Entrevista com Engenheiro Civil
Por: tormes • 3/6/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 560 Palavras (3 Páginas) • 2.512 Visualizações
Entrevista com engenheiro civil.
Nome do entrevistado: Luane Silveira
Unidade de formação: Unissinos
- Caracterize a empresa que o profissional atua.
Resposta do entrevistado: Não trabalho em nenhuma empresa, atuo como autônoma em um escritório próprio na cidade de Imbé juntamente com a loja de materiais de construção de meus pais.
- Qual o seu campo de atuação e atividades executadas?
Resposta do entrevistado: Atuo na parte de projetos e execução de casas. Executo todos os projetos necessários para a execução e legalização da obra, faço laudos para ppci, e outros serviços de engenharia.
- Quais as características e habilidades necessárias para exercer o cargo/função?
Resposta do entrevistado :Primeiramente, ter uma noção de construção civil e projetos, desenhar, utilizar os software para desenho, ser atencioso e preciso com os seus serviços.
- Como você vê o mercado de trabalho atual?
Resposta do entrevistado: Vejo uma dificuldade de expansão no setor, principalmente na minha cidade, pelo fato da crise econômica e o baixo poder aquisitivo das pessoas, em não investir em grandes obras. Mesmo assim, ainda se encontra bem disputado e concorrido entre os engenheiros e arquitetos deste ramo.
- Quais são as tendências de crescimento e extensão do mercado profissional?
Resposta do entrevistado: Acredito que após essas dificuldades do mercado financeiro e político, as coisas voltarão ao normal, iniciando uma nova expansão da construção civil, aumentando a procura por profissionais qualificados e engenheiros civis.
- Qual a média salarial do cargo exercido?
Resposta do entrevistado: Como atuo como autônoma e recém-formada, não tenho um salario fixo, mas em média mensal dá em torno 3.000 Reais.
- Aponte dificuldades que o profissional recém formado pode enfrentar.
Resposta do entrevistado: Estou passando por todas as dificuldades de um recém-formado, pois me formei em agosto de 2015. A primeira dificuldade é a credibilidade no mercado em que atua, e a criação de novos clientes, pois ninguém te conhece, então tem que fazer com que seu trabalho valha a pena a confiança do cliente. A segunda dificuldade, é os obstáculos que o serviço cria, e que a gente não está preparado para eles. A terceira grande dificuldade, é apenas ter conhecimento teórico e saber aplicar na prática (que é bem diferente do que só ler o que está nos livros e cadernos) temos que ser coerentes e saber dosar o que aprendemos na faculdade e como aplicar isto de forma correta ao dia-dia de engenheiro civil em seu trabalho.
- Que conselho darias aos futuros Engenheiros Civis?
Resposta do entrevistado: Para os estudantes, aconselho a prestar a atenção nas aulas, mesmo naquelas que a gente acha que nunca vai usar na vida e que não vale a sua atenção, pois estão enganados. Depois, acontece cada caso, que terão que procurar nos cadernos a solução e irão lembrar que não prestaram atenção e que não sabem como fazer direito, perdendo mais tempo em procurar novamente soluções para este caso. Procurar usufruir de tudo o que a disciplina, os professores e a universidade oferece, pois depois que sair dela, não terá nenhum apoio imediato, e a procura por respostas terá que fazer sozinho. Para os futuros engenheiros civis, aconselho a não fazer nada na dúvida, use o bom censo e a coerência nos seus serviços. Procure fazer parcerias de trabalho, isso ajuda muito na hora de tirar dúvida e ter mais opiniões sobre os problemas e as soluções.
...