ESTUDO HIDROLÓGICO DA MICROBACIA URBANA RIBERÃO BOTAS
Por: leticiam.22 • 10/11/2018 • Trabalho acadêmico • 2.807 Palavras (12 Páginas) • 245 Visualizações
LETICIA BORGES LARSEN
LUÍS FELIPE DANTAS DA SILVA
LUIS ROBERTO DE ARRUDA
MARIANA LUISE ROTTA
RODRIGO PEREIRA RAMIRO
ESTUDO HIDROLÓGICO DA
MICROBACIA URBANA RIBERÃO BOTAS (MB RIB1)
UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO – UCDB
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
CAMPO GRANDE – MS
2017
LETICIA BORGES LARSEN
LUÍS FELIPE DANTAS DA SILVA
LUIS ROBERTO DE ARRUDA
MARIANA LUISE ROTTA
RODRIGO PEREIRA RAMIRO
TÍTULO DO TRABALHO: ESTUDO HIDROLÓGICO PARA DA MICROBACIA URBANA RIBEIRÃO BOTAS (MB RIB1)
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Hidráulica dos Condutos Livres, ministrada pela Prof. Me. Antonio Leonardo de Araujo Neto, da Universidade Católica Dom Bosco, como exigência parcial de avaliação.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO – UCDB
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
CAMPO GRANDE – MS
2017
SUMÁRIO
RESUMO 4
01.INTRODRUÇÃO 4
2. OBJETIVO 5
2.1 Objetivo Geral 5
2.2 Objetivos Específicos 5
3. REVISÃO DA LITERATURA 6
3.1 Caracterização Demográfica 6
3.1.1 População 6
3.1.2 Densidade Demográfica 7
3.2 Caracterizações Climatológicas 7
3.2.1 Intensidade de Precipitação 7
3.2.2 Tempo de Retorno 7
3.2.3 Tempo de Concentração 7
3.3 Caracterizações Hidrológicas da Bacia 7
3.3.1 Características Fisiográficas 7
3.3.2 Vazões 8
3.3.3 Escoamento Superficial 8
3.3.4 Infiltração 9
3.3.5 Evapotranspiração 9
3.3.6 Geotecnia 9
3.3.7 Uso e Ocupação do Solo 9
3.3.8 Áreas Permeáveis 10
3.3.9 Drenagem Urbana 10
3.3.10 Áreas de Proteção Ambiental 10
3.4 Micro drenagem: Infraestrutura 11
3.5 Micro drenagem: Inovação 12
4.0 METODOLOGIA 12
4.1 Coletas de Dados 12
4.2 Cálculos 12
CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
REFERÊNCIAS 16
RESUMO
Neste estudo apresenta-se uma sistematização dos conceitos de drenagem urbana e a gestão da drenagem, visando mudanças sob aspectos técnicos para que a meta de eficiência do sistema do micro bacia urbana ribeirão botas sejam alcançada. Serão apresentados os dados do micro bacia e como deverá ser implantado o sistema de drenagem como mecanismo de redução do escoamento superficial.
- INTRODRUÇÃO
O desenvolvimento urbano tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida da população e a conservação ambiental da cidade. Para tal é de suma importância a drenagem das águas pluviais da cidade, de modo que ela seja escoada de maneira correta para que não haja inundações as quais podem prejudicar a infraestrutura da cidade e a qualidade de vida da população.
A drenagem urbana, é constituída por uma série de medidas preventivas visando ao máximo evitar o risco a qualidade de vida da população. Desde modo o sistema de drenagem é divido em micro drenagem e macrodrenagem, visto que a micro drenagem são estruturas que conduzem as águas do escoamento superficial para as galerias, este processo é realizado pelas redes coletoras de água como poços de visitas, sarjetas, bocas de lobos e meio fio.
A macrodrenagem é responsável pelo escoamento final das aguas pluviais provenientes do sistema do micro drenagem, sendo seus componentes os córregos, riachos e rios.
2. OBJETIVO
2.1 Objetivo Geral
Caracterização de dados hidrológicos, da Bacia Hidrográfica do córrego Ribeirão Botas, à qual pode vir a ser utilizada para drenagem e abastecimento do município de Campo Grande - MS.
2.2 Objetivos Específicos
Este estudo visa a elaboração de projeto de drenagem na microbacia do Ribeirão Botas em Campo Grande- MS, apresentando dados para a determinação da intensidade de precipitação, tempo de retorno, duração da chuva e concentração, tendo também informações sobre chuvas de projeto e excedentes.
Serão analisadas as vazões média e máxima, compreendendo o coeficiente de escoamento superficial e as áreas de contribuição. Durante o estudo serão também apresentados a importância e razões dos elementos do micro drenagem, como soluções e para aprimorar a drenagem urbana de Campo Grande.
Onde a partir dos dados apresentados busca-se reparar problemas de enchentes ou alagamentos nas vias públicas, tendo uma qualidade na segurança dos pedestres e dos motoristas, possuindo uma maior qualidade de vida. Além do mais, contará com a especificação dos componentes de um micro drenagem, tais como, boca de lobo, galerias, poço de visita, sarjeta e sarjetão.
3. REVISÃO DA LITERATURA
3.1 Caracterização Demográfica
3.1.1 População
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no ano de 2016, a cidade de Campo Grande – MS tinha uma população estimada em 863.982 habitantes. A microbacia do Ribeirão Botas compreende parte dos bairros Chácara dos Poderes, Noroeste e Maria Aparecida Pedrossian.
...