Exercícios Gênese de Jazidas
Por: cowosk • 15/4/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 928 Palavras (4 Páginas) • 596 Visualizações
Exercícios Gênese de Jazidas – IRGD (24/03/2016)
Jeferson Monteiro
- Diferencie IGRD de Pórfiro Cu.
Em depósitos IRGD tem uma relação direta com o resfriamento de corpos intrusivos félsicos associados a granitoides do tipo-I, -S ou -A, em margens continentais antigas relacionadas a subducção. O principal tipo de mineralização distintivo são os Sheeted Veins, localizados na carapaça rúptil do pluton. Alteração fina ao redor dos veios, sendo a sericita geralmente associados ao ouro com forte relação com Bi e Te. Os fluidos magmáticos são de alta temperatura, salinidade baixa a moderada/alta e rico em dióxido de carbono.
Em depósitos porfiríticos – São importantes fontes de Cu e Mo, sendo Au e Ag fonte secundaria. Seu ambiente tectônico de formação é na zona convergente de placas, pós colisionais. Hospedados em intrusões de forma cilíndrica de composição variada entre granodioritos e quartzo monzonitos. Apresentam halo de alteração hidrotermal em torno das intrusões marcadas na zona interna potássica (filica) e nas zonas mais externas (propilítica). A mineralização de Cu-Mo-Au ocorre na zona de alteração potássica. Fluídos magmáticos são de alta temperatura, alta salinidade com pouco interação com fluido meteórico. O controle de deposição é dado pelo aumento de fO2-fH2 e abaixamento de temperatura.
- Sabendo-se que os dois principais depósitos IRGD no mundo são Fort Knox e Dublin Gulch, localizados na Tintina Gold Province (TGP), faça um breve resumo destes dois depósitos (rochas encaixantes, zonas de alteração, estilo de depósito...)
O depósito de Dublin Gulch está localizado em um stock de granodiorito localizado na Mayo suíte. A área de 600 × 400 metros (m) hospedam veios íngremes de quartzo-feldspato extensionais, com poucos centímetros de largura, contendo ouro, molibdenita, sulfossais, chumbo, bismuto, antimônio e galena. A fase de alteração inclui albita, feldspato alcalino, sericita, carbonato e clorita. Tanto o plutôn quanto os veios tem a formação em torno de 94-93 Ma.
O depósito de Fort Knox está localizado em um stock porfirítico variando de monzogranito a granodiorito, com mineralização em veios pegmatíticos primitivos, Sheeted veins Qtzo ± K-felds, e veios de quartzo de cisalhamento tardios, possui intrusões alcalinas, metaluminosas com composição variando de granidioritos a granitos. Ocorre em um extenso cinturão de plutons e stocks do Cretaceo (Suite Plut. Tombstone) A fase de alteração inclui feldspato alcalino, albita, biotita, sericita e ankerita. A datação isotópica da rocha encaixante do deposito de Fort Knox reflete tanto contribuição crustal como do manto.
- O estilo de depósito “sheetedveins” é o principal estilo dentro de um IRGD, porém outros estilos também podem ocorrer. Quais são esses estilos de depósitos? Faça um breve comentário sobre cada um deles.
Além do Sheetedveins, podem ocorrer depósitos tipo Skarns e Replacements/Breccias.
Os depósitos Skarns são formados durante o metamorfismo regional ou de contato, com uma variedade de processos metassomáticos envolvendo fluidos magmáticos, meteóricos, e / ou de origem marinha. Eles são encontrados ao lado plutons, ao longo de falhas e nas principais zonas de cisalhamento.
Nos depósitos Sheetedveins, as partes mineralizada estão hospedadas em veios de quartzo e/ou feldspato alcalino.
Os depósitos Replacements/Breccias, as brechas são substituídas pelas mineralizações.
- Correlacione a Jazida com o estilo de depósito correspondente (Obs: todas as jazidas são da Tintina Gold Province – TGP).
Jazidas Estilos de depósitos
(B) Marn A – SheetedVeins
(C) BearPaw
(B) Stepovich B - Skarns
(A) Fort Knox
(C) Scheelite Dome C – Replacements/Breccias
(B) Gil
(A) Dublin Gulch
- Faça uma breve pesquisa sobre depósitos IRGD no Brasil. Há depósitos desse modelo no Brasil ? Cite alguns exemplos e escolha um deles para fazer um resumo sobre suas características e justifique porque ele é classificado com um IRGD.
Exemplo 1: Rochas graníticas da Suíte Intrusiva Paranaíba, Província Aurífera Paleoproterozoica Juruena, setor noroeste da Província Aurífera de Alta Floresta, MT.
Exemplo 2: Granito Novo mundo, região de Peixoto de Azevedo, MT.
...