Estação BRT - Ilha do Fundão - Ecologia Geral
Por: duduchaves44 • 27/1/2016 • Relatório de pesquisa • 285 Palavras (2 Páginas) • 314 Visualizações
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola Politécnica da UFRJ
Engenharia Ambiental – Disciplina de Ecologia
Eduardo Manaia Gonçalves Chaves________________________113162333
Estação BRT – Ilha do Fundão
Este ponto apresenta diversos tipos de poluição (sonora, atmosférica, do solo e da água). Buzinas e ruídos causados pelos motores de barcos, aeronaves e veículos pesados representam os impactos sonoros. No âmbito atmosférico, a queima de lixo é a principal fonte poluidora, trazendo mau odor e destruição da camada de ozônio. O solo foi alterado recentemente pela prefeitura, fazendo com que o escoamento superficial decorrente das chuvas desemboque com força na praia, danificando as raízes das plantas e levando matéria orgânica para o mar.
É importante ressaltar que essa área, diferentemente das demais visitadas, apresenta uma aldeia de pescadores que interage diretamente com o ecossistema em questão. Não é possível afirmar que essas pessoas contribuem de forma ativa ou passiva com a degradação dessa área, mas é importante deixar claro que, por ser um ponto mais acessível e próximo dos frequentadores da ilha, esse ecossistema acaba sofrendo degradação mais facilmente. Isso foi evidenciado pela presença de cães e por fontes pontuais de poluição da água.
A principal atividade a ser desenvolvida nessa área esta ligada ao transporte/roteiros turísticos, onde os pescadores da aldeia local seriam treinados didaticamente para interagir com o público através de passeios/trilhas guiadas. Um cais seria desenvolvido para melhor organização dessas atividades. Alem disso, a moradia e a ancoragem dos barcos seria replanejada, reaproveitando barcos de pesca antigos ou com a utilização de containers para moradia. Exceto pelas dobradiças das portas e possíveis janelas, a casa-barco é biodegradável. [pic 1][pic 2]
Fonte: www.caroldaemon.blogspot.com.br
...