TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDIÇÃO MECANICA

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.651 Palavras (11 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA – CAMPUS SWIFT

ANDRÉ LUIZ GOMES LIMA – B8288E-3

BRUNO RICHARD SOUZA – B81JHI-0

EDUARDO HENRIQUE CIA SILVA – B689AF-7

KELVIN DAVIS RAPOSO DE MEDEIROS – B94814-0

LUCAS OLIVEIRA DOS SANTOS – B70GGE-1

FUNDIÇÃO MECÃNICA – TIPOS DE FUNDIÇÃO

[pic 1]

BRUNO SOUZA

ANDRÉ LUIZ GOMES LIMA – B8288E-3

BRUNO RICHARD SOUZA – B81JHI-0

EDUARDO HENRIQUE CIA SILVA – B689AF-7

KELVIN DAVIS RAPOSO DE MEDEIROS – B94814-0

LUCAS OLIVEIRA DOS SANTOS – B70GGE-1

FUNDIÇÃO MECÃNICA – TIPOS DE FUNDIÇÃO

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        ENERGIA EÓLICA        

3.        BIOMASSA        

3.1.        VANTAGENS        

4.        ENERGIA SOLAR        

4.1.        VANTAGENS        

4.2.        DESVANTAGENS        

5.        MAREMOTRIZ        

6.        ENERGIA GEOTÉRMICA        

7.        REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        


  1. LISTA DE FIGURAS

        Nesse trabalho abordamos uma questão importante e preocupante nos dias atuais, fontes renováveis de energia. Não há como imaginar a sociedade contemporânea sem energia, visto que esta é de suma importante em todas as áreas em suas diferentes formas (inércia, térmica, elétrica, etc.). Uma das fontes de energia que utilizamos e terá que ser substituída por uma renovável em algum momento é a proveniente do petróleo (combustíveis fósseis) pois é finita e grandemente para o transporte e em diversas outras máquinas que também tem suas aplicações em grandes áreas, como escavações, construções, aviões,navios, submarinos, etc. Já podemos ver essas  tentativas de substituição, no caso do transporte térreo, por baterias e biodiesel. Abordaremos 5 diferentes meios de se obter energia elétrica através de fontes renováveis, ou seja, que são naturalmente repostas.


  1. LISTA DE TABELAS

A energia eólica é obtida através do movimento das correntes de ar que circulam na atmosfera, é uma abundante fonte de energia, renovável, limpa e disponível em todos os lugares. A geração de energia elétrica ou mecânica que é obtida se dá através dos ventos pela conversão da energia cinética  de translação pela energia cinética de rotação através do emprego de turbinas eólicas (aero geradores). Os Aero geradores precisam estar agrupados em parques eólicos, concentrações de aero geradores, necessários para que a produção de energia se torne rentável, mas podem ser usados isoladamente, para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão.

A energia eólica é uma das mais promissoras fontes naturais de energia, e possui muitas vantagens, porque é renovável, ou seja, não se esgota, é limpa, amplamente distribuída globalmente e, se utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis auxilia na redução do efeito estufa.

Em 2009 a capacidade mundial de geração de energia elétrica através da energia eólica foi de aproximadamente 158 giga watts (GW), o suficiente para abastecer as necessidades básicas de dois países como o Brasil. Para se ter uma ideia da magnitude da expansão desse tipo de energia no mundo, em 2007 a capacidade mundial foi de cerca de 59 GW e, em 2008, 120 GW. Ate 2005 a Alemanha liderava o ranking dos países em produção de energia através de fonte eólica, mas em 2008 foi ultrapassada pelo EUA que hoje fica atrás da China que produzindo cerca de 67 MW lidera o ranking desde de 2010.

O Brasil atualmente é o pais da América Latina que mais utiliza a fonte eólica para se obter energia elétrica, mesmo utilizando 1% do seu potencial. Segundo Atlas do Potencial Eólico Brasileiro, publicado pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica da Eletrobrás, o território brasileiro tem capacidade para gerar até 140 giga watts, mas atualmente a capacidade instalada é de 1 GW.

O maior centro de geração de energia eólica do país é o complexo eólico Alto Sertão I, situado na Bahia, com capacidade de gerar até 300 MW, seguido do Parque eólico de Osório, localizado no Rio Grande do Sul, com a capacidade de gerar até 150 MW.

A produção de energia elétrica através de energia eólica tem várias vantagens das quais podemos ressaltar as principais.

É uma fonte renovável, não emite gases de efeito estufa, gases poluentes e nem gera resíduos na sua operação, o que a torna uma fonte de energia de baixíssimo impacto ambiental e parques eólicos são compatíveis com os outros usos do terreno como a agricultura ou pecuária. O grande potencial eólico no mundo aliado com a possibilidade de gerar energia em larga escala torna esta fonte a grande alternativa para diversificar a matriz energética do planeta e reduzir a dependência ao petróleo.

Já a maior desvantagem é a não regularidade da geração, pois a geração depende do vento que não são sempre constantes, e nem sempre há vento quando a eletricidade é necessária. Deste modo, como a disponibilidade de energia diária varia de um dia para outro, a geração eólica pode ser menos confiável que as fontes convencionais. Devendo ser alternativa complementar e não substituta na matriz energética. Além disso, os parques eólicos produzem poluição sonora e visual. Também podem interferir na rota migratória de pássaros, e os aero geradores podem interferir na paisagem do local. Além disso, todo o equipamento é caro, o que pode inviabilizar a criação de parques eólicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (172.5 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com