FUNDAÇÕES PROFUNDAS DE ESTACAS PRÉ-MOLDADAS
Por: Augusto Machado • 28/11/2016 • Trabalho acadêmico • 4.622 Palavras (19 Páginas) • 520 Visualizações
UNEMAT – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA
TÉCNICAS CONSTRUTIVAS
ENGENHARIA CIVIL
FUNDAÇÕES PROFUNDAS DE ESTACAS PRÉ-MOLDADAS
Acadêmicos:
ALANA COSTA
AUGUSTO MACHADO
ALAHN MORAIS
DOUGLAS GONÇALVES
HEITOR FELICIO GARCIA
HEITOR FERRARINI
PABLO SUNIGA
RAMIR RAEL
SORRAILY GONÇALVES DE SOUSA
Prof. MARCELO FILGUEIRAS GUIMARÃES
SETEMBRO 2015
UNEMAT – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA
TÉCNICAS CONSTRUTIVAS
ENGENHARIA CIVIL
FUNDAÇÕES PROFUNDAS DE ESTACAS PRÉ-MOLDADAS
Acadêmicos:
ALANA COSTA
AUGUSTO MACHADO
ALAHN MORAIS
DOUGLAS GONÇALVES
HEITOR FELICIO GARCIA
HEITOR FERRARINI
PABLO SUNIGA
RAMIR RAEL
SORRAILY GONÇALVES DE SOUSA
Prof. MARCELO FILGUEIRAS GUIMARÃES
Trabalho apresentado para a aquisição de nota da disciplina de Técnicas Construtivas, ministrada pela professor Marcelo Filgueiras Guimarães designado a turma de Engenharia Civil.
SETEMBRO 2015
RESUMO
Fundações são estruturas invisíveis, no entanto de extrema importância para a durabilidade da estrutura, sendo necessário ser muito bem calculadas e alocadas para suportar e transmitir os esforços ao solo. Existem diversos tipos de fundações e execuções da mesma, sendo divididas em profundas e rasas, sendo a primeira utilizada para solos pouco resistentes e o segundo para solos mais estáveis e estruturas com carregamentos menores. Dentro dos diversos tipos destaca-se as estacas pela sua praticidade e rapidez na execução, além do rigoroso controle de qualidade quando pré-moldadas, características que fazem com que este tipo de fundações seja um dos mais utilizados no mundo da construção civil.
PALAVRAS CHAVE: Fundações.Elemento Estrutural. Estaca. Pré-moldadas.
INTRODUÇÃO
Geralmente as fundações não estão na lista de prioridades do consumidor, entretanto deve ser prioridade para o Engenheiro. Devendo ser muito bem calculadas e alocadas, pois trata-se de um elemento estrutural, que é responsável por suportar toda a estrutura da construção e os carregamentos presentes nela e distribuí-los no solo, além de garantir as condições de estabilidade e conservação estética.
Existem diversos tipos de fundações e cabe ao profissional analisar a melhor para determinado tipo de carregamento e esforços, buscando satisfazer algumas condições como segurança a ruptura, não oferecer riscos a fundações de estruturas vizinhas e atender aos aspectos econômicos.
Busca-se no presente artigo apresentar um dos mais utilizados tipos de fundação profunda, as estacas, dando uma ênfase maior as pré-moldadas. As fundações profundas são utilizadas quando os solos não apresentam capacidade de suportar elevados carregamentos, exigindo assim maiores profundidades, buscando solos mais firmes e adequados, as estacas são uma excelente opção.
As estacas são elementos executados por inteiro através de equipamento ou ferramenta sem que haja a necessidade de nenhum funcionário tenha que descer até sua base, sendo geralmente cravadas no solo por percussão, prensagem ou vibração.
As estacas pré-moldadas assim como todo e qualquer elemento construtivo estão submetidas as especificidades descritas nas NBR’s, além de possuir um rigoroso sistema de controle de qualidade, fazendo assim com que as mesmas se tornem um dos mais usados tipos de fundações profundas, podendo ser de concreto, madeira e aço.
Este trabalho tem por objetivo apresentar os tipos de estacas pré-moldadas assim como de suas vantagens e desvantagens, além de caracterizá-las.
FUNDAÇÕES PROFUNDAS DE ESTACAS PRÉ-MOLDADAS
1. IMPORTÂNCIA DAS FUNDAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL
O setor da construção civil sempre se destacou mundialmente pelos seus diversos desafios e evoluções. Em busca de construções inovadoras, além de seguras e com rápida execução, é que o mercado se destaca em diversas áreas, tanto em tecnologia, sustentabilidade, economicamente, além de sempre oferecer estruturas adequadas para cada região, levando em conta suas limitações.
Em qualquer obra que o profissional da construção civil liderar, é necessário que haja uma série de pesquisas e planejamentos antes que a execução aconteça, para isso é preciso conhecer a região, seu tipo de solo, as fundações que este solicita, as condições climáticas local, qual o tipo de construção que pode ser realizada, sempre respeitando o ambiente natural e as condições impostas pela cidade.
O sucesso das edificações após finalizadas, dependem de várias etapas no decorrer de sua execução. Entretanto, o processo das fundações se destacam por ser a base da obra. Caso não seja realizado de maneira correta e com qualidade, é fato que irá comprometer o imóvel, podendo causar danos irreparáveis, em alguns casos a edificação pode ser comprometida com trincas, rachaduras, e até mesmo a demolição completa da edificação.
De acordo com o gerente operacional da Nacional Fundações Jorge Omar Pinto (2015), a fundação é responsável por suportar e distribuir o peso e os esforços gerados pela edificação no solo. Logo, deve se atentar, pois dificilmente pode ser identificado um erro de execução no momento em que as tarefas estão sendo realizadas ou após a execução, pois são elementos construtivos que ficam soterrados e não são visíveis. Tais erros serão descobertos apenas quando a edificação refleti-los, na maioria dos casos a reparação é extremamente cara ou inviável.
2. TIPOS DE FUNDAÇÕES
As fundações podem ser definidas como um elemento estrutural, com a função de transmitir a carga da estrutura ao solo, sem que haja rupturas no próprio elemento de ligação ou no solo, cujos recalques (assentamentos) possam ser absorvidos pelo conjunto estrutural, sem causar danos.
Há diversos tipos de fundações, para escolher a ideal deve-se considerar a geologia do local, com estudos prévios saberá se o subsolo é adequado, quais fundações são adequadas e quais não são, estabelecendo assim a mais viável, além de fornecer informações importantes para sua execução e orçamento, como a utilização dos equipamentos, quantidade de mão de obra, entre outros.
...