Exercícios hidrologia
Por: Camilaluansilva • 27/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 947 Palavras (4 Páginas) • 595 Visualizações
Página 1 de 4
Exercícios
Recomendações:
- O desenvolvimento das questões que envolvem cálculos deve estar demonstrado. Respostas sem desenvolvimento do raciocínio adotado não serão pontuados;
- Utilize duas casas decimais para a RESPOSTA FINAL, apenas. Atentar-se para os fatores de arredondamento. Lembrar-se que valores como exponenciais e logaritmos utilizar 5 números significativos.
- Preencher a resposta final no local indicado de cada questão.
- Assinale a alternativa correta das afirmações abaixo:
- Apenas a alternativa iv é correta;
- Todas as alternativas são verdadeiras;
- Nenhuma alternativa é verdadeira;
- Apenas alternativa i é verdadeira.
i)O método racional é um modelo hidrológico que transforma chuva em escoamento superficial.
- O método racional é restrito para grandes bacias hidrográficas.
- A intensidade da precipitação não possui relação com o período de retorno.
- O coeficiente de deflúvio não possui relação com o período de retorno.
- Assinale a alternativa correta das afirmações abaixo:
- As alternativas v, vi e vii são falsas;
- As alternativas v e vii são verdadeiras;
- Todas as alternativas são verdadeiras;
- Somente a alternativa vii é verdadeira.
- Quando a área de drenagem é heterogênea, ou seja, possui ocupação diferenciada, o coeficiente de deflúvio (runoff) deve ser calculada pela média ponderada.
- De maneira geral, solos arenosos possuem maior valor de coeficiente de deflúvio por apresentarem maior escoamento superficial e menor infiltração.
- O tempo de concentração é influenciado pelo tamanho da área (comprimento do terreno).
- A equação de Manning determina o valor da velocidade em função da declividade da bacia hidrográfica e a intensidade média da precipitação.
- Assinale a alternativa correta das afirmações abaixo:
- As alternativas x, xi e xii são verdadeiras;
- As alternativas xi e xii são falsas;
- Todas as alternativas são verdadeiras.
- A alternativa xii é falsa.
- Enchente de um rio está associado ao extravasamento d’agua do canal natural de um rio, que provoca prejuízos.
- A distribuição normal não é muito utilizada para o cálculo de vazões ou chuvas máximas ou mínimas. É mais empregada para vazões médias mensais e totais anuais.
- Os registros das vazões médias diárias durante um ano hidrológico mostram que estas não constituem um evento completamente aleatório. Em verdade, as vazões dependem de um conjunto de fatores, tais como precipitação, solo, vegetação, topografia, precipitação antecedente, temperatura, estação do ano, obras no curso d’agua, etc. Os pesos desses fatores na formação do escoamento superficial, que juntamente com a contribuição subterrânea dá a vazão do rio.
- As vazões máximas anuais por não possuírem vazões completamente aleatórias não seguem uma distribuição normal. Entretanto, se ao invés das vazões forem considerados os logaritmos de seus valores, esses aproximam-se relativamente bem da distribuição normal.
- Assinale a alternativa correta das afirmações abaixo:
- Todas as alternativas são falsas;
- As alternativas xiii e xvi são verdadeiras;
- Somente a alternativa xvi é verdadeira;
- A alternativa xv é verdadeira, apenas.
- O verdadeiro tempo de concentração pode ser determinado pelo método de Kirpich com 100% de precisão.
- Tempo de concentração é a relação entre a quantidade total de água escoada pela seção e a quantidade total de água precipitada na bacia hidrográfica.
- A vazão de engolimento da boca de lobo depende do tamanho da soleira e do raio hidráulico.
- A melhor solução para instalação de bocas de lobo é em pontos um pouco afastados a montante de cada faixa de cruzamento usada pelos pedestres junto às esquinas.
- Uma bacia hidrográfica rural, localizada no município do Rio de Janeiro (utilize a equação de chuva do município de Rio de Janeiro i = (99,154T0,217) / (t + 26)1,15, é constituída por duas áreas ocupadas por coberturas distintas, figura a seguir. A área (A1) com 4,2 km2 é ocupada pela cultura da soja plantada em curvas de nível com terraceamento, com plano de escoamento da área com comprimento máximo de 200m, declividade média de 2,5%, e coeficiente de deflúvio C1 = (Consultar tabela: terras cultivadas em solo argiloso a 7% de declividade). A área (A2) com 3,7 km2 é ocupada por área rural em estado de pousio, plano de escoamento da área com comprimento máximo de 150 m, declividade média de 2%, e coeficiente de deflúvio C2 = (Consultar tabela: terras cultivadas em solo arenoso a 4% de declividade). Sabendo-se que o talvegue (utilizar como canal gramado para passagem da água) possui comprimento total de 10 km, e inclinação média de 1,5%. Determinar as vazões de pico nas seções (S1) e (S2) para um período de retorno de 10 anos. Utilizar o método racional. E utilizar o método cinemático para determinação da velocidade.
[pic 2][pic 3][pic 4]
Q1: _____________________
Q2: ______________________
- A partir da série abaixo de 5 anos de observação para o posto fluviométrico de Jaboticabal. Calcule as vazões prováveis de enchentes para os seguintes tempos de recorrência: 20 e 500 anos. Utilizar o método log-normal.
Ano | Q (m3/s) | Ano | Q (m3/s) |
2000 | 12,9 | 2003 | 33,74 |
2001 | 40,96 | 2004 | 43,16 |
2002 | 45,25 |
Q 20 anos: ___________________
Q500 anos: ___________________
- Determine o diâmetro, a velocidade de escoamento e o tempo de concentração (Método cinemático) para uma tubulação de concreto com n = 0,014, vazão de 6 m3/s e declividade = 0,007 m/m, na galeria de 270 m de comprimento. Considerando que a seção será quadrada, projetada para funcionamento com altura da lâmina líquida a 75%.
diâmetro = _____________
velocidade = _____________
Tc = ___________________
FÓRMULAS:
Tc = L / 60 V
V = k S0,5 (Métodocinemático)
V = (R2/3 S0,5) / n
Q = V A
Q = (R2/3 S0,5) A / n
K = R2/3 / n
V = 4,9178 S0,5 (Áreanãopavimentada – método NRCS, 1972)
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com