Fluxograma das etapas para a seleção de robôs para um projeto de automação
Por: fabricioponciano • 9/11/2018 • Trabalho acadêmico • 551 Palavras (3 Páginas) • 215 Visualizações
Fluxograma das etapas para a seleção de robôs para um projeto de automação
[pic 1]
Etapa 1: Identificação das soluções alternativas
Escolher entre as três estratégias básicas de fabricação: manual, sistema flexível robotizados e automação rígida a mais adequada sempre levando em consideração a comparação entre relação do custo unitário e o volume de produção para cada uma das estratégias. Uma automação flexível e robôs é melhor volumes médios de produção, em altas produções é a automação rígida.
Etapa 2: Estudo e viabilidade
A viabilidade e verificar as perguntas e resposta se é compatível com as necessidades necessárias como assegurar confiabilidade a todo o sistema,segurança,nível de qualidade, se é possível reduzir estoque e manipulação de materiais para ser manipulado ou montado por robôs, é possível executar as tarefas em planejamento e satisfazendo um determinado lead time. Se caso não atenda a esses critérios e necessário selecionar outro robô ou buscar alternativas que não se utilize de robôs.
Etapa 3 : Escolha da tarefa a ser robotizada
Com as tecnologias atuais, não é simples identificar uma tarefa a ser executada por um conjunto de robô ou por um único robô para isso e necessário o agrupamento de tarefas para facilitar a escolha de uma tarefa viável, como produtos com projetos simples que possam se fabricados em um tempo curto, produtos que possam ser parecidos em dimensão, pesos e numero de componentes e que sejam similares dos mesmo dispositivo de alimentação.
Etapa 4 : Ponderação de critérios não econômicos
Essa etapa se avaliar as relevâncias de aspectos não econômico que podem afetar um projeto de robotização, por exemplo, a politica da empresa e sua filosofia, a imagem da empresa, efeito sobre a motivação dos funcionários os benefícios resultantes das características de robôs e se poderão ser utilizados em outras tarefas futuras.
Etapa 5 : Coleta de dados e Analise operacional
Assim consegue todos os dados necessário relacionados a volume de produção como capacidade de produção desejada e produtividade , jornada de trabalho e taxa de ocupação do robô.
Etapa 6 : Decisões sobre futuras aplicações
Considerando seu elevado custo de aquisição e manutenção e baixa capacidade de economia de mão de obra do robô deve ser evitada, é preciso também observar cuidadosamente a avaliar a relação custo beneficio da robotização, para uma nova aplicação é preciso novos acessórios como ferramentas.
Etapa 7 : Avaliação de período, depreciação e exigências fiscais
Chegando nesse seis passos anteriores fica bem claro que a robotização e técnica viável sendo a melhor alternativa, podendo realizar uma analise acessível especificando , como relação dos impostos envolvidos, calculo de depreciação e determinação da vida útil de um projeto e tempo.
Etapa 8 : Analise de custo do projeto
Analisando o custo do projeto envolve alguns aspectos, como a comparação da produção manual com o robotizado exemplo: o custo por hora de um robô tem se mantido relativamente constante e tende a continuar dessa forma podendo abaixar de acordo com o aumento da produção atentando-se a diminuição de mão de obra que este efeito resulta na redução de gastos com beneficio voltados para os empregados, partida do sistema e despesas de operação ainda que exista uma tendência crescente para que o custo de eliminação, ou seja, sucateamento dos equipamentos dentro do contexto de auto sustentabilidade seja estudado .
...