TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos de programação orientados a objetos

Resenha: Elementos de programação orientados a objetos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Resenha  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 5

Elementos de programação Orientada a Objeto

Uma das atividades mais interessantes em Informática é certamente a busca constante de melhorias nas linguagens e técnicas para o desenvolvimento de software.

Desta busca decorrem as transformações e evoluções das linguagens de programação, surgindo novas linguagens e novos paradigmas.

A Programação Orientada a Objetos utiliza os conceitos que aprendemos no jardim de infância: objetos e atributos, todos e partes, classes e membros. É difícil explicar por que demoramos tanto a aplicar estes conceitos à análise e especificação de sistemas de informações.

Talvez porque estivéssemos ocupados demais “seguindo a boiada” durante o auge da análise estruturada para imaginar que havia alternativas.

CLASSES

É o termo técnico utilizado em linguagens orientadas a objetos que descreve um

conjunto de dados estruturados que são caracterizados por propriedades comuns.

Também pode ser interpretado como uma estrututura modular completa que descreve as propriedades estáticas e dinâmicas dos elementos manipulados pelo programa.

Pode-se definir classes de objetos como a descrição de um grupo de objetos por meio de um conjunto uniforme de atributos e serviços. Uma classe é um conjunto de objetos que compartilham as mesmas operações.

Enquanto um objeto individual é uma entidade concreta que executa algum papel no

sistema como um todo, uma classe captura a estrutura e o comportamento comum a todos os objetos que são relacionados. Um objeto possui uma identidade e suas características serão definidas para a classe.

Uma classe é definida por:

um nome da classe;

o nome da sua superclasse;

o nome de suas variáveis privadas;

os nomes e as definições de todas as operações associadas a esta classe;

Classe é um conceito estático: uma classe é um elemento reconhecido num texto de

programa. por outro lado, um objeto é um conceito puramente dinâmico, o qual pertence não ao texto do programa, mas à memória do computador, local onde os objetos ocupam espaço durante a execução. (Conceitualmente, classes não são necessárias durante a execução, mas em linguagens interpretadas elas podem ser mantidas).

ATRIBUTOS

Um atributo é um dado para o qual cada objeto tem seu próprio valor.

Atributos são, basicamente, a estrutura de dados que vai representar a classe.

Exemplo de atributos, usando a classe fila:

int f [100] ;

int primeiro, ultimo;

MÉTODOS

Métodos são declarados dentro de uma classe para representar as operações que os objetos pertencentes a esta classe podem executar.

Um método é a implementação de uma rotina, ou seja, o código propriamente dito.

Pode ser comparado a um procedimento ou função das linguagens imperativas.

Exemplo de métodos, utilizando a classe fila:

void iniciar (void)

{

primeiro = 0;

ultimo = 0;

};

void put ( int valor)

{

f [ultimo] = valor;

ultimo++;

};

int get (void)

{

return f [primeiro];

primeiro++;

};

OBJETOS

O que caracteriza a programação orientada a objetos são os objetos. De um modo

geral podemos encarar os objetos como sendo os objetos físicos do mundo real, tal como:

carro, avião, cachorro, casa, telefone, computador, etc.

Por isso que às vezes é dito que orientação a objetos representa os problemas mais próximo ao mundo real, dando assim mais facilidade aprogramação como um todo, mais isso não é sempre verdade, porque às vezes temos problemas que são extremamente funcionais1.

Nesses problemas funcionais é difícil representar a estrutura lógica em torno de objetos.

Com isso, não são todos os problemas que giram em torno dos objetos facilmente visíveis.

De maneira simples, um objeto é uma entidade lógica que contém dados e código para manipular esses dados. Os dados são denominados como sendo atributos do objeto, ou seja, a estrutura que o objeto tem, e o código que o manipula denominamos método.

Um método é uma função que manipula a estrutura de dados do objeto.

ENCAPSULAMENTO

O conceito de encapsulamento é decorrente do fato de se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com