GERENCIAMENTO DE ARQUIVOS
Pesquisas Acadêmicas: GERENCIAMENTO DE ARQUIVOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ctrbingo • 5/11/2014 • 2.706 Palavras (11 Páginas) • 392 Visualizações
FACULDADE DE TECNOLOGIA DA BAIXADA SANTISTA - FATECBS
FLAVIO DA SILVA M. FERREIRA
LUCAS MAIA
VALTER PEREIRA JÚNIOR
SISTEMAS OPERACIONAIS
GERÊNCIA DE ARQUIVOS
SANTOS
2014
FLAVIO DA SILVA M. FERREIRA
LUCAS MAIA
VALTER PEREIRA JÚNIOR
SISTEMAS OPERACIONAIS
GERÊNCIA DE ARQUIVOS
Trabalho complementar para a
Disciplina de Sistemas Operacionais.
Conteúdo de estudo para prova.
SANTOS
2014
Sumário
Conceito de Arquivo 4
Tipos de informações armazenadas 4
Atributos de Arquivo 4
Operações sobre Arquivos 5
Referência a um Arquivo 5
FAT , NTFS 5
FAT32 5
NTFS 6
Estrutura de Arquivos 6
Métodos de acesso 6
Operações com Arquivos 7
Estrutura de Diretórios 8
Tipos de Estruturas de Diretório 8
Operações com Diretórios 9
Partições no disco 9
Tipos de alocação de Arquivos 9
Arquivos compartilhados 12
Sistema de Arquivo LFS 12
Sistema de Arquivo Virtual 12
Gerenciamento de espaço de disco 12
Conceito de Arquivo
Um arquivo de computador é um recurso para armazenamento de informação, que está disponível a um programa de computador e é normalmente baseado em algum tipo de armazenamento durável. Um arquivo é durável no sentido que permanece disponível aos programas para utilização após o programa em execução ter sido finalizado. Arquivos de computador podem ser considerados como o equivalente moderno dos documentos em papel que tradicionalmente são armazenados em arquivos de escritórios e bibliotecas, sendo esta a origem do termo.
As unidades de armazenamento, por exemplo os discos rígidos, possuem detalhes complexos de implementação, o arquivo esconde estes detalhes para que o usuário possa manipular de maneira mais simples as informações. Um arquivo pode ser considerado como um objeto, possuindo um nome que o identifica, atributos e valores.
Os arquivos podem conter dados estruturados ou não. Os arquivos não estruturados possuem uma sequência de bytes, já os estruturados podem vir organizados em registros ou em árvore (estrutura de dados). A implementação do sistema de arquivos, incluindo o formato de arquivo, é de responsabilidade do sistema operacional, ou seja, cada arquivo depende da decisão do projetista do sistema operacional.
Alguns sistemas operacionais como o UNIX não ligam para extensão do arquivo ou sua estrutura interna , simplesmente tratando cada arquivo como uma sequência de bytes não estruturados, deixando a responsabilidade de interpretar seu significado ao programa que o abriu.
Tipos de informações armazenadas
Um arquivo pode armazenar qualquer tipo de informação como programas, textos, sons, imagens, vídeos, planilhas, páginas Web...
Atributos de Arquivo
Um arquivo possui certos atributos que variam de um sistema operacional para o outro, mas que normalmente são os seguintes:
• Nome: o nome simbólico do arquivo é a única informação conservada em forma legível pelas pessoas.
• Identificador: este rótulo único, usualmente um numero, identifica o arquivo dentro do sistema de arquivo; é o nome não legível pelas pessoas.
• Tipos: esta informação é necessária para aqueles sistemas que suportam diferentes tipos.
• Posição: esta informação é um ponteiro para um dispositivo e para a posição do arquivo naquele dispositivo.
• Tamanho: o tamanho corrente o arquivo e possivelmente o tamanho máximo permitido estão incluídos neste atributo.
• Proteção: a informação de controlo de acesso determina quem pode ler o arquivo, gravá-lo, executá-lo e assim por diante.
• Hora, data e identificação do usuário: estas informações podem ser conservadas em relação a data da criação, ultima modificação e ultima utilização do arquivo. Estes dados podem ser úteis para proteção, segurança e monitoramento de uso do arquivo.
Operações sobre Arquivos
Gravação de dados, criar novos dados, renomear, copiar, duplicação, compactação.
Referência a um Arquivo
Quando você salva uma peça com referências externas em outro documento, o caminho e o ID interno do documento referido são salvos com a peça. O software precisa dessas informações para localizar e verificar o documento original na próxima vez em que a peça derivada for aberta.
Você pode especificar se os documentos referidos devem ser ou não abertos quando a peça que contém as referências externas for aberta.
FAT , NTFS
FAT32
O Sistema de arquivos FAT32 é basicamente uma evolução do FAT convencional (também conhecido como FAT16). A sua primeira versão foi desenvolvida no ano
...