Ergonômicas Projeto e Desenvolvimento do Trabalho
Por: ortizmatheus • 24/9/2018 • Trabalho acadêmico • 418 Palavras (2 Páginas) • 159 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCar
EXERCÍCIO 4: BIOMECÂNICA OCUPACIONAL
Prof. Dr José Flávio Diniz Nantes
Projeto e Desenvolvimento do Trabalho
Alunos :
Luiz Ricardo Fucuda RA:727520
Matheus Ortiz de Moraes RA: 727532
São Carlos - SP, 2018
1 - Descrição da atividade indicando os motivos da má postura:
A atividade escolhida para ser analisada neste exercício foi a de cortador de tecidos para uniformes escolares e uniformes de trabalho. Onde se utiliza uma máquina com uma lâmina circular que se movimenta sobre uma mesa de média estatura (+/- 1,00 metro) sendo necessário a curvatura da coluna para fazer diversos cortes.
Além disso, esta máquina tem uma vibração muito forte e pode causar lesões graves como a Epicondilite lateral, ou mais conhecida como cotovelo de tenista.
2 - Fotos da atividade:
Tiramos fotos da máquina em si, e do tamanho da mesa, pois são esses os dois principais motivos das lesões causadas nessa profissão (tirando os acidentes de trabalho).
Segue abaixo as fotos:
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
3 - Discutir a possibilidade de lesões :
Como já falado em um dos itens anteriores, a mesa utilizada para efetuar os cortes dos tecidos é muito pequena para o tamanho do funcionário, essa diferença no tamanho faz com que o trabalhador tenha que flexionar sua coluna, e fazendo isso 8 horas e meia por dia, a chances de lesões são muito grandes.
Além disso a máquina vibra bastante, e como o funcionário tem que ficar com o braço nela por muito tempo, isso gera lesões até incomuns, como no caso da funcionária que analisamos, que tem Epicondilite Lateral (Cotovelo de tenista). Esta lesão já a afastou 4 vezes do trabalho, e hoje ela só corta os tecidos quando uma outra pessoa que foi contratada para isso não está presente.
4 - Proposta de solução para o problema identificado:
Na parte da mesa, o mais fácil seria colocar uma regulagem para todos os tipos de tamanho, assim diminuindo ou até acabando com a flexão da coluna.
Mas pensamos em outro modo para retirar tanto o problema da máquina quanto da altura da mesa, que foi fixar essa máquina na mesa (deixando apenas o funcionário escolher um ângulo de 0 a 180º), e fazer com que essa mesa se movimente em todos os sentidos e formas, como: rotação 360º, esquerda, direita, cima e baixo. Isso faria com que a pessoa pudesse até trabalhar sentada, e extinguiria o problema da vibração da máquina, e deixaria quase nulo a flexão da coluna.
...