Ergonomia e Segurança do Trabalho
Por: renato_bisson • 27/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.144 Palavras (5 Páginas) • 220 Visualizações
ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO
SISTEMATIZAÇÃO SISTEMA HOMEM-TAREFA-MÁQUINA
PROF. RIMON TANNOUS
[pic 1]
INTRODUÇÃO
Na Era da Máquina a produtividade aumentou e o trabalho desumanizou. O homem necessitava se comportar como uma máquina e desempenhar tarefas repetitivas e monótonas (MORAES, 1994, p.71).
Na Idade dos Sistemas em vez de pensar no homem como similar a uma máquina, começa se a pensar na máquina em termos humanos (MORAES, 1994, p. 71).
A necessidade de realizar trabalhos precisos e repetitivos, ou com relativo esforço fez com que o homem procurasse “máquinas” para auxilia-lo no seu trabalho o ajudando a ter um melhor desempenho. Com um melhor aproveitamento do trabalho e do tempo também temos sistemas e a sistematização que também de uma maneira macro ajuda o homem a se organizar e realizar o seu trabalho.
[pic 2]
MÁQUINA
O termo “máquina” significa todo mecanismo que o homem usa para execução de uma tarefa.
[pic 3]
O celular é uma máquina.
[pic 4]
O carro é uma máquina.
[pic 5]
Óculos Google Glass é uma máquina
[pic 6]
A pá também é uma máquina.
[pic 7]
A tesoura é uma máquina
Quando nos referimos a ergonomia não há distinção de máquinas complexas e simples, o importante é que este equipamento cumpra com seu propósito e esteja calibrada para seu uso.
O que é um sistema?
De uma forma geral entende-se SISTEMA por: um conjunto de elementos, materiais ou ideais, entre os quais se possa encontrar ou definir alguma relação; ou ainda, é à disposição das partes ou dos elementos de um todo, coordenados entre si, e que funcionam como estrutura organizada. (FERREIRA, 1994). “Também se define como um conjunto de elementos (ou subsistemas) que interagem entre si, com um objetivo comum e evoluem com o tempo” (BUFFA, 1972 apud IIDA, 2005).
[pic 8]
Em Ergonomia entende-se SISTEMA de uma forma semelhante: Sistema é um conjunto de objetos, que se relacionam entre si e com seus próprios atributos, que por sua vez, relacionam- se uns com os outros e com o ambiente em que existem, formando um todo. (SCHODERBEK, 1990 apud MORAES, 2010). De uma forma geral sistema é um conjunto de pessoas, máquinas e ambiente que devem se relacionar com suas próprias características e individualidades para chegar a um resultado comum.
Sistema Homem - Máquina
Um sistema homens-máquinas é uma organização cujos componentes são homens e máquinas que trabalham conjuntamente para alcançar um fim comum e estão unidos entre si por uma rede de comunicações (MONTMOLLIN, 1971apud MORAES, 2010) ® - A máquina é capaz de alta velocidade, grande precisão e muita força, e que o homem é vagaroso e libera pequenas quantidades de energia, mas é muito mais flexível e adaptável. Homem e máquina podem combinar para formar um sistema, desde que se utilize de suas respectivas qualidades. (GRANDJEAN, 1988apud MORAES, 2010) ® - A ergonomia estuda o trabalho numa perspectiva centrada no sistema (SHTM) e sempre destaca os requisitos humanos de segurança, conforto e bem-estar.
Poder misturar a flexibilidade e o poder de adaptação humana com a precisão e força de uma máquina foi poder sonhar grande. Poder realizar tarefas complexas, impossíveis de imaginar ou talvez realizar com uma precisão que poderia quase chegar a perfeição. É esta interação que buscamos.
[pic 9]
Tarefa
“Trabalho que se deve executar dentro de um prazo. Qualquer trabalho que se faz por dever ou necessidade.”
Para a ergonomia o trabalho é mais tarefa. O termo “tarefa” compreende: O objetivo a atingir os requisitos implicados, as atividades (comportamentos) realizadas, os meios utilizados, o ambiente da tarefa os seus constrangimentos (tecnológicos, físicos, ambientais, espaciais, organizacionais) e as exigências relacionadas aos padrões de rendimento.
Tarefa é a meta, o objetivo a atingir, e para executar esta tarefa são atribuídas às atividades como:
- Gestos de acionamentos
- Posturas assumidas em função da tomada de informações
- Comunicações (gestuais ou verbais)
- Deslocamentos
- Movimentação manual de materiais.
[pic 10]
[pic 11]
Sistema Homem – Tarefa – Máquina (SHTM)
Em qualquer sistema de equipamentos utilizam-se ou envolvem-se pessoas, pois esses sistemas sempre são elaborados com algum objetivo humano. A natureza essencial do envolvimento de pessoas nos sistemas refere-se a um papel ativo, interagindo com o sistema para realizar a função para qual esse sistema foi projetado.
A noção do sistema homem-máquina sempre se apresentou como um dos conceitos básicos da ergonomia, ao enfocar a interação do homem com utensílios, equipamentos, máquinas e ambientes. (MORAES E MONT´ALVÃO, 2003).
...