Relatório Técnico de Pesquisa da disciplina Gestão e Inovação da Tecnologia do curso de Engenharia de Produção
Por: Stefania09 • 26/8/2018 • Trabalho acadêmico • 4.478 Palavras (18 Páginas) • 248 Visualizações
FRANQUIAS - CCAA
FRAQUIAS - CCAA
Relatório Técnico de Pesquisa da disciplina Gestão e Inovação da Tecnologia do curso de Engenharia de Produção
Coronel Fabriciano
2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 4
3. DESCRIÇÃO 5
3.1 CCAA 5
3.2 MERCADO 5
4. ANALISES DETALHADAS 6
4.1 ANÁLISE DE VIABILIDADE 6
4.2 SISTEMA OPERACIONAL DA REDE 7
4.3 LOGÍSTICA DE DISTIBUIÇÃO 7
4.4 UNIDADES PRÓPRIAS E UNIDADES FRANQUEADAS 7
4.5 ESTRUTURA INTERNA PARA GESTÃO DA REDE 8
4.6 GESTÃO DE PESSOAS 8
4.7 PLANO DE MARKETING 8
4.8 POSICIONAMENTO DA MARCA 9
4.9 EXPERIÊNCIA DO FRANQUEADOR E O SUPORTE OFERECIDO 9
4.10 PONTO DE VISTA DE FRANQUEADOS ATUAIS E DE EX-FRANQUEADOS 10
4.11 SAÚDE FINANCEIRA DA FRANQUIA E O CUMPRIMENTO ÀS LEIS 10
4.12. INVESTIMENTO A SER REALIZADO 10
5. 10
6. CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
Franquia é o segmento de mercado que se caracteriza pela expansão de filiais, em modelo de clonagem. Apresenta características de padronização, por isso o franqueado não precisa conhecer a fundo o ramo de negócio.
Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.( http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8955.htm)
O sistema de franquias é um dos melhores e mais eficiente método para proporcionar ao empreendedor poderosas ferramentas de gestão, além do franqueado dono de seu negócio, seja visto e respeitado como possuidores de seu grande negócio.
O franqueador deve se preocupar com a análise de mercado, público alvo, aceitação do produto/serviço, entre outros. O franqueado deve passar por uma seleção por parte do franqueador.
OBJETIVOS
• Realizar um estudo de caso sobre uma franquia, observando os critérios fundamentais que devem ser avalizados, antes de adquirir a franquia.
• Realizar também uma análise dos conhecimentos e tecnologias que podem ser adquiridos em uma rede de franquia.
DESCRIÇÃO
3.1 CCAA
Com mais de 50 anos de experiência no segmento de ensino de idiomas, o CCAA tem mérito de excelência no ensino de idiomas. Fundada por Waldir Lima em 1961 no estado do Rio de Janeiro, o CCAA é pioneiro em usar TV e videocassete como recursos integrados à sua metodologia, com método audiovisual exclusivo.
Obedecendo a um critério rigoroso na metodologia, nas pesquisas e no desenvolvimento e produção dos materiais didáticos é criada a Waldir Lima Editora para produção e aperfeiçoamento dos novos materiais didáticos objetivos permanentes para alunos do CCAA. Em busca de melhorias e inovação na metodologia de ensino e na internacionalização da franquia, em 1991, é criado nos Estados Unidos o CCLS (Cultural Center for Language Studies), que atua como escola de idiomas e centro de desenvolvimento de pesquisas. O CCAA veem estes investimentos como pontos chaves para tornar o aprendizado de idiomas muito mais fácil, lúdico e oferecendo o melhor padrão de qualidade.
Por meio de um exclusivo sistema de ensino, atualmente centenas de empresas, instituições de ensino superior e escolas de educação formal, desde a educação infantil até o ensino médio, fazem uso do método de ensino do CCAA, com materiais especialmente elaborados pela editora Waldir Lima. Com isso, a franquia conta hoje com cerca de 800 unidades espalhadas pelo Brasil, com mais de 210 mil alunos em todo o mundo.
O CCAA preza como compromisso contribuir para o fortalecimento intelectual e emocional dos alunos, tornando extremamente simples a comunicação deles com pessoas de todas as partes do mundo, através do ensino efetivo de idiomas por método próprio, original e inovador, capaz de fazer do aprendizado uma experiência única e prazerosa.
3.2 MERCADO
O segmento Educação e Treinamento, formado também por franquias de ensino de línguas estrangeiras, foi um dos que mais se destacou em 2015 apresentando crescimento de 10 a 15% nos últimos três anos, de acordo com a ABF – Associação Brasileira de Franchising, sendo contrario a esse período em que só se falou em crise.
Esse mercado é formado por redes de escolas privadas através do sistema de franquias. O curso mais popular no Brasil é o de inglês, seguido do espanhol. O segmento de ensino de idiomas tem seu crescimento impulsionado principalmente pelo interesse da classe média em aprender uma segunda língua, pelo aumento da renda familiar e pela crescente demanda do mercado de trabalho por profissionais com nível de proficiência em inglês. Este último pode ser observado através dos eventos mundialmente conhecidos, Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas no Rio de Janeiro 2016, que detêm sede no Brasil. “Como o país tem sido o palco para muitos eventos conhecidos pelo mundo todo, o Brasil acabou sendo um dos principais destinos para os turistas, fazendo com que as empresas buscassem cada vez mais profissionais com inglês fluente”, diz o CEO da rede.
...