Estudo Dirigido Cimento
Por: andressajc • 21/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.346 Palavras (14 Páginas) • 889 Visualizações
- Aglomerantes aéreos- após endurecidos não resistem bem quando imersos na água. Devem ser usados apenas em contato com o ar. Ex: Cal aéreo e gesso.
Aglomerantes hidráulicos- após endurecidos resistem bem na água. Ex: Cal hidráulico, cimento aluminoso e cimento Portland.
- A maioria da produção de aglomerantes libera CO2 ou seu processo de extração nas jazidas gera impacto ambiental. Para minimizar os impactos ambientais pode-se usar produtos ambientalmente sustentáveis, reutilizáveis como no caso da escória usada na fabricação do cp.
- Os quatro principais compostos no processo de fabricação do clinquer são C3S C2S C3A C4AF.
- C3S- 42 A 60% C2S-14 a 35% C3A- 6 a 13% C4AF- 5 a 10%
- C3S- A hidratação iniciasse em poucas horas, possui desprendimento de calor médio e é o maior responsável pela resistência nas primeiras idades.
C2S- a hidratação ocorre lentamente, possui desprendimento de calor baixo e é responsável pela resistência mecânica nas idades avançadas.
C3A- a hidratação é extremamente rápida, cristalizando em poucos minutos contribuindo para resistência mecânica especialmente no primeiro dia.
C4AF- hidratação rápida, possui desprendimento de calor médio, contribui muito pouco ou nada para a resistência nas primeiras idades.
- Um resfriador promove a redução da temperatura a 80 graus, a clinquerização se completa nesta etapa. O clinquer fica armazenado em silos. Junto com o clinquer adições de gesso, escória de alto forno, pozolona e o filer compõe os diversos tipos de cp. Estas substancias são estocadas separadamente antes de entrar no moinho do cimento. Depois é moído o cliquer, o gesso e mais algum aditivo que resulta no cimento que conhecemos. O cp é estocado em silos.
- Se faz a adição da gipsita após a saída do clinquer do resfriador na etapa do moinho no percentual de 1,5 a 3% para retardar o tempo de pega.
- Quanto maior a superfície especifica do cimento, mais fino, mais resistente , geram mais trabalhabilidade e coesão. Maior impermeabilidade, menor exsudação, e menor retratação, cura mais lenta gerando uniformidade na hidratação.
- Vantagem do uso das escórias no processo produtivo: geram economia no processo do cimento, consome resíduo industrial nocivo ao meio ambiente.
- CPII Z- Cimento Portland composto por pozolona. Tem em sua composição de 6 a 14% de pozolona e pode ter filer carbonatico de 0 a 10%, tem diversas possibilidades de aplicação, sendo um dos cimentos mais utilizados do Brasil, Suas propriedades atendem desde construções de concreto armado até argamassas de revestimento. Inicio de pega= 1 hora final de pega = 10horas.
- O CPIII é conhecido pelo tipo mais ecológico de cimento porque além de preservar as jazidas naturais e menor lançamento de CO2 para atmosfera, aproveita o rejeito das siderúrgicas, a escória, economizando assim energia.o CPIII comporta adições de 35 a 70% de escória e até 5% de material carbonatico e de 25 a 65 de clinquer.
- O cimento deve ser armazenado 10 cm do chão e da parede empilhados no máximo 10 sacos de altura. Assim evita a ação da umidade e permanece as características do cimento. Utilizar em no máximo 3 meses.
- Propriedades físicas do cimento.
Densidade, finura, tempo de pega, consistência da pasta de cimento, resistência e exsudação.
TEMPO DE PEGA: é o tempo necessário para o enrijecimento do cimento
RESISTENCIA: a resistência mecânica dos cimentos é expressa pela relação entre a carga de ruptura e a área da seção transversal. Em corpos de prova de 5cm de diametro e 10cm de altura.
_______________________________________________________________________________________________________ESTUDO DIRIGIDO SOBRE CIMENTO
1) Cite 2 exemplos de aglomerantes aéreos e 2 exemplos de aglomerantes hidráulicos Qual(is) a(s) diferença(s) entre os aglomerantes aéreos e os hidráulicos?
Aglomerantes aéreos gesso, cal aérea e asfalto.
Aglomerantes hidráulico cimento portland e cal hidratada.
2) Porque os processos de produção dos aglomerantes geram impacto ambiental? O que pode ser feito para minimizar os impactos negativos?
A maioria das produções dos aglomerantes libera CO2 ou seu processo de extração na jazidas gera impacto ambiental. Para minimizarmos os impactos ambientais pode-se usar produtos ambientalmente sustentáveis, reutilizáveis como no caso da escória na fabricação do cp.
3) Quais substâncias presentes nas rochas calcárias dão origem ao cimento?
Carbonato de cálcio mas as vezes tem impurezas de outros minerais como areia, argila, etc.
4) Quais são as impurezas mais freqüentes no cimento? Qual a limitação destas impurezas no cimento impostas pela ABNT?
Óxido de Potássio, Óxido de Sódio, Óxido de Titânio (TiO2 não é álcali). A limitação é de 1 a 2% para cada impureza citada.
5) Na produção do Cimento Portland na fase de sinterização, o forno atingindo cerca de 1.450ºC, é formado o clíquer, que é uma mistura granulosa de vários compostos, cujas composições químicas e respectivos nomes seguem abaixo:
Alita ou silicato tricálcico (Ca3SiO5) ou C3S;
Belita ou silicato dicálcico (Ca2SiO4), ou C2S;
Aluminato ou aluminato tricálcico (Ca3Al2O6),
Ferrita ou ferro-aluminato tetracálcico (Ca2AlFeO5).
Sobre estas fases e seus respectivos compostos diga quais são as proporções médias de cada fase no clínquer, e quais as características de cada para com a resistência final e ao tempo de pega na mistura.
Composição:
Alita de 50 a 70%. Grande responsável pela resistência da pasta em todas as idades, principalmente até o primeiro mês de cura e segunda responsável na pega.
Belita de 15 a 30%. Até o 28º dia reage lentamente. Após este tempo tem alto ganho de resistência. Principalmente no primeiro ano ou mais, por isso é muito importante no cimento. Tem baixo calor de hidratação.
Alumitato de 5 a 10 %. Muito importante para a resistência no primeiro dia. É o que mais libera
calor na primeira hidratação. Em combinação com o sulfato de cálcio dão origem a etringita. Tem pega instantânea.
Ferrita de 5 a 15%. Tem pega rápida, baixa resistência mas o óxido de ferro fixa o aluminato que melhora a resistência a águas sulfatadas.
...