Fabricação mecanica
Por: fenixd • 27/9/2015 • Trabalho acadêmico • 515 Palavras (3 Páginas) • 337 Visualizações
1-) Liste os processos de fabricação de metais e ligas com e sem remoção de cavaco.
R: Com remoção de cavaco:
Usinagem convencional: Torneamento, Fresamento, Furação, Retificação, Mandrilamento, Brunimento, Serramento, Roscamento, Aplainamento e Alargamento.
Usinagem não convencional: Jato D’Agua, Jato Abrasivo, Fluxo Abrasivo, Ultrassom, Eletroquímica, Eletroerosão, Laser, Plasma, Feixe de Elétrons e Química.
Sem remoção de cavaco: Fundição, Soldagem, Metalurgia do Pó, Conformação ( Laminação, Extrusão, Trefilhamento, Forjamento e Estampagem).
2-) Se durante um processo de usinagem por torneamento, o cavaco gerado é do tipo hélice, qual é o comportamento mecânico deste material?
Geralmente cavaco obtido em forma de hélice é um tipo continuo desfavorável por ocupar muito espaço no armazenamento ou na maquina, ocorre porque o material não se separa em zona de cisalhamento, ou seja, possui poucas zonas de ruptura materiais mais resistentes ( facilita sua formação: velocidade alta de usinagem e altos ângulos efetivos).
Obs: Se o tipo de cavaco obtido em hélice for curto se torna em um cavaco favorável, resultado de um material menos resistente e mais moldável.
R: O material é geralmente mais dúcteis materiais mais duros formam cavacos mais quebradiços.
3-) Para um determinado processo de usinagem por torneamento, variáveis importantes devem ser analisadas durante a elaboração do procedimento de usinagem de um determinado componente, portanto, explique a inteiração Velocidade de Corte (Vc), profundidade de corte (Ap) e fluido de corte para tal processo.
R: São os componentes que juntos são responsáveis da superfície de revolução, determinando a sua forma e seu acabamento, o tipo de cavaco a ser produzido, determina o tipo de fluido de corte ideal para refrigerar a ferramenta, os tipos de ferramentas utilizadas devido a altas temperaturas, e a determinação da resistência do material e da ferramenta.
4-) Identifique as superfícies, arestas, chanfros e pontas de corte da ferramenta de usinagem.
[pic 1]
1= Cabo; 2= Superfície de saída; 3= Aresta secundária de corte; 4= Chanfro da superfície secundaria de cote; 5= Ponta com curvatura; 6= Superfície secundaria de corte; 7= Chanfro da superfície principal de corte; 8= Superfície principal de folga; 9= Aresta principal de corte; 10= Chanfro da superfície principal de saída.
5-) Quanto ao movimento de avanço pode-se afirmar que:
d) Movimento entre a peça e a ferramenta que juntamente com movimento de corte origina a retirada contínua de cavaco.
6-) O que é a aresta principal de corte?
É a aresta em que (vê) fica mais próxima ao sobremetal a ser retirado, resulta da intersecção entre a superfície de saída e principal de folga é a ferramenta onde apresenta a maior ou menor capacidade de penetração, de acordo com o ângulo de saída e de folga.
7-) Quanto ao torneamento retilíneo:
a) É o processo de torneamento no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetória retilínea e pode ser cilíndrica, cônica, radial e perfilado.
8-) Quanto ao rebaixamento é correto afirmar:
...