Fatores humanos no sgso
Por: mlkbom • 24/5/2015 • Ensaio • 266 Palavras (2 Páginas) • 662 Visualizações
2 MODELOS TEÓRICOS PARA ANÁLISE DO FATOR HUMANO
Dentre os modelos teóricos adotados pela ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil) sobre o estudo da relação dos fatores humanos com a segurança operacional destacam-se o SHELL, James Reason e FAST:
2.1 FAST
O FAST (Fatigue Avoidance Scheduling Tool), inicialmente utilizado pela força aérea norte-americana e mais tarde divulgado para a comunidade da aviação civil, é um software que tem por objetivo analisar e alertar o nível de fadiga e a mudança de desempenho do tripulante de acordo com a hora do dia, seu período de descanso e as horas trabalhadas. Esta ferramenta se torna essencial no planejamento de escala, para que a mesma possa ser adequada de forma correta à rotina do tripulante e o evitar excesso de fadiga.
2.2 SHELL
O modelo SHELL Software, Hardware, Environment, Liveware and Liveware, Programação, Equipamento, Ambiente, Homem e Homem (outras pessoas) consiste em um modelo de gerenciamento que utiliza blocos que representam o comportamento humano, onde o ser humano é o elemento central e se relaciona com o meio, a máquina, sistemas e pessoas.
2.3 James Reason
O erro humano abordado por James, é baseado na teoria do “queijo suíço”. Sabe-se que os seres humanos são falhos e erros são esperados. Estes são vistos como consequências e não causas e estão sempre associados a uma condição latente já existente, revelada pelos elementos causadores do acidente, passando pela cultura organizacional (decisões gerenciais), local de trabalho (condições de trabalho), pessoas (erros e violações) e as defesas (tecnologia, treinamento e regulamentação). O acidente ocorre após um conjunto de falhas sucessivas que furam as defesas e não por um único erro.
...