FACULDADE PITÁGORAS – CAMPUS HORTO
Por: Bruno Emenegildo • 8/5/2019 • Relatório de pesquisa • 1.891 Palavras (8 Páginas) • 153 Visualizações
FACULDADE PITÁGORAS – CAMPUS HORTO
Bruno Vinícius Coelho Emenegild
Augusto Barros Bastos de Paula
Diego Andrade de Oliveira
Iago Henrique da Silva
Luiz Eduardo de Souza
METALOGRAFIA E ANÁLISE MICROESTRUTURAL:
LIGAS DE AÇO
Aços: SAE 1020 / SAE 1045 / e Ferros Fundidos:
Cinzento e Nodular
IPATINGA/MG, 2018
Bruno Vinícius Coelho Emenegildo
Augusto Barros Bastos de Paula
Diego Andrade de Oliveira
Iago Henrique da Silva
Luiz Eduardo de Souza
ANÁLISE MICROESTRUTURAL:
LIGAS DE AÇO
Relatório, solicitado pelo professor Willian Soares Pires, referente à matéria de Ciências dos Materiais, 3° período do curso de Engenharia Mecânica.
IPATINGA / MG, 2018
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVO 5
3. MATERIAIS 6
4. PRÁTICA 7
4.1 PROCEDIMENTOS 7
4.2 PREPARAÇÃO 7
4.3 ANÁLISES 8
5. CONCLUSÃO 16
6. ANEXOS 17
7. REFERÊNCIAS 18
ÍNDICE DE FIGURAS DOS ANEXOS
Figura 1 - Soluções de Alumina 6
Figura 2 – Máquina usada para embutimento 6
Figura 3 - Alunos no processo de polimento 6
Figura 4 – Amostra no microscópio 6
1. INTRODUÇÃO
Para se observar, entender e distinguir os metais e suas propriedades é necessário auxílio de equipamentos especiais como microscópios, por exemplo, pois a olho nu não temos a capacidade de notar essas características tão distintas dos metais e suas particularidades, sendo assim empregado a Metalografia que é o estudo das características estruturais ou da constituição dos metais e suas ligas, para compará-los a suas propriedades químicas, físicas e mecânicas.
A Metalografia surgiu em 1863 a partir de um trabalho pioneiro de Henry C. Sorbi(1826-1908) que revelou pela primeira vez uma estrutura de um aço SAE 1020 ao microscópio e a partir daí ele estabeleceu normas técnicas para a obtenção de microestruturas metalográficas como: Análise da situação/problema, preparação de um corpo de prova que seja plano e polido, ataques químicos, exames microscópicos e analise dos resultados seguido de registro do experimento como fotografias, filmes relatórios e etc.
2. OBJETIVO
Este relatório prático tem como o objetivo fazer análise das microestruturas de aço de baixo teor de carbono, médio e ligado ao cromo, através de lixamento e ataque químico de amostra de diversas ligas de aço e análise através do microscópio assim como as normas técnicas elaboradas por Henry C. Scorbi(1826-1908).
3. MATERIAIS
• 3 amostras de aço SAE ( 1020, 1045 laminado e temperado, e Ferro Fundido).
• Pinça
• Água
• Pipeta de Pasteur
• Solução de Nital 3%
• Lixas com abrasivos de carbeto de Silício de granas 320, 400, 500, 600 e 1200.
• Pano de polimento metalográfico (1- 0,3 µ)
• Solução de Alumina
• Secador á frio
• Microscópio
4. PRÁTICA
4.1 PROCEDIMENTOS
O técnico do laboratório conduziu a prática, orientando sobre os materiais presentes no laboratório e quanto à segurança devido a utilização do ácido no ataque químico que será feito nas amostras.
A) Amostras se encontravam já cortadas, embutidas e tratadas termicamente.
B) Todas as amostras foram lixadas com a finalidade de remoção de defeitos que dificultariam a observância dos grãos no microscópio óptico. Etapa longa e minuciosa neste processo metalográfico, cada material ficou em média 12 minutos em cada uma das cinco lixadeiras. Utilizou-se lixas com abrasivos de Carbeto de Silício de granas 320, 400, 500, 600 e 1200 nesta respectiva ordem.
C) Em um disco giratório realizou-se o polimento, onde após a finalização do processo realizou-se a secagem á frio. As amostras apresentaram aspectos espelhados e lustrosos sem nenhum defeito aparente a olho nu.
D) Para finalizar foi realizado o ataque químico com o objetivo de revelar os microconstituintes da amostra. Foi gotejado com a Pipeta de Pasteur uma solução de Nital 3% (Álcool Etílico + Ácido Nítrico), em sequência com uma pinça lavou-se em água corrente as amostras para a retirada do ácido e após a lavagem utilizou-se um secador á frio para realizar a secagem das amostras e deixa-las preparadas para as análises no microscópio.
4.2 PREPARAÇÃO
Foi apresentado pelo professor, uma aula inicial, discutindo a parte teórica da formação de microestruturas para diversos tipos de ligas de aço.
As
...