Especificação tecnica - modelo
Por: Marco André Ribeiro • 6/10/2015 • Relatório de pesquisa • 796 Palavras (4 Páginas) • 394 Visualizações
ANEXO 01
Especificações Técnicas de materiais e equipamentos.
Itens referentes à planilha orçamentária(anexo 02)
1-SERVIÇOS PRELIMINARES
1.1-Placa da obra: Placa em aço galvanizado com dimensões de 2,00 x 1,50m que deverá conter as seguintes informações: Empreendimento, órgão contratante, área total, local da obra, construtora, responsável(eis) técnico(s) com registro CREA, nº da ART, valor total da obra, data de início da obra e prazo de conclusão da obra.
2-SERVIÇOS EM TERRA
2.1-Retirada de pavimentação em pedra: retirar pavimentação danificada utilizando processo manual em todo o trecho utilizando os equipamentos necessários para a execução deste serviço.
2.2-Aterramento apiloado: os aterros serão executados exclusivamente com terra limpa, que não seja orgânica, isenta de pedras, tocos, raízes e vestígios de fundações, devendo a mesma ser espalhada em camadas. O aterro será executado com material de empréstimo de primeira categoria em camadas sucessivas de altura máxima 20cm molhadas e apiloadas convenientemente. A espessura dessas camadas será rigorosamente controlada por meio de pontaletes. Em toda área aterrada serão feitos limpeza e o devido preparo, com remoção da capa do terreno contendo raízes e retos vegetais moles, cuja permanência seja prejudicial à estabilidade dos aterros.
2.3-Compactação: Compactação na umidade ótima, até se obter a massa específica aparente seca correspondente a 95% da massa específica aparente máxima seca do ensaio DNER-ME 129/94. O lançamento do material de aterro deverá ser feito em camadas sucessivas, em toda a largura da seção transversal, e em segmentos de extensões tais que permitam seu umedecimento ou aeração e compactação. A espessura de cada camada não deverá ultrapassar 0,20m. Na execução dos aterros, deverão ser utilizados os seguintes equipamentos: moto niveladora, trator de pneus, grade de discos, caminhão pipa, rolo compactador pé de carneiro autopropelido. Deverá ser executado o ensaio do proctor normal para determinação da umidade ótima do solo que será compactado. O ensaio DNER-ME 129/94 estabelece um método de determinação da correlação entre o teor de humidade e a massa especifica do solo seco, quando a fração do solo que passa pela peneira de 19mm é compactada nas energias normal, intermediária e modificada.
3-PAVIMENTAÇÃO
3.1-Colchão de areia para pavimentação em blocos de concreto: o colchão de areia sob os blocos sextavados deverá ser executado com areia com granulometria média ou grossa e deverá ser espalhada sobre a base existente. Sua principal função é permitir um adequado nivelamento do pavimento que será executado e distribuído uniformemente os esforços transmitidos à camada subjacente. A espessura do colchão de areia deverá variar de5 a 10cm.
3.2-Piso em bloco sextavado: as peças pré-moldadas de concreto deverão atender às exigências da norma ABNT 9781, devendo ter formado geométrico regular com dimensões 30x30cm e espessura de 8cm. Na execução, os blocos sextavados deverão ser assentados em fiadas e perpendiculares ao eixo da via, ficando a maior dimensão na direção da fiada. As faces mais uniformes dos blocos deverão ficar voltadas para cima.
4-COBERTURA
4.1-Telhamento: A cobertura será executada com telha de fibrocimento ondulada com espessura de 6mm de 2,40x1,10m sem amianco. Parafusos zincados com rosca soberba e cabeça sextavada, 5/16’’ x 110 mm. Conjunto de arruelas de vedação 5/16’’ para telhas de fibrocimento(uma arruela metálica e uma PVC - cônicas). As telhas de fibrocimento obedecerão rigorosamente às especificações. Não serão aceitas telhas com fissuras, fendilhamentos ou cantos quebrados, sendo automaticamente retirada do canteiro e providenciada sua reposição.
...