Estudo do Desenvolvimento da Cultura de Segurança do Trabalho em uma Empresa de Pequeno Porte
Por: rafacanal • 3/9/2016 • Trabalho acadêmico • 18.127 Palavras (73 Páginas) • 687 Visualizações
ALCILENE ALMEIDA DA VITÓRIA
RAFAELA APARECIDA DESTEFANE CANAL
TALES DE OLIVEIRA CLOSEL
ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO TRABALHO EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE DE GUARAPARI
GUARAPARI/ES - 2013
VITÓRIA, A. A.; CANAL, R.A.D.; CLOSEL, T.O. ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO TRABALHO EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE DE GUARAPARI
Trabalho de conclusão de curso apresentada ao curso de Graduação em Engenharia de Produção da Faculdade Pitágoras campus Guarapari, como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Engenharia de Produção.
Orientador: Carlos Alberto Braga Luna
FACULDADE PITÁGORAS – UNIDADE GUARAPARI
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ALCILENE ALMEIDA DA VITÓRIA
RAFAELA APARECIDA DESTEFANE CANAL
TALES DE OLIVEIRA CLOSEL
ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO TRABALHO EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE DE GUARAPARI
Guarapari/ES
Novembro/2013
VITÓRIA, Alcilene de A. CANAL, Rafaela A. D. CLOSEL, Tales de O. Estudo do Desenvolvimento da Cultura de Segurança do Trabalho em uma Empresa de Pequeno Porte de Guarapari.
Guarapari, 2013
Faculdade Pitágoras: Trabalho de Conclusão de Curso
Nós Alcilene Almeida da Vitória, Rafaela Ap. Destefane Canal e Tales de Oliveira Closel, elaboramos o presente Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO TRABALHO EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE DE GUARAPARI, apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Faculdade Pitágoras, Campus Guarapari, que, depois de qualificado e aprovado pelos membros da Banca de Avaliação, foi aceito pelo Conselho de Ensino como requisito parcial à obtenção do título de
ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO.
Guarapari/ES, Novembro de 2013.
Banca de avaliação:
________________________________________________
CARLOS ALBERTO BRAGA LUNA
Orientador - Professor Engenharia de Produção
________________________________________________
DIESTHER CAMPOS MOREIRA
Professora Engenharia de Produção
________________________________________________
KYVIA LOPES SIQUEIRA BARRETO
Coordenadora Engenharia de Produção
DEDICATÓRIA
Dedicamos este trabalho a todos os nossos familiares, amigos e colegas de profissão.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos primeiramente a Deus por ter nos dado sabedoria, aos professores pelas orientações durante o trabalho, aos representantes da empresa que nos forneceram todas as informações solicitadas para o desenvolvimento do trabalho, aos nossos familiares por entenderem as nossas ausências e a todos aqueles que contribuiram para a realização deste trabalho.
RESUMO
Desenvolver uma cultura de segurança do trabalho bem estrutura é um grande desafio para empresas de pequeno porte. Toda organização deseja um ambiente de trabalho seguro e saudável, o uso de ferramentas e metodologias adequadas podem favorecer a melhoria da segurança e saúde ocupacional sem grandes investimentos, além de contribuir com a redução dos custos e o aumento da satisfação dos trabalhadores, o que se tornará um diferencial competitivo.
A falta de comprometimento da liderança e o pouco conhecimento dos empregados geram comportamentos de riscos que consequentemente ocasionarão danos a todos os envolvidos. A negligência quanto ao cumprimento de requisitos legais e falta de investimento em informação e capacitação aumenta o risco de acidentes no local de trabalho.
Pretende-se revisar a bibliografia referente ao tema, analisar o entendimento e a utilização das normas de saúde e segurança e avaliar os benefícios gerados à empresa e aos trabalhadores através de um estudo de caso. Busca-se elucidar que a prevenção de acidentes é a forma mais coerente de reduzir custos diretos e indiretos, minimizar a perda de tempo e garantir o bem estar dos funcionários.
Com uma cultura de segurança bem disseminada e atuante, a empresa atinge patamares de excelência que a colocam a frente de seus concorrentes. A qualidade de vida, a motivação e o desempenho dos funcionários aumentam em um ambiente seguro e saudável, o que beneficia a redução de custos e aumento de produtividade e vantagem competitiva.
Palavras-chaves: cultura de segurança, saúde e segurança no trabalho, uso de ferramentas e metodologias, vantagem competitiva.
ABSTRACT
To develop a well-structured culture of workplace safety is a major challenge to small business. Every organization wants a safe and healthy work environment, the use of proper tools and appropriate methodologies can facilitate the improvement of occupational health and safety without large investments, besides contributing to the reduction of costs and increase employee satisfaction, which will become a competitive advantage.
The lack of leadership commitment and low employees’ knowledge generate risk behaviors that consequently will cause damage to all involved. The neglect to compliance with legal requirements and the lack of investment in information and training increases the risk of accidents in the workplace.
It is intended to review the literature about the topic, to analyze the understanding and use of health and safety standards and measure the benefits generated to the company and employees through a case study. Seeks to clarify that accident prevention is the most coherent way to reduce direct and indirect costs, minimize loss of time and ensure the employees’ well-being.
With a well disseminated and active safety culture, the company achieves levels of excellence that lay ahead of its competitors. The quality of life, the motivation and the employee’s performance increases in a safe and healthy environment,
...