TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Por:   •  4/11/2017  •  Resenha  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Estácio de Sá
MBA – Gestão de Projetos
FUNDAMENTOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS





FICHAMENTO – PROJETO GOOGLE OXYGEN



[pic 1]

[pic 2]

Duque de Caxias – RJ
2017



Universidade Estácio de Sá
MBA – Gestão de Projetos
FUNDAMENTOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS




FICHAMENTO – PROJETO GOOGLE OXYGEN



[pic 3][pic 4]

[pic 5]

Duque de Caxias – RJ
2017

  1. Projeto Oxigênio do Google: Os gerentes são importantes?

           O trabalho dos autores David A. Garden, Alison Wagonfeld e Liz Kind consiste em apresentar as etapas do processo de criação e implementação do projeto da empresa Google, nomeado como: Projeto Oxigênio. Os autores iniciaram o artigo partindo do ponto de vista do vice-presidente da empresa, Prasad Setty, que em novembro de 2012 demonstrava sua satisfação com os resultados obtidos com o projeto e o que ele poderia esperar do futuro, e quais melhorias deveriam ser implementadas no projeto Oxigênio.

            Esse projeto consistia em analisar e qualificar oito atributos principais que indicavam a qualidade de um gerente de sucesso, dentro da empresa. No artigo, após a elucidação em tempo presente, do vice-presidente da Google, os autores iniciam uma explanação sobre a origem da empresa Google, até chegar de fato, na necessidade que a empresa teve em elaborar o projeto em questão.

           A Google foi funfada em 1998 por Sergey Brin e Larry Page, que eram dois estudantes do doutorado de ciências da computação na Universidade de Stanford. Eles desenvolveram algorítimos que classificavam os resultados de busca na internet. O artigo demonstra que a evolução financeira da empresa foi rápida atingindo em apenas um ano a quantia de $26 milhões com investidores, chegando ao valor  de mercado de $37 bilhões, em 2011, após a abertura de capital na bolsa de valores a partir do ano de 2004. Em 2012, o preço das ações da empresa chegaram a marca de $698,37, resultando em um valor de mercado de $250 bilhões

             Partindo do breve histórico da empresa, os autores demonstraram como era a organização e cultura da empresa. Os funcionários do Google eram divididos em três grupos funcionais básicos: engenharia, organização global de negócios (vendas) e geral e administrativo. A empresa possuía uma cultura dominada por engenheiros, tendo como base a filosofia de que as boas idéias eram celebradas e a autoridade era derivada do respeito ao próximo.

              Ao tratar de operações de pessoal, os autores citam a contratação do executivo Bock, em 2006, que desenvolveu o termo “operações de pessoal”, que foi aplicado ao programa de rastreamento de dados de funcionários que visava obter, não apenas o nível correto de salário e os benefícios, mas também detalhes triviais das rotinas e do ambiente de trabalho dos seus funcionários. O programa Operações de Pessoal ajudava a executar o processo de revisão de desempenho, que incluia um feedback regular para gerentes e revisões anuais de 360°.

             O artigo demonstra que essa cultura da empresa passou a ser alterada com a chegada de Setty, contratado em 2007, que implementou um novo programa, denominado “ análises de pessoal”. Anteriormente tinha-se que todas as decisões de pessoal deveriam ser feitas com base em dados, e alterou para que todas as decisões de pessoal deveriam ser informadas por dados e análises. Setty desenvolveu a equipe de análises com doutores que trouxeram metodologias rigorosas de pesquisa para  empresa. Estes membros do grupo de análise formaram uma pequena equipe chamada o Laboratório de Pessoal e Inovação (PiLab), cujo objetivo era abordar questões relacionadas ao bem estar e a produtividade dos funcionários do Google.

              Após a exposição dos projetos antecessores ao projeto Oxigênio, onde o artigo demonstra brevemente a evolução no processo e porque as brechas e falhas dos projetos anteriores levaram a criação do projeto Oxigênio. A origem do nome vem da cultura da empresa de atribuir um elemento químico ao nome de cada projeto. O nome Oxigênio se dá devido a idéia de que, ter um bom gerente é essencial, como respirar, e tendo gerentes cada vez melhores, traria os mesmos benefícios de respirar ar puro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (127.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com