GERENCIAMENTO DE RISCOS DE ACIDENTES EM UMA EMPRESA DE CONSTRUÇAO CIVIL
Por: Arthur Becker • 4/5/2021 • Trabalho acadêmico • 863 Palavras (4 Páginas) • 230 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Resenha Crítica de Caso
Arthur Becker
Trabalho da disciplina Gerenciamento de riscos
Tutor: Prof. Marcio Jorge Gomes Vicente
Florianópolis
2020
GERENCIAMENTO DE RISCOS DE ACIDENTES EM UMA EMPRESA DE CONSTRUÇAO CIVIL
Referência:
SILVA, Emerson C.; OLIVEIRA, Ualison R. de. Gerenciamento de Riscos de Acidentes em uma Empresa de Construção Civil. Congresso Nacional de Excelência em gestão, março/2015.Disponível em:
http://pos.estacio.webaula.com.br/Trabalhos/Suplementos/1741/91874/45701.pdf . Acesso em: 30/10/2020
A busca pela melhora nas condições de trabalho, tornando-os mais seguros, é um dos temas mais abordados hoje. Para que isso ocorra, é necessário que se faça uma análise de o porque acontecem tantos acidentes e como podem ser evitados. Neste texto será feito uma análise sobre as ferramentas que podem ser utilizadas para realizar a análise de risco, usando como exemplo o setor da construção civil que em 2012 ocorreram 426.284 acidentes.
Os acidentes de trabalho, podem ter diversas causas, desde negligência até problemas técnicos nos equipamentos. Para determinar quais as principais, podem ser usadas algumas ferramentas de analise que serão abordadas.
Failure Mode and Effects Analysis (FMEA), é uma das ferramentas abordadas, que permite prever possíveis falhas potenciais em um problema. Tem como base a opinião de especialistas assim como os históricos das causas. Com essa ferramenta temos o objetivo de minimizar os riscos envolvidos nas tarefas.
Mapeamento de processo é imprescindível para que se possa entender e expor de forma clara para os envolvidos como aquela tarefa funciona e como deve funcionar. Os processos podem ser mapeados de diversas formas, porém é muito comum o mapeamento através de fluxograma, que tras uma abordagem mais visual permitindo que todos estejam a par do que deve ser feito. Com o processo bem mapeado, é muito mais fácil de encontrar defeitos e treinar equipes para que as tarefas aconteçam de forma segura.
Outro método utilizado foi o de Pareto, qual se identifica por um recurso gráfico que estabelece uma ordenação, demonstrando visualmente, qual é a causa que mais está impactando nos números de acidentes analisados no caso. Muito utilizado para tomada de decisão, mostrando onde poderei exercer menos esforço e ter um resultado maior. Atacando a causa mais crítica.
No escopo apresentado, forma investigados 127 casos de acidentes, lembrando que os de trajeto foram excluídos da pesquisa. E para uma melhor análise, seguindo as ferramentas apresentadas anteriormente, foi feita uma organização de maior ocorrência para menor ocorrência, já categorizando e identificando qual tem maior incidência.
Para facilitar a análise, e para que todos pudessem ter a mesma visão, foi realizado todo o mapeamento de processo, e criados fluxogramas, de cada atividade que era desempenhada dentro da empresa em questão. Após isso, a empresa passou pelo grupo de investigação multidisciplinar os acidentes ocorridos, afim de identificar as causas prováveis do acidente, para categorizar de forma mais eficiente.
...