9ED para a base binária
- O binário 1110110011010110101101010111 para a base hexadecimal
- O decimal 289 para a base binária
- O binário 110100011101010101 para a base octal
- O octal 563 para binário
- O decimal 739 para a base hexadecimal
- O decimal 624 para a base octal
- Qual é a função do transistor em um computador?
R) Os transistores têm uma importância enorme para os computadores, cujas funções principais são amplificar e chavear sinais elétricos, e graças a eles diversos tipos de circuitos eletrônicos são fabricados em miniaturas, sendo capaz de colocar milhões de transistores em um circuito integrado de poucos cm² de área.
- Explique resumidamente as tecnologias utilizadas em cada geração de computadores.
R) 1ª geração: Os computadores da primeira geração são todos baseados em tecnologias de válvulas eletrônicas.Tinham dispositivos de entrada/saída primitivos e calculavam com uma velocidade de milissegundos. A grande utilidade dessas máquinas era no processamento de dados. ENIAC criado entre 1943 e 1946 foi o primeiro grande computador digital, nele os programas eram introduzidos por meio de cabos, sua tecnologia era baseada em cartões perfurados e os programas eram modificados através de reconfigurações no circuito, o que fazia sua preparação para cálculos demorar semanas.
2ª geração: Com a invenção do transistor em 1948, o mundo dos computadores é tomado de assalto por uma onda de novos projetos que dá origem, na década de 60 a empresas hoje mundialmente conhecidas no que diz respeito á fabricação destas máquinas, na segunda geração as fitas magnéticas foram a forma dominante de armazenamentos secundário: elas permitiam capacidade muito maior de armazenamento e o ingresso mais rápido de dados que as fitas perfuradas, nesta geração ainda houve a substituição do sistema de tubos de raios catódicos pelo de núcleos magnéticos, inclusive utilizados até hoje nos “chips” de memoria RAM.
3ª geração: Nesta geração contamos com a substituição dos transistores pela tecnologia dos circuitos integrados. A tecnologia dos circuitos integrados, permitiu a substituição de dezenas de transistores para uma única peça de silício, permitindo assim o surgimento de computadores de menores dimensões, mais rápidos e menos caros. Outra novidade desta geração foi a introdução do conceito de multiprogramação, no qual diversos programas poderiam estar residentes na memória da máquina. No caso em que um programa entrasse em espera para uma operação de entrada/saída de dados, a unidade central passava a executar a parte de um outro programa.
4ª geração: Na 4ª geração os computadores tornaram-se ainda mais rapidos com a tecnologia de alta escala de integração e o desenvolvimento da tecnologia de circuitos integrados fez com que o número de transistores em uma única pastilha de silício já atingia milhões, surgindo computadores menores, mais velozes e mais poderosos.
- Defina bit, byte, palavra e dígito.
R)
- O bit é armazenado na memória do computador, podendo representar dois símbolos que são opostos e mutuamente exclusivos. Deste modo, em determinada posição de memória poderá existir uma e somente uma informação (bit zero ou bit um). O bit é a menor quantidade de informação que pode ser armazenada na memória de um computador.
- O byte é uma unidade de informação constituída pelo agrupamento de oito bis.
- A palavra é uma unidade básica formada por um agrupamento de bits, ou seja, é a quantidade de bits que o computador utiliza na composição das instruções internas, como por exemplo: 8 bits (palavra de 1 byte), 16 bits (palavra de 2 bytes), 32 bits (palavra de 4 bytes), 64 bits (palavra de 8 bytes).
- Nos computadores de segunda geração existia uma unidade básica chamada de dígito, o qual era composto pelo agrupamento de seis bits acrescidos ou não de um bit de verificação.
- Qual a utilidade de um código de caracteres na computação?
R) A utilidade desses códigos de caracteres é de suma importância, com objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e sua transmissão através de redes de telecomunicações.
...