Eng Segurança do Trabalho e Saúde
Por: Chrisgarcia • 1/5/2015 • Trabalho acadêmico • 338 Palavras (2 Páginas) • 370 Visualizações
TAREFA 2.2
Nesta segunda tarefa ampliamos o entendimento e a visão tida pelo criador do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP) e Fator Acidentário de Prevenção (FAP) onde achei bem plausível o comentário, que com a implementação do NTEP os acidentes de trabalho são mais detectados e identificados do que na malha anterior (CAT) que apenas se preocupava em informar acidentes de caráter maior e lesões com alta intensidade, sem sequer levar em conta os riscos de acidentes de caráter mental e emocional.
O autor propõe que os gestores das empresas mude seu pensamentos em relação aos riscos de acidentes. Aprender a não so combater os acidentes explorá-lo e mitiga-los de forma sustentável eu acredito que isto ainda esteja um pouco fora da nossa realidade em pequenas empresas principalmente no interior do País onde a fiscalização e orientação e mais branda. Uma pergunta ao entrevistado me surpreendeu: Num comparativo com outros países, como se encontra o Brasil na área de Saúde e Segurança do Trabalhado? Pois me deixou pensativo se ele fez esta comparação a países Europeus (Espanha, Portugal, França, Finlândia, Inglaterra) ou esta comparação se refere a países em condições completamente inferiores realmente como continente Africano que já li em diversas reportagens sérios relatos de situações de escravidão e exploração infantil. Países como a Índia com um bom nível tecnológico e com relatos extremos de trabalhadores em construções civis sem os devidos equipamentos de EPI, segue foto retirado de um site de noticias de Agosto/2014. [pic 1]Localizei um vídeo de uma reportagem do dia 28/08/2014 onde enfatiza minha observação acima do comparativo realizado pelo autor onde achei interessante expor meu ponto de vista sem realizar criticas destrutivas:
http://www.msn.com/pt-br/video/assistir/%C3%ADndia-aposta-em-crescimento-da-constru%C3%A7%C3%A3o-civil-mas-trabalhadores-n%C3%A3o-t%C3%AAm-seguran%C3%A7a/vi-AA6E9kO
O vídeo fala por si só.
Mas lógico os documentos desenvolvidos pelo autor foram implantados e desenvolvidos em nosso País que ao meu ver precisamos ter total. Agora o assunto abordado sobre Periculosidade e Insalubridade foi muito bem explicado e exposto com qualidade primordialmente referindo-se ao coletor de lixo, umas das profissões fundamentais da sociedade humana. E também muito bem visto sobre a Penosidade.
...