TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATÉGIA E ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA COMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE ECAR INTERMEDIAÇÃO LTDA

Por:   •  11/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.478 Palavras (26 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 26

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATÉGIA E ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA COMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM  UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE  ECAR INTERMEDIAÇÃO LTDA

PIPA III

SÃO PAULO

2017

[pic 1]

AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATÉGIA E ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA COMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM  UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE  ECAR INTERMEDIAÇÃO LTDA

PIPA III

[pic 2]

SÃO PAULO

2017

LISTA DE FIGURAS/ILUSTRAÇÕES

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO

Esta APS – Atividades Práticas Supervisionadas – PIPA III tem o como principal objetivo, aplicar a fundamentação prática dos conceitos teóricos explorados em sala de aula na organização Ecar Intermediação LTDA onde foi analisado mediante uma visita técnica, o ambiente contextual, estratégia, estagio de desenvolvimento, organograma e se a atual estrutura organizacional da empresa atende às necessidades dos clientes e qual seria a melhor estrutura ou modelo de gestão para o desenvolvimento da organização como um todo.

Na visita técnica, tivemos uma visão primaria do ambiente contextual da organização, como funcionam os processos de cada departamento e o tipo de serviço que a organização exerce.

No trabalho será apresentado o perfil da empresa, origem da organização, natureza, ramo de atuação, porte, composição de força de trabalho, insumos, clientes e concorrentes. Na revisão contextual, serão abordadas teorias apreendidas em sala de aula e com o aprofundamento no livro de Administração – de Filipe Sobral e Alketa Peci, onde as teorias foram essenciais para o desenvolvimento do trabalho.

 

Interpretamos a estrutura organizacional e modelo de gestão de acordo com as informações colhidas na visita técnica, com base na estrutura atual, na qual serão analisados os pontos positivos e negativos, sendo que, nos pontos negativos, serão sugeridas melhorias com base nos conteúdos estudados em sala de aula.

  1. ORGANIZAÇÃO

As estruturas organizacionais buscam compreender os conceitos que levam a organização a atingir seu objetivo em questão. As Organizações possibilitam o alcance das funções administrativas de forma racional e através da disciplina acadêmica possibilitou a adequação dos meios para fins organizacionais. Definindo as quatro funções da administração – Planejamento, organização, direção e controle.

O conceito de organização pode ser dado como entidade social e como função administrativa, pois ela usa das suas funções administrativas para realizar suas metas e objetivos de forma eficaz e eficiente.

A organização distribui tarefas e recursos para os membros da empresa, respeitando o grau de poder e autonomia dos mesmos. O processo de organização abrange organizar dois processos de tomada de decisão, a diferenciação e a integração.

 A diferenciação é a divisão de tarefas para reuni-las em departamentos especializados, assim não sobrecarrega os membros da empresa e designa membros capacitados para determinadas funções, obtendo maior assertividade em seus processos.

 A integração é o oposto da diferenciação. Ela coordena diversas tarefas juntas com o objetivo de criar uma força de trabalho maior para realizar os objetivos finais da empresa. Na diferenciação o risco é de que os departamentos foquem apenas em suas áreas, com isso pode se perder a visão geral da empresa, por ser dividida em sua organização, então a integração pretende manter a empresa como um todo sem dividir, para não gerar conflitos departamentais.

  1. Estrutura organizacional

A estrutura organizacional é a maneira que a empresa organiza suas atividades com a finalidade de atingir os objetivos da mesma. É um conjunto de etapas que formam um modelo operacional das estratégias da empresa como a comunicação interna, cadeia de comando, tomada de decisão e a forma que as atividades serão designadas para os membros da empresa.

  1. Organograma.

O organograma é uma forma visual de apresentar a estrutura organizacional para os membros internos da organização.

O organograma mostra como funciona a divisão de departamentos o nível hierárquico aplicado, porém pode ocorrer de haver administradores do mesmo nível que não se encontram no mesmo patamar de autoridade e responsabilidade.

Apenas os administradores de topo podem alterar o organograma e a estrutura organizacional a ser seguido, porem, todos os gestores envolvidos são guiados por essa estrutura. A figura 2.1 é um exemplo de organograma.

Figura 2.1

[pic 3]

Na figura 2.2 é possível ver o nível hierárquico, e sua funcionalidade se baseia em dividir funções dentro desses níveis para formar a estrutura organizacional.

Os administradores de topo são responsáveis por definir o desenho da estrutura organizacional. Os Gerentes definem o desenho departamental. E os supervisores de primeira linha definem o desenho dos cargos e tarefas.

Figura2.2. [pic 4][pic 5]

NÍVEL ESTRATÉGICO

NÍVEL TÁTICO

NÍVEL OPERACIONAL

Administradores de topo

Gerentes

Supervisores de 1º linha

  1. Especialização

A especialização consiste em aprimorar o conhecimento do executor de uma tarefa para gerar mais rentabilidade sobre a mesma. Com um membro especializado a função será melhor executada, assim atingindo o objetivo de uma maneira mais ágil e eficaz. Há dois graus de especialização, a horizontal e a vertical.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com