GEOM – GEOPROCESSAMENTO, OBRAS E MANUTENÇÃO
Por: claudiofeltrin • 28/6/2016 • Projeto de pesquisa • 4.385 Palavras (18 Páginas) • 643 Visualizações
GEOM – GEOPROCESSAMENTO, OBRAS E MANUTENÇÃO[pic 1]
MANUAL DO USUÁRIO – GD-MODULAÇÃO
abril/2005
ÍNDICE
MODULAÇÃO DE PROJETO SISTEMA LOCAÇÃO INTERATIVA DE ESTRUTURAS – LIE
1- INCLUSÃO DO PROJETO
1.1- Tela da característica do projeto
2- INCLUSÃO DA COMPOSIÇÃO DO PROJETO
2.1- Criação do Poste e Trecho
2.2- Modulação da Composição do Projeto
2.3- Navegação entre estruturas
2.4- Procedimento para reaplicação
2.5 - Procedimento para Cópia de Composição de Estrutura ou trecho
2.6- Modulação das Tarefas Gerais
2.7- Propriedade Filtrar
2.8 - Consultar Composição de uma Estrutura
2.9 - Localizar Materiais/Tarefas/Módulo
2.10 - Resumos
2.11 - Alteração do Projeto
2.12 - Cópia de projeto
3 - COMPONENTES
3.1 - Consulta de Materiais
3.2 - Tarefas
3.3 - Módulos
4 - RELATÓRIOS
4.1 - Relatório de materiais e módulos
4.2 - Nome da Empresa
5 - IMPORTAÇÃO DE DADOS DAS TABELAS BÁSICAS DO SISTEMA
6 - TRANSFERÊNCIA DOS DADOS
6.1 - Geração do arquivo de exportação
6.2 – Importação de dados pelo GD-Obras
6.3 – Recuperação de arquivo (back up)
MODULAÇÃO DE PROJETO NO SISTEMA LOCAÇÃO INTERATIVA DE ESTRUTURAS – LIE
No início de 2004 a COPEL Distribuição implantou o seu novo sistema de gerência de obras GD-Obras. Foi desenvolvido visando a integração com os sistemas que operam no ambiente de geoprocessamento, GD-Projeto e GD-Redes, onde os elementos ( postes, estruturas, equipamentos, condutores, etc. ) são georeferenciados.
Portanto, o objetivo desta integração é o GD-Obras alimentar automaticamente o cadastro da rede ( GD-Redes ) com os materiais aplicados, por estrutura, quando da conclusão das obras de distribuição. Para tal, no sistema GD-Obras a composição do projeto e as medições de serviço passaram a ser informadas poste a poste e trecho de condutor a trecho de condutor.
Para que o Sistema de Locação Interativa de Estruturas - LIE possa se integrar a este processo, foi desenvolvido o aplicativo GD-Modulação que possibilita transferir as modulações executadas poste a poste no LIE para o sistema GD-Obras, cujos procedimentos serão detalhados a seguir.
1- Inclusão do Projeto
Após a instalação do sistema LIE, para acessar GD-Modulação clicar no botão em destaque na figura 1. É importante ressaltar que antes de iniciar a modulação do projeto, logo após a instalação do aplicativo, é necessário importar as tabelas básicas do sistema (módulos, materiais e tarefas). Para tal, consultar procedimentos no tópico 5º deste manual.
A inclusão de um projeto para iniciar uma nova modulação é realizada através da opção “Projeto” na barra de ferramentas. Para tal, clicar neste ícone e selecionar a opção “incluir”, em detalhe na figura 1 que será apresentada a tela da característica conforme figura 2.
[pic 2]
Figura 1 –Inclusão do projeto
1.1- Tela da característica do projeto
Os campos da tela da característica do projeto são os dados básicos de identificação do cliente e da obra, que servirão para localização da obra/cliente quando da realização de busca do projeto para alteração ou pesquisas futuras. Estão disponíveis nesta tela os campos referente a extensão da rede projetada.
Figura 2 – Tela da característica[pic 3]
Após o preenchimento da tela da característica o usuário deverá salvar o projeto para confirmar a inclusão do mesmo. Ao salvar o sistema apresenta as janelas da figura 3, sendo que o usuário deverá digitar o número do projeto e confirmar. A partir deste momento o projeto passa a ter a numeração indicada e não pode ser alterada. Após a atribuição do número do projeto é que o usuário poderá iniciar a modulação cujos procedimentos serão detalhados a seguir.
[pic 4]
Figura 3 – Salvar novo projeto
2- Inclusão da Composição do Projeto
A figura 4 apresenta o ambiente onde o usuário irá executar a modulação do projeto. Para tanto, esta tela dispõe de vários recursos, tais como: cópia de composição de estruturas, consulta composição de módulos, resumos, etc. Os números em destaque na figura abaixo indicam os compartimentos utilizados para modulação do projeto, cujas funcionalidades serão detalhadas a seguir.
[pic 5]
Figura 4 – Tela composição do projeto
2.1- Criação do Poste e Trecho
O primeiro passo para iniciar a modulação do projeto será criar no GD-Modulação os postes “PS” que serão orçados. Para tanto, o usuário terá duas alternativas. A primeira alternativa permite criar um poste por vez, para tal, basta clicar no sinal “+” (ver destaque na figura 4), que será inserida uma janela para o usuário digitar o número do poste a ser criado e clicar no botão confirma. A segunda alternativa é a possibilidade de criar mais de um “PS”, para tal clicar no botão “++” que o sistema abrirá uma janela para o usuário indicar o número do poste inicial a ser criado e a quantidade de postes desejados. Ao clicar em confirma todos “PSs” serão criados de uma só vez. Seria desejável que o projetista utilizasse a mesma numeração adotada no projeto.[pic 6]
...