Elétrica Aplicada
Por: zebriel • 6/12/2015 • Trabalho acadêmico • 604 Palavras (3 Páginas) • 247 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE NITERÓI.
CURSOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.
ELÉTRICA APLICADA.
Nomes e R.A(s).:
Gabriel de Alcantara Andrade - 6660428169
Júlia Jorge Cardoso Bomfim - 6819469515
AVALIAÇÃO
PROFESSOR: Douglas de Queiroz Correa.
DATA: 30 de Setembro de 2015.
NITERÓI
2015
Geração da corrente alternada:
A corrente alternada (CA ou AC, em inglês) é aquela que é gerada nas usinas e atravessa grandes distâncias até chegar nas tomadas de nossas casas. A propriedade dela é que não tem uma polarização, ou seja, não tem um polo positivo e outro negativo definidos como acontece na corrente contínua. Por causa disto, seu sentido muda, e seus polos são chamados de fases, já que cada um deles admite as duas condições (acontece quando a tensão for de 220V, por que há a presença de 2 fases). Ela é utilizada para transmissões em longas distâncias pois não ocorre perdas. Vimos que a tensão elétrica é a responsável por "empurrar" a corrente elétrica. Na corrente alternada, podemos utilizar uma alta tensão para transmitir com agilidade a corrente elétrica sem perder grande energia, por causa disso ela é usada para essa intenção.
Veja a alternância da característica positiva e negativa no desenho abaixo e como se comporta uma fase em corrente alternada:
[pic 1]
Cada alternância equivale a um ciclo. Cada ciclo ocorre, dependendo da região do país e do mundo, 50 ou 60 vezes por segundo. Isso é o que chamamos frequência, e é dada em Hertz.
[pic 2]
Diferença entre a corrente continua e corrente alternada:
- Alternada
Nesse tipo de corrente, o fluxo de elétrons que leva a energia elétrica através de um fio não segue no mesmo sentido. As vezes os elétrons vão para a frente, as vezes para trás, variando de rota 120 vezes por segundo. Essa alteração é fundamental, porque os transformadores que existem em uma linha de transmissão só funcionam recebendo esse fluxo de elétrons alternado. Dentro do transformador, a voltagem da energia transmitida é aumentada, fazendo com que ela viaje longe, desde uma usina até a sua casa.
- Contínua
Já neste, o fluxo de elétrons passa pelo fio consecutivamente no mesmo sentido. Já que não há alternância, essa corrente não é aceita pelos transformadores e não ganha voltagem maior. Resultado: a energia elétrica não pode seguir muito longe. Por causa disso, a corrente contínua é utilizada em baterias e pilhas ou para percorrer circuitos internos de aparelhos elétricos, como um chuveiro. Mas ela não serve para conduzir energia entre uma usina e uma cidade.
Vantagens e desvantagens da corrente alternada:
...