GERDAU - Logistica
Por: Nélio Medina • 4/6/2017 • Trabalho acadêmico • 1.803 Palavras (8 Páginas) • 498 Visualizações
[pic 1]
Por dentro das melhores obras
Perfis laminados
Halysson Ramos de Andrade
Joao Hygor de Carli
Nelio Medina
Rafael Degering Almeida
Rio de Janeiro, 25 de maio de 2017.
[pic 2]
Universidade Veiga de Almeida
- QUEM SOMOS?
Somos uma empresa responsável pela produção de perfis metálicos predominantemente desenvolvidos para suprir às necessidades de obras em todo o Brasil e exterior. Nossa indústria se localiza em Minas Gerais, mais precisamente na Rodovia MG-443, 827, Congonhas - MG, 36415-000, onde conseguimos ficar bem próximos das rotas de escoamento da matéria prima necessária para nossa produção. Utilizando grande quantidade de sucata descartada de outros setores industriais, somos hoje a maior recicladora da América Latina, fazendo jus a nossa missão de gerar valor para nossos clientes, acionistas, equipes e a sociedade, atuando na indústria do aço de forma sustentável. Temos como visão sermos os melhores em nosso ramo, sempre tentando expandir, crescer, conquistar outros setores, mas sem perder a qualidade e compromisso com o cliente. Em resumo, nossos valores são:
- Visar o melhor atendimento ao CLIENTE.
- SEGURANÇA de todos acima de tudo.
- PESSOAS respeitadas, dedicadas e realizadas.
- EXCELÊNCIA com SIMPLICIDADE.
- Foco em QUALIDADE E RESULTADOS.
- INTEGRIDADE com todos os públicos.
- SUSTENTABILIDADE econômica, social e ambiental.
O foco do trabalho será otimizar os processos observados dentro de um escritório. Analisaremos os métodos usados apontando as falhas ou problemas existentes, desde a analise e captação de projetos, analise de documentos, entre outros processos burocráticos. Assim podendo apresentar um método que melhore o processo num todo evitando contratempos ou desconfortos.
- Processo de produção
A empresa possui um processo de produção descentralizado, por meio de semi-integradas (mini-mills) e unidades integradas, geralmente usam-se o modelo semi-integrado, as mini-mills, para a produção de aço no Brasil.
Processo semi-integrado ou mini-mills
Os mini-mills são equipados na maioria das vezes por fornos elétricos a arco que podem fundir sucata metálica e produzir aço conforme as especificações exigidas. O mini-mills são unidades menores que as unidades integradas, a Companhia acredita que elas fornecem certas vantagens sobre as usinas integradas, incluindo:
• Custos de capital mais baixo
• Riscos nos processos operacionais mais baixos devido a não concentração de capital e capacidade em uma única unidade de produção.
• Proximidade das unidades de produção a fontes de matéria-prima
• Estrutura gerencial mais efetiva devido à simplicidade do processo de produção
O processo é, após carregar o forno com uma mistura pré-ajustada de matéria prima, sucata metálica; ferro gusa; ferro esponja, aplica-se energia elétrica de acordo com um perfil de fundição controlado por computador. Em geral, o processo de produção de mini-mills consiste na obtenção de matérias primas, fundição, lingotamento, laminação e trefilaria. A diferença básica entre esse processo e o processo de usinagem integrado é encontrada na primeira etapa do processamento, no caso no processo de fabricação do aço.
Sucata metálica – é a denominação dada a todo o tipo de peca metálica que foi inutilizada devido a uso ou oxidação mas que pode ser refundida para utilização nas industrias.
• Ferro esponja – é um produto produzido com base no minério de ferro. O minério de ferro geralmente possui a forma e pelotas ou grumos, e é submetido a um processo de redução que é criado pelo uso de um as de redução emitida por carvão ou gás natural.
• Ferro gusa – é uma liga de ferro e carbono, obtida em alto-fornos pela reação de minério de ferro com carvão e calcário.
• Trefilação – é o processo industrial que acarreta na redução da seção transversal e aumento no comprimento do material.
• Lingotamento – é usado na fabricação de metais, transformando material liquido em solido.
• Laminação – processo que consiste em modificar a seção transversa de um metal na forma de barra, lingote, placa, fio, tira, etc.[pic 3]
Lingotamento Laminacão
[pic 4][pic 5]
Processo Integrado
O processo de fabricação de aço em unidades integradas consiste em quatro processos básicos: preparação de matéria-prima, produção do ferro-gusa, produção de aço e produção de aço bruto. Para a produção do ferro-gusa são utilizados ferro, sínter, coque e outras matérias primas para a produção do mesmo.
Este ferro-gusa produzido é transportado via trem para uma unidade de dessulfurizacão para reduzir o conteúdo de súlfur no aço. Após este processo, o ferro-gusa é transformado em aço através de conversores de oxigênio do tipo LD. O processo de fabricação do aço LD utiliza ferro-gusa liquido para produzir aço soprando oxigênio sobre a carga metálica dentro dos conversores. Esse processo de não exige nenhuma fonte eterna de energia, uma vez que tenha o suficiente por meio das reações químicas que ocorrem entre o oxigênio e as impurezas do ferro-gusa liquido.
• Sinter – material obtido pela aglomeração sob alta temperatura de pequenas partículas de minério de ferro, misturada a fudentes (calcário e dolomita) e ao coque.
• Coque – é um tipo de combustível derivado da hulha (carvão betuminoso), obtém-se do aquecimento da hulha, sem combustão, num recipiente fechado.
• Dessulfurização – é o processo de remoção de substancias sulfúricas como o enxofre para evitar a contaminação de outros ambientes.
• Conversor de oxigênio do tipo LD – com uma lança refrigerada com água, injeta-se oxigênio puro a uma pressão de 4 a 12 bar no conversor.
...