Estradas
Por: Fabiana Makiak Grossi • 13/4/2015 • Trabalho acadêmico • 721 Palavras (3 Páginas) • 286 Visualizações
FACULDADE ASSIS GURGACZ
LUÍS HENRIQUE CÉCERE
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Trabalho apresentado para
compor nota do primeiro bimestre
da disciplina de
Estradas, do curso de
Engenharia Civil
da Faculdade Assis Gurgacz.
Professor : Lincoln Salgado
CASCAVEL
2013
- INTRODUÇÃO
Para a execução de uma rodovia, além da concepção dos projetos e do estudo de viabilidade, devem ser executados ensaios normatizados para a obtenção dos índices físicos e químicos dos tipos de solos que servirão de base da futura estrada.
Para a maximização do conhecimento da teoria aprendida em aula, nesta aula prática será efetuado o ensaio ISC –(Índice de Suporte Califórnia) para determinarmos a resistência da amostra de solo, saturada e compactada, à compressão, segundo DNER 49/94.
- METODOLOGIA
“O ensaio pode ser realizado de duas formas: Moldando-se um corpo de prova com teor de umidade próximo ao ótimo (determinado previamente em ensaio de compactação); Moldando-se corpos de prova para o ensaio de compactação (em teores de umidade crescentes), com posterior ensaio de penetração desses mesmos corpos de prova, obtendo-se simultaneamente os parâmetros de compactação e os valores de CBR”, Geotecnia & Fundações
Para a realização do ensaio de CBR na aula prática, optamos por moldar o corpo de prova com a umidade próxima à ótima. O primeiro passo a ser realizado é o destorroamento dos grãos aglomerados da amostra e solo manualmente com o auxilio da peneira número 4, procurando tirar todas as impurezas da amostra de solo.
Depois da amostra descompactada, é necessário a montagem dos corpos de prova, que deve seguir os seguintes passos:
- Compactar no molde o material, em cinco camadas iguais de modo a se obter uma altura total de solo com aproximadamente 12,5cm após a compactação.
- Cada camada deve ser compactada com 12 golpes do soquete, distribuídas uniformemente sobre a superfície da camada, o peso do soquete é 4,5kg.
- A primeira camada é a mais importante, pois, dependendo de sua espessura, o resultado final pode ser obtido mascarado.
- Após a compactação, rasa-se o material na altura do molde, retirando o material que exceder tal altura, esse excedente servirá como porção representativa de 100g para a determinação da umidade.
- Compactam-se outros corpos-de-prova com valores crescentes teores de umidade.
- Os corpos-de-prova são imersos em água durante quatro dias.
- A umidade faz a porção de solo expandir ou compactar-se, assim é possível perceber se a amostra tem vazios de mais ou de menos.
- A penetração dos corpos-de-prova é feita numa prensa a uma velocidade constante de 0,05 pol/min.
- Traça-se a curva pressão-penetração.
O índice Califórnia é obtido, em percentagem, para cada corpo de prova.
A imagem a seguir apresenta um relatório de ensaio CBR completo:
...