A fiscalização da construção de estacas moldadas no terreno. O caso do edifício do BESA no Lobito
Por: cusco • 21/5/2015 • Artigo • 4.903 Palavras (20 Páginas) • 368 Visualizações
O isolamento sonoro proporcionado por elementos de sombreamento em fachadas de edifícios
Jorge E. Matos
jorge.matos@unipiaget-angola.org
Campus do ISP Jean Piaget
Bairro da Graça
Benguela
Resumo
Na maior parte dos países industrializados existe legislação sobre acústica ambientar, industrial e de edifícios. O objectivo desta legislação é a protecção dos seus habitantes uma vez que é sabido que o ruído em excesso é causa de distúrbios físicos e emocionais no ser humano. No caso da acústica de edifícios há já alguns anos que se conhecem as características acústicas dos materiais de construção normalmente utilizados, incluindo o vidro, que é o principal material de janelas e outros vãos de fachada. O que não se conhecia era o efeito que os vários dispositivos de sombreamento normalmente utilizados nas fachadas tinham sobre a resistência da mesma á penetração do ruido.
Esta comunicação apresenta os resultados de ensaios feitos em laboratório acústico da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (construído segundo as normas internacionais) em dois vãos de janela, com áreas de 1 e 2 m2, abertos numa parede dupla de alvenaria de tijolo, rebocada com argamassa de cimento de ambos os lados e com vários tipos de sistemas de sombreamento, colocados à vez. Com estes resultados foi possível melhorar a previsão matemática do isolamento sonoro das fachadas.
Palavras-chave: Acústica de Edifícios; Isolamento Sonoro; Fachadas
Abstract
In most industrialized countries there are laws on environmental, industrial and buildings acoustics. The purpose of this legislation is to protect the inhabitants since it is known that noise in excess is the cause of physical and emotional disorders in humans. In the case of building acoustics for some years now there are known the acoustic characteristics of building materials normally used, including glass, which is the main material for windows and other openings in the facade. What was not known was the fact that the various shading devices normally used in facades had about their acoustic strength to noise penetration.
This paper presents the tests results done on the acoustic laboratory of the Faculty of Engineering of University of Porto (built according to international standards) in two window openings with areas of 1 and 2 m2, opened in a masonry brick double-wall, plastered with cement mortar on both sides and with different types of shading systems, placed at once. With these results it was possible to improve the mathematical prediction of sound insulation on facades.
Keywords: Building acoustics, sound isolation, facades, windows
1. INTRODUÇÃO
Existem numerosos estudos que demonstram que o excesso de ruido afecta a saúde mental do ser humano [OMS,1999]. Em 1972, no Congresso do Meio Ambiente organizado pelas Nações Unidas em Estocolmo, o ruído foi pela primeira vez considerado um agente contaminante Frees, 2006. Actualmente o ruído é considerado uma forma importante de contaminação ambiental e uma clara manifestação de má qualidade de vida. As consequências negativas da contaminação acústica ambiental, tanto de ordem fisiológica como de ordem psicológica, afectam cada vez maior numero de pessoas em particular os habitantes das grandes cidades. Por essa razão, os países mais industrializados desenvolveram mecanismos para proteger o ser humano aos elevados níveis de ruído que por vezes este está sujeito, seja no seu período de trabalho, seja nos seus períodos de descanso - incluindo quando este se encontra dentro de sua própria casa. Um desses mecanismos foi o aparecimento de leis, com o intuito de minimizar a exposição do ser humano aos ruídos ambiental, industrial e laboral; outro mecanismo foi a obrigatoriedade de se realizar um levantamento do estado ruidoso das cidades – mapas de ruído - de modo a permitir ás autoridades ambientais estudar soluções adequadas para minimizar o ruido e assim melhorar o nível de vida das populações.
Um mapa de ruído é uma representação dos níveis de ruido existentes numa zona sobre uma base cartográfica. Pode elaborar-se com base em medições de campo, mediante modelização da propagação do ruído ou combinando ambas as metodologias. A escolha da metodologia a usar dependerá do objectivo do estudo, das características das fontes de ruído e da zona a estudar y também da informação disponível. Na figura 1 pode ver-se um exemplo de um mapa de ruído.
Na posse dos mapas de ruido das cidades, as autoridades municipais passaram a exigir que os projectistas dos edifícios entregassem para aprovação e verificação destas um Projecto Acústico, tal como entregam um projecto de Arquitectura, de Estabilidade, de Águas e Saneamento, etc. O objectivo do Projecto Acústico de um edifício é o de garantir que as pessoas no interior das suas habitações não sejam incomodadas, quer pelo ruido ambiental exterior, quer pelo ruído produzido no interior desse mesmo edifício.
No seguimento da criação de toda a legislação sobre o ruído houve necessidade de adaptar os edifícios existentes e de construir os novos, de acordo com o legalmente estabelecido e de modo a resistirem á pressão acústica cada vez mais elevada nas grandes cidades, permitindo assim o descanso de quem se acolhe no interior da sua habitação.
A Organização Mundial de Saúde, [OMS,1999] recomenda por exemplo que nos quartos de dormir, seja numa habitação, seja em hotéis ou hospitais, o nível sonoro não deve ser superior a 30 dB(A); em salas de aula (sem alunos) o nível sonoro não deve ser superior a 35 dB(A) para garantir uma boa concentração e percepção do discurso do professor; no exterior (na rua) o ruido ambiente não deve ser superior a 55 dB(A). Os países foram estabelecendo a sua legislação com base nestas directivas da OMS, sendo uns mais permissivos e outros mais exigentes, ou seja aproximando-se mais ou menos destes valores. Na Tabela 1 pode ver-se a diferença entre o isolamento sonoro exigido por alguns países europeus, entre dois apartamentos ou casas com paredes meias.
O que fazer então quando por um lado se sabe que um quarto de dormir deve ter um nível sonoro de 30 dB(A) e no exterior existe um nível sonoro de 70 ou 80 dB(A)? É necessário garantir (através do projecto) que a envolvente
...