Estudo Dirigido O que é manta asfáltica?
Por: michelds30 • 28/5/2022 • Trabalho acadêmico • 825 Palavras (4 Páginas) • 120 Visualizações
Manta asfáltica
Propriedades dos materiais betuminosos
O que é manta asfáltica?
A manta asfáltica ela é composta por asfalto, elastômeros, plastômeros e também polímeros para garantir sua maior durabilidade e elasticidade, composta também por vidro ou então poliéster.
Cada um desses matérias tem suas características próprias, podendo ser relacionado a resistência tanto a puncionamento ou perfuração, durabilidade, elasticidade, custo financeiro entre outros. Os polímeros adicionados ao asfalto são direcionados a resistência aos raios UV.
[pic 1]
Sistema de Impermeabilização
Como já informado no item 1 a manta é fabricada a partir da adição de diferentes polímeros, elastômeros e plastificantes ao material asfáltico tradicional. Essa mistura é moldada em uma manta que juntamente a outras substâncias como poliéster, fibra de vidro e o polietileno, com essa estrutura molecular a manta torna-se impermeabilizante, capaz de impedir a entrada de água nas estruturas protegidas.
Aplicação
Existe varias formas de manta e várias formas de aplicação, como por exemplo, mantas para dilatação térmica ou física e mantas para impermeabilização.
Um dos métodos mais comuns de aplicação de aplicação são as aderências com asfalto ou aderência com maçarico.
Aderência com asfalto
Nesse caso a manta é colocada a superfície com uso de asfalto aquecido, como na imagem a baixo.
[pic 2]
Aderência com maçarico
Nesse caso a manta é colocada no local e aquecida a uma temperatura que faz com que a mata se aderi ao substrato, como na imagem a baixo.
[pic 3]
Locais mais indicados
A manta é um sistema de impermeabilização flexível, ou seja, totalmente adaptável as superfícies sujeitas a variação de volume por vibrações ou pela dilatação térmica.
Para serem altamente resistentes ao estresse mecânico, são muitos utilizados em áreas externas de alta circulação de pessoas e objetos. Oferecem também uma grande proteção para superfície expostas a laminas d’agua, portanto são bastante utilizadas em áreas molhadas, como lajes expostas e reservatórios.
Membrana Asfáltica
As membranas asfálticas são materiais a base de CAP, elas se diferem conforme são empregados diferentes tipos de asfalto e polímeros. Essa forma de impermeabilização necessita de sucessivas demãos do material o que faz com que se forme uma membrana, o material utilizado é o asfalto derretido que é intercalado com mantas ou telas. Elas se dividem em dois grupos as que são aplicadas a quente e as que são aplicadas a frio,
Membranas asfálticas a frio: Também conhecidas como emulsão asfáltica essa forma de impermeabilização se comparada com as que são aplicadas a quente possui um tempo de cura maior, e não possui resistência mecânica necessita de um revestimento.
Membranas asfálticas a quente: Necessitam de uma certa quantidade de calor para serem aplicados, são quebradiços a baixa temperatura, possuindo pouco resistência a fadiga, não são elásticos, possuem apenas plasticidades.
[pic 4][pic 5]
Sistema de impermeabilização:
A forma de impermeabilização por meio de membranas asfálticas cria uma película superficial de aderência e com resistência a ataques químicos. A emulsão asfáltica pode ser utilizada como base para a aplicação da manta asfáltica. Os asfaltos oxidados
Aplicação:
Para a aplicação da emulsão asfáltica é necessário que a superfície em que o produto estará sujeito seja limpa, posteriormente a solução da emulsão deve ser preparada, é importante seguir os procedimentos descritos pelo fabricante na embalagem. A aplicação pode ser executada por diferentes ferramentas como brocha, rolos ou vassouras, após executado a primeira demão é necessário um intervalo de 4 à 6 horas para iniciar a segunda aplicação.
...