Estrutura metalica
Por: amandapsmendes • 29/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.576 Palavras (7 Páginas) • 400 Visualizações
INTRODUÇÃO
As estruturas metálicas são utilizadas em larga escala ao redor do mundo e em geral tem em sua composição base, minério de ferro de carvão mineral.
Seu processo de fabricação passa pela mistura do material em natura, coqueria, sinterização, alto-forno, aciaria, lingotamento e laminação, de modo a extrair as impurezas oriundas do processo e obter uma composição altamente resistente e durável.
No Brasil, a ABNT (Associação de Normas Técnicas) tratou de normatizar o Aço Estrutural em sua composição e características, bem como definição de uso e disposições construtivas. A norma 6684:1984 é a referência para bobinas e chapas grossas de aço-carbono para uso estrutural.
As estruturas metálicas foram ganhando maior penetração na construção civil na década de 90 do século XIX, pois neste período houveram avanços importantes nas tecnologias empregadas, como métodos de cálculos e tecnologia de solda, onde iniciava-se construções em escala de pontes estaiadas, edifícios mais altos, estruturas mais resistentes, etc.
Este mercado não parou de crescer e de se desenvolver. Nos últimos 40 anos houveram significativas melhorias de qualidade relativas aos métodos construtivos, bem como métodos de cálculos baseados em estatísticas probabilística. Esse avanço pode ser notado na normatização europeia, EUROCODE, que criou um marco seguro e confiável para a construção de estruturas metálicas.
O mercado de construção civil é cada vez mais tecnológico e eficiente. Busca-se melhorias de tempo, custo e segurança para que haja resultados cada vez mais positivos. Estes fatores tem levado o mercado a um nível competição bastante interessante. As Estruturas metálicas tem papel fundamental neste cenário.
Apesar das questões envolvendo custo inerentes ao aço, que aliás são bem voláteis a medida que temos um mercado globalizado e tratamos de commodities, precificadas em mercado internacional e com cerca concentração da produção, a estruturação metálica trouxe fatores extras que em resumo podem não só trazer velocidade de produção e segurança, mas também baratear a operação para o cliente final, tendo em vista que em modo geral, são estruturas mais rápidas, porém mais caras, do ponto de vista custo direto empregado. Contudo, dependendo da finalidade da estrutura, podemos dizer que o preço final está ligado intrinsecamente a negócio em si, que pode obter vantagens ou desvantagens na operação.
ESTRUTURAS METÁLICAS
- VANTAGENS
Pode-se dizer que as vantagens decorrentes da estruturação metálicas, estão ligadas intrinsecamente a sua utilização. Logo, há vantagens que se destacam e são mais importantes na maioria dos casos.
- Utilização de vãos livres – A facilidade de segurança que se tem para vencer vãos maiores, torna um projeto com estrutura metálica mais aproveitável do ponto de vista arquitetônico. Há mais possibilidades sem perder a segurança.
- Canteiro de Obras – Há substancial melhoria na organização e usabilidade do canteiro de obra, tendo em vista que há menos resíduo, como formas e concreto, que em general dificultam a operação principalmente em locais desfavorecidos.
- Custos administrativos – A redução de custos na administração está ligado a sistemática que reduz substancialmente a quantidade de operários e controles inerentes a uma operação convencional.
- Fundações – As fundações são mais eficientes e menores, o que leva em média a redução de cerca de 30% do custo direto com as fundações, sem contar o redução sistêmico que uma estrutura menor e mais eficiente traz para o todo.
- Precisão – As edificações convencionais, estruturadas em concreto armado, tem menor precisão, enquanto a precisão metálica é milimétrica.
- Controle da execução – A execução deste tipo de estrutura é muito mais simples e fácil de controlar. Torna-se um processo contínuo com menor número de processos e com profissionais mais qualificados.
- Acidente de trabalho – Por existir maior especialização dos profissionais e materiais menos suscetíveis a manipulação direta, como concreto, formas, etc, reduz-se significativamente o número de acidentes.
- Qualidade – Verifica-se melhorias significativas em obras com este tipo de estrutura. Não só pela precisão mas também pela segurança e confiabilidade que esse processo gera.
- Flexibilidade – As estruturas são facilmente desmontadas e remontadas, sem perder a características original devido a alta resistência do material. Claro que se bem desmontando e transportado.
- Prazo – É bem mais rápido. Este fator é muito relevante na escolha por uma estrutura metálica. Isso porque o tempo pode ser um trunfo inerente ao negócio fim da edificação, sendo que pode ao final da operação, melhorias nos resultados financeiros inerentes ao negócio.
- Compatibilidade – É totalmente compatível com outras estruturas, podendo trabalhar muito bem em conjunto.
- Ambiental – O aço é reciclável, cada vez mais comercializado e reutilizado nos processos de fabricação de novos elementos estruturais.
- Controle financeiro – O Investidor que opta por uma edificação com estrutura metálica, tem menor chance de ser surpreendido com aumento de custo de execução, gerados por atrasos de matérias, mão-de-obra pouco qualificada, questões trabalhistas, de custo tributário, etc. A margem de erro é bem menor e há maior previsibilidade.
- Peças - São menores, mais leves e adaptáveis a modificação. Diferente das peças de concretos.
- DESVANTAGENS
Há poucas desvantagens em relação a estrutura convencional, porém são itens de segurança relevantes e importantes a serem tratados para que haja minimização dos efeitos.
- Corrosão – O aço é suscetível a corrosão em ambiente expostos. Isso se da devido a presença de oxigênio na atmosfera. A oxidação oriunda deste contado, faz com que os elementos percam resistência com muita facilidade e rapidez. Portanto, este tipo de estrutura deve ter tratamento que isole do contato direto ao ar livre, com produtos químicos que trabalham para evitar esse perda de resistência. Em geral os tratamentos são de jateamento abrasivo a seco, revestimento de alcatrão e carvão ou pintura dos elementos.
- Fogo – Este tipo de estrutura, quando comparado com estrutura de concreto, deixa a desejar. Os tratamentos antichamas são caros e visam melhorar o comportamento do aço a altas temperaturas.
Porém, como sabemos, o ação aceita menos temperatura e cede ao calor intenso ou fogo. Isso porque o ferro é ótimo condutor e retém bem o calor. Logo, tudo em contado com ele também cede, gerando um colapso sistêmico, com a perda de resistência.
...